quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nº 1463-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis “47” - 8 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1463 - 2ª Página
8 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

JOS_1_1_thumb_thumb_thumb_thumb_thum[1]
AUDIÊNCIA IMPERIAL

 

47 – AUDIÊNCIA IMPERIAL José foi dar a nova ao Faraó, dizendo: «Meu pai e meus irmãos vieram do país de Canaã com o seu gado miúdo e graúdo e com tudo o que possuem e encontram-se na província de Gessen». Depois, tomou alguns dos seus irmãos, cinco homens, e apresentou-os ao Faraó. E o Faraó disse-lhes: «Em que vos ocupais?» Responderam ao Faraó: «Os teus servos são uma família de pastores, de pais a filhos». Disseram ainda ao Faraó: «Emigramos para este país porque os pastos faltam aos rebanhos dos teus servos e a miséria é muita no país de Canaã. Permite, então, aos teus servos que habitem na província de Gessen». O Faraó disse a José: «Teus pais e teus irmãos vieram para junto de mim. O país do Egipto está à tua disposição; estabelece teu pai e teus irmãos na sua melhor província. Que habitem na terra de Gessen e se vires que há entre eles pessoas de valor, nomeia-os inspetores do meu domínio».
José introduziu Jacob, seu pai, e apresentou-o ao Faraó. Este disse a Jacob: «Qual é o número dos anos da tua vidaJacob respondeu-lhe: «O número dos anos da minha peregrinação é de cento e trinta anos. Breve e infeliz foi o tempo dos anos da minha vida e não se compara aos anos de vida dos meus pais, aos dias das suas peregrinações». Jacob saudou o Faraó e retirou-se da presença dele.

José instalou o seu pai e seus irmãos e concedeu-lhes direitos de propriedade no Egipto, no melhor território, o de Ramessés, como o Faraó lhe tinha ordenado. E José sustentou seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, dando-lhes víveres de acordo com as necessidades de cada família.

Política agrária de José – Faltava o pão em toda a região, a miséria era muita e o Egipto e o país de Canaã estavam reduzidos à miséria. José recolheu todo o dinheiro que havia no país do Egipto e no de Canaã, em  troca do trigo que eles compravam, e fez entrar esse dinheiro na casa do Faraó. Quando o dinheiro estava esgotado no país do Egipto e no de Canaã, todos os egípcios se dirigiram a José, dizendo: «Dá-nos pão. Havemos de morrer na tua presença, porque se esgotou o dinheiroJosé respondeu: «Entregai os vossos animais e dar-vos-ei pão em troca deles, visto faltar o dinheiro». Trouxeram o seu gado a José e este deu-lhes pão em troca dos cavalos, do gado miúdo, do gado graúdo e dos jumentos; e forneceu-lhes alimentação em troca do seu gado, durante aquele ano.

Passado aquele ano vieram ter com José, no ano seguinte, e disseram-lhe: «Não podemos ocultar ao meu senhor, que, tendo o dinheiro e o gado passado por completo para o meu senhor, só podemos agora oferecer-lhe os nossos corpos e as nossas terras. Porque havemos de perecer diante dos teus olhos, nós e as nossas terras? Torna-te nosso proprietário e das nossas terras, em troca de víveres: nós e as nossas terras seremos pertença do Faraó; dá-nos sementes e víveres e viveremos, em vez de perecermos e a terra não será desolada». José adquiriu , assim, todo o solo o Egipto para o Faraó, pois todos os egípcios venderam os seus campos, constrangidos como estavam, pela fome. Assim, toda a região ficou a pertencer ao Faraó. Quanto ao povo, José reduziu-o à servidão em toda a extensão do território egípcio. Contudo, não adquiriu o domínio dos sacerdotes. Porque os sacerdotes recebiam do Faraó uma porção fixa e consumiam a porção que o Faraó lhes concedia, de forma que não venderam os seus domínios. E José disse ao povo: «Comprei-vos, hoje, e as vossas terras opara o Faraó. Aqui estão as sementes para vós semeardes a terra; depois, na altura da produção, dareis um quinto ao Faraó; as outras quatro partes servir-vos-ão para semear os campos e para vos sustentardes, assim como à vossa gente e às vossas famílias». Eles responderam: «Tu conservaste-nos a vida! Possamos encontrar favor aos olhos do meu senhor e permaneceremos servos do Faraó». José impôs ao solo do Egipto esta contribuição de um quinto para o Faraó, a qual subsiste ainda. Só os domínios dos sacerdotes é que foram excetuados, porque não dependiam do Faraó.

Últimas vontades de JacobIsrael estabeleceu-se, então, no país do Egipto, na província de Gessen; adquiriram propriedades e multiplicaram-se prodigiosamente. Jacob viveu dezassete anos no país do Egipto; o tempo da sua vida, foi então de cento e quarenta e sete anos. Quando os dias de Israel se aproximaram do seu fim, ele mandou chamar seu filho José e disse-lhe: «Se tens alguma afeição p0or mim, põe, peço-te, a tua mão debaixo da minha anca para testemunhar que procederás para comigo com bondade e fidelidade, não me sepultando no Egipto. Quando descansar com meus pais, transportar-me-ás para fora do Egipto e enterrar-me-ás no túmulo deles». José respondeu: «Farei o que tu dizes». Jacob continuou: «Jura-mo». Ele jurou-o e Israel inclinou-se em adoração sobre o travesseiro da cama.

Jos-e-os-sonhos-do-Fara_thumb_thumb_[2]

José decifrando os sonhos do Faraó

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

8 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...