sábado, 24 de novembro de 2012

Nº 1479-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo “12” - 24 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1479 - 2ª Página
24 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb

Moisés

A MISSÃO DE MOISÉS

12 – INSTITUIÇÃO DA PÁSCOAO Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egipto: «Este mês será para vós o primeiro mês, será o primeiro mês do ano. Dizei a toda a assembleia de Israel: «No décimo dia deste mês, tome cada um de vós um cordeiro por família, um cordeiro por cada casa. Se a família for pouco numerosa para comer cum cordeiro. Comê-lo-ão em comum com o seu vizinho mais próximo, segundo o número de pessoas, tendo em conta o que cada um pode comer. Será um cordeiro sem defeito, macho e com um  ano de idade; podereis escolher um cordeiro ou um  cabrito. Guardá-lo-eis até ao décimo quarto dia deste mês; então toda a assembleia de Israel o imolará ao entardecer. Recolherão o seu sangue e espalhá-lo-ão pelas duas ombreiras e pela verga da porta das casas onde for comido. Nessa mesma noite, comer-se-á a carne assada ao fogo com pães sem fermento e ervas amargas. Não comereis dela nada que esteja cru ou cozido em água, mas somente assada ao fogo; comê-lo-eis com a cabeça, as patas e as entranhas. Não deixareis nada para o dia seguinte, e se ficar algum resto, queimá-lo-eis. Quando o comerdes, tereis os rins cingidos, as sandálias nos pés e o bordão na mão. Comê-lo-eis apressadamente, pois é a Páscoa do Senhor. Passarei nesta noite através do Egipto, e ferirei de morte todos os primogénitos nascidos no Egipto, desde os homens até aos animais, e exercerei a Minha justiça contra todos os deuses do Egipto. Eu, o Senhor. O sangue servirá de sinal nas casas em que residis. Vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando Eu ferir a terra do Egipto. Conservareis a recordação desse dia, comemorando-o com uma solenidade em honra do Senhor: celebrá-lo-eis como uma instituição perpétua, de geração em geração. Durante sete dias, comereis pães sem fermento; a partir do primeiro dia não haverá fermento nas vossas casas. Quem comer pão fermentado, desde o primeiro dia até ao sétimo, será excluído de Israel. No primeiro dia, assim como no sétimo, reunir-vos-eis numa santa assembleia. No decurso desses dias, não realizareis trabalho algum, salvo a preparação do alimento para todos. Guardareis a festa dos ázimos, porque, nesse dia, fiz sair os vossos exércitos do Egipto. Guardareis esse dia de geração em geração, como uma instituição perpétua. No primeiro mês, desde a tarde do décimo quarto dia do mês até à tarde do vigésimo primeiro dia, comereis pão sem fermento. Durante sete dias, não haverá fermento nas vossas casas, pois quem comer pão fermentado será excluído da assembleia de Israel, seja adventício ou seja nativo. Não comereis pão fermentado, nas vossas casas, comereis pão sem fermento».

Moisés transmite ao povo a ordem do SenhorMoisés convocou todos os anciãos de Israel e disse-lhes: «Ide escolher uma cabeça de gado miúdo para as vossas famílias, e imolai a Páscoa. Em seguida, tomareis um ramo de hissope e embebe-lo-eis no sangue que estiver numa bacia e aspergireis com esse sangue a verga e as duas ombreiras da porta. Nenhum de vós transporá o limiar da sua casa até de manhã».

«Quando o Senhor passar para flagelar o Egipto, ao ver o sangue na verga e nas duas ombreiras, passará adiante da porta e não permitirá que o exterminador entre nas vossas c asas para ferir. Guardareis esta lei como uma lei imutável para vós e para os vossos filhos. Quando entrardes na terra que o Senhor vos dará como prometeu, conservareis este rito. E quando os vossos filhos vos perguntarem, que significa este rito, respondereis: «É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor que, ferindo os egípcios, poupou as cassa dos filhos de Israel no Egipto e poupou as nossas famílias». O povo inclinou-se e prostrou-se. Depois, os filhos de Israel retiraram-se para cumprir o que o Senhor tinha ordenado a Moisés e Abraão. E assim fizeram.

Extermínio dos primogénitos – A meio da noite, o Senhor matou todos os primogénitos do Egipto, desde o primogénito do Faraó, herdeiro do seu trono, até ao primogénito do preso na masmorra e todos os primogénitos dos animais. O Faraó ergueu-se durante a noite, assim como todos os seus servidores e todos os egípcios, e ouviu-se um imenso clamor no Egipto, pois não havia casa alguma sem um morto. Nessa mesma noite, o Faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse-lhes: «Ide-vos, parti do meio do meu povo, vós e os filhos de Israel. Ide servir o Senhor como dissestes. Levai também as vossas ovelhas e os vossos bois, como pedistes, e parti! Implorai também para mim a bênção». Os egípcios instavam, com o povo para que abandonassem, sem demora o país. E diziam: «Vamos morrer todos». O povo levou a sua massa ainda por levedar, e embrulhando nas capas as escudelas que a continham, colocaram-nas aos ombros.

Partida dos filhos de Israel – Os filhos de Israel, cumprido a ordem de Moisés, tinham pedido aos egípcios, objetos de oiro e vestuário. O Senhor fez com que o povo achasse graça aos olhos dos egípcios , que acederam ao pedido deles. Os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot, em número de cerca de seiscentos mil homens, sem contar as crianças. Além disso, partiu com eles uma numerosa multidão de gente de proveniências diversas e grandes rebanhos de ovelhas e de bois. Cozeram a massa que tinham levado do Egipto e fizeram pães ázimos pois a massa não estava fermentada, porque tinham sido obrigados a sair do Egipto sem qualquer delonga e sem ter tempo para levar outras provisões. A permanência dos filhos de Israel  no Egipto foi de quatrocentos e trinta anos. E ao fim desses quatrocentos e trinta anos, exactamente no mesmo dia, todos os exércitos do Senhor abandonaram o Egipto. Essa noite, durante a qual o Senhor velara para os fazer sair do Egipto, será de vigia para todos os filhos de Israel, de geração em geração, em honra do Senhor.

Leis e cerimónias da Páscoa – O Senhor disse a Moisés e Aarão: «Esta é a Lei referente à Páscoa. Estrangeiro algum poderá comê-la. Depois de circuncidado, todo o escravo, adquirido a dinheiro, comê-la-á: mas o estrangeiro e o mercenário, não poderão comê-la. O cordeiro será comido em cada casa, não levareis para fora de casa nenhum  bocado de carne e não quebrareis osso algum. Toda a assembleia de Israel celebrará a Páscoa. Se um estrangeiro que reside convosco quiser celebrar a Páscoa do Senhor, todo o individuo do sexo masculino de sua casa, deverá, antes ser circuncidado, e só então poderá celebrá-la e será tratado como um natural do país; mas incircunciso algum comerá a Páscoa. Haverá apenas uma lei tanto para o natural do país  como para o estrangeiro residente no meio de vós». Todos os filhos de Israel obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés e Aarão. Nesse mesmo dia, o Senhor tirou do Egipto os filhos de Israel ordenados em exército.

Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb

Mar Vermelho – mapa

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

24 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...