1466-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
11 de Novembro de 2012
XXXII Domingo do Tempo Comum–Ano B
Mc 12, 38-44
Continuando a ensinar, dizia também: «Tomai cuidado com os escribas, que gostam de exibir longas vestes, ser cumprimentados nas praças, de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes; eles devoram as casas das viúvas a pretexto de longas orações. estes receberão uma sentença mais severa».
Estando sentado em frente da arca do tesouro, observava como a multidão nela deitava as moedas. Muitos ricos deitavam bastante. Veio, porém, uma pobre viúva e deitou duas moedinhas, isto é, um quadrante. Chamando os discípulos, disse-lhes: «Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram no tesouro; porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua pobreza, deitou tudo, quanto possuía, todo o seu sustento».
1 – A crítica dos escribas que faz Jesus refere-se à soberba e ao orgulho daqueles homens. É lógico pensar que entre eles havia indivíduos orgulhosos e outros que seriam humildes. O que Jesus critica é a própria instituição de um coletivo de homens que eram os intérpretes oficiais da Lei, quer dizer, da vontade de Deus. A homens assim, revestidos de tal dignidade e autoridade, não havia mais remédio que submeter-se. Por isso eles tinham que aparecer revestidos de dignidade, ocupar os primeiros postos e receber as maiores reverências. Quando uma instituição religiosa se organiza desta maneira, os que pertencem ao grupo dos privilegiados do alto (sacerdotes, rabinos imãs…) inevitavelmente se consideram, não só com o direito, mas além disso com a obrigação de ser inflexíveis na manutenção dos dogmas, das normas e das dignidades que só a eles competem.
2 – O contraste da pobre viúva que dá até o que tem para viver, sem figurar nem aparecer, porque é uma pessoa em que não há nem cargo, nem poder, nem dignidade, nem saber, nem nada que não seja um coração bom, o que é o mesmo que dizer: uma pessoa em que não há títulos, nem dignidades, mas sim somente humanidade.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 11-11-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.