domingo, 4 de novembro de 2012

Nº 1459-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (43) - 4 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1459 - 2ª Página
4 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

JOS_1_1_thumb_thumb_thumb_thumb
SEGUNDA VIAGEM  AO AGIPTO
43 – SEGUNDA VIAGEM AO EGIPTOEntretanto a fome pesava sobre o país. Quando consumiram todo o trigo que tinham trazido do Egipto, o pai disse-lhes: «Voltai e comprai-nos alguns víveres». Judá respondeu-lhe: «Aquele homem  falou categoricamente e disse-nos: “Não torneis à minha presença sem que esteja convosco o vosso irmão”. Se consentes que o nosso irmão vá connosco, então iremos comprar-te víveres. Mas, se o não deixares ir, não podemos lá voltar, pois aquele homem disse-nos: «Não aparecereis diante de  mim se não vierdes acompanhados pelo vosso irmão». E Israel replicou: «Porque procedestes mal para comigo, informando esse homem de que tínheis ainda um irmão?» Responderam-lhe: «Aquele homem fez muitas perguntas, a nosso respeito e da nossa família, dizendo: «Vosso pai vive ainda? Tendes mais alguns irmãos?» E nós respondemos às suas perguntas. Podíamos prever que ele diria: – Fazei vir o vosso irmão»? E Judá disse a Israel seu pai: «Deixa ir ao menino comigo, a fim de que possamos partir; e assim viveremos, nós, tu e os nossos filhos, em vez de morrermos. Sou eu que respondo por ele; é a mim que o reclamarás; se eu não o trouxer e não o puser diante de ti, declarar-me-ei culpado para contigo, para todo o sempre. Se não tivéssemos demorado tanto, já estávamos de volta pela segunda vez». Israel seu pai, disse-lhe: «Visto que é assim, está bem! Fazei isto: metei nas vossas bagagens os melhores produtos do país e levai-os como homenagem a esse homem: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, aromas, ládano, pistácios e amêndoas. Levai também convosco o dinheiro em dobro, para restituir a soma que encontrastes na boca dos sacos, certamente por engano. Levai o vosso irmão e preparai-vos para voltar à presença desse homem. Que Deus, Todo-poderoso vos faça encontrar compaixão junto desse homem, a fim de que vos entregue o vosso irmão Benjamim. Quanto a mim se devo ser privado dos meus filhos, paciência, que eu seja privado deles». Os homens pegaram no presente, muniram-se com o dobro do dinheiro e levaram Benjamim. Puseram-se a caminho, chegaram ao Egipto e apresentaram-se diante de José.
Logo que José viu Benjamim entre eles, disse ao seu intendente: «Manda entrar esses homens em minha casa e acomoda-os; manda matar um animal e prepara-o porque esses homens comerão comigo ao meio dia». O intendente obedeceu às ordens e introduziu os viajantes na casa de José. Mas, quando os introduziram na casa de José, eles alarmaram-se e disseram: «É por causa do dinheiro reposto nos nossos sacos, da outra vez, que  nos trouxeram para aqui; para  nos agredirem caindo sobre nós, para nos escravizarem e apoderarem-se dos nossos jumentos». Aproximaram-se do homem que governava a casa de José e falaram-lhe à entrada de casa, dizendo: «Perdão, senhor! Já aqui estivemos uma vez para comprar víveres. Ora aconteceu que, ao chegarmos a uma estalagem , abrimos os nossos sacos e encontramos o dinheiro de cada um à entrada de cada saco – o nosso próprio dinheiro - . Temo-lo nas mãos e trouxemos connosco uma outra quantia para comprar viveres. Não sabemos quem tornou a pôr o nosso dinheiro nos nossos sacos». Disse-lhes ele: «Tranquilizai-vos, não vos atemorizeis. O vosso Deus, o Deus do vosso pai, é que vos fez encontrar um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro foi-me entregue». E trouxe-lhes Simeão. O intendente mandou-os entrar na casa de José; deram-lhe água para lavarem os pés e deram, forragem aos seus animais. Enquanto esperavam José, que devia chegar ao meio dia, prepararam o presente: porque tinham-lhes dito que comeriam ali.

Quando José entrou na casa, levaram-lhe o presente que haviam trazido e inclinaram-se até à terra diante dele. José informou-se da sua saúde e depois disse: «Como está o vosso velho pai, esse ancião do qual me falastes? Ainda é vivo?» Eles responderam: «O teu servidor, nosso pai, está de saúde e vive ainda». Então inclinaram-se, prostrando-se. Levantando os olhos, José viu Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e disse: «É este o vosso irmão mais novo, do qual me falastes?» E continuou: «Que Deus te seja favorável, meu filho!» E José apressou-se a sair, porque ficou enternecido à vista de seu irmão e tinha necessidade de chorar; entrou no gabinete e chorou. Depois lavou o rosto e voltou a sair. Então, procurando dominar-se, disse: «Servi a refeição».

Serviram-lhe a refeição, em três mesas separadas, numa, a José, na outra, aos irmãos e na terceira aos egípcios; porque não é permitido aos egípcios comer com os hebreus, pois isto é uma abominação no Egipto. sentaram-se à mesa diante dele, o primogénito segundo a sua idade e o mais novo segundo a sua; e os homens olharam  uns para os outros com assombro. José mandou dar-lhes porções da sua mesa, mas a porção de Benjamim foi cinco vezes maior do que a dos outros. Beberam e alegraram-se todos juntos.

 

Jos-e-os-sonhos-do-Fara_thumb_thumb__thumb

José decifrando os sonhos do Faraó

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

4 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...