quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nº 1475-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo “9” - 21 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1476 - 2ª Página
21 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

Moisés

A MISSÃO DE MOISÉS

9 – QUINTA PRAGA – A PESTE NOS ANIMAIS  – O Senhor disse a Moisés: «Vai ter com o Faraó e dize-lhe: «Assim fala o Senhor, Deus dos hebreus: Deixa partir o Meu povo a fim de que Me sirva. Se te recusares, se persistires em detê-lo, a mão do Senhor cairá sobre os teus rebanhos que se encontram no campo, sobre os cavalos, os jumentos, os camelos, os bois e as ovelhas. Será uma peste de consequências terríveis. Contudo o Senhor fará distinção entre o gado dos filhos de Israel e o gado dos egípcios, e não morrerá nada que pertença aos filhos de Israel». O Senhor fixou o tempo, dizendo: «Amanhã, o Senhor fará isto nesta terra». No dia seguinte, o Senhor cumpriu a palavra: todo o gado dos egípcios morreu, mas não morreu um único animal dos filhos de Israel. Tendo o Faraó mandado informar-se, verificou que nem um só animal dos rebanhos de Israel tinha morrido. Mas o coração do Faraó continuou endurecido e não deixou partir o povo.
Sexta praga – As úlceras – O Senhor disse a Moisés e a Aarão: «Enchei as vossas mãos de cinza do forno, e que Moisés a lance para o céu, de maneira que o Faraó veja. Transformar-se-á num pó que se espalhará por todo o Egipto, e produzirá, nos homens e nos animais, úlceras e tumores». Deitaram, pois, cinza de forno e apresentaram-na ao Faraó. Moisés lançou-a para o céu, e produziu úlceras e tumores nos homens e nos animais. Os magos não puderam comparecer diante de Moisés por causa das úlceras, pois tinham sido atingidos, como, aliás todos os egípcios. O Senhor endureceu o coração do Faraó que não escutou Moisés nem Aarão, como o Senhor tinha predito.

Sétima praga – o granizo  – O Senhor disse a Moisés: «Amanhã de manhã irás apresentar-te ao Faraó. Dir-lhe-ás: «Assim fala o Senhor, o deus dos hebreus: Deixa ir o Meu povo a fim, de que Me sirva. Porque, desta vez, irei desencadear todos os Meus flagelos contra ti, contra os teus servidores e contra o teu povo, para ficares a saber que ninguém é semelhante a Mim em toda a terra. Se, de repente, Eu estendesse a mão e desencadeasse a mortandade sobre ti e o teu povo, terias desaparecido já da terra. Mas, se permiti que vivesses, foi para veres o Meu poder, e para que o Meu nome seja glorificado por toda a terra. Se persistires em seres um obstáculo à partida do Meu povo, amanhã, a esta mesma hora, farei chover granizo tão violentamente que nada houve de semelhante no Egipto, desde a origem até ao presente. Coloca, portanto, em segurança, o teu gado, e tudo quanto tiveres nos campos, pois todos os homens e todos os animais, que se encontram nos campos, sem terem regressado a casa, serão atingidos pelo granizo e morrerão». Entre os servidores do Faraó, aqueles que temeram a palavra do Senhor, mandaram recolher às suas cassas os seus servos e rebanhos, mas aqueles que não fizeram caso da palavra do Senhor deixaram nos campos os seus servos e os seus rebanhos. O Senhor disse a Moisés: «Estende a mão para o céu, a fim de cair granizo em todo o Egipto, sobre os homens, sobre os animais e sobre toda a verdura dos campos». Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e granizo sobre o Egipto. Choveu granizo e os relâmpagos misturavam-se ao granizo; era tão violento que nada houve de semelhante em todo o Egipto desde que existe como nação. O granizo destruiu por todo o Egipto, quanto havia nos campos, homens, animais, destruiu toda a verdura dos campos e quebrou as árvores. Apenas a terra de Gessen, onde viviam os filhos de Israel, foi poupada ao granizo. O rei mandou chamar Moisés e Aarão e disse-lhes: «Desta vez confesso o meu pecado». «O Senhor é justo; eu  o meu povo é que somos culpados. Rogai ao Senhor que acabe com os trovões e com o granizo. Deixar-vos-ei partir, sem tentar reter-vos». Moisés disse-lhe: «Logo que sair da cidade, levantarei as minhas mãos para o Senhor. Os trovões terminarão e não haverá mais granizo, para ficares a saber que a terra pertence ao Senhor. Eu sei, porém, que tu e os teus servidores não temereis ainda o Senhor». O linho e a cevada tinham sido destruídos porque a cevada estava já com espiga, e o linho em flor; mas o trigo e a espelta estavam salvos, por serem serôdios. Moisés retirou-se da casa do Faraó, e saiu da cidade. Ergueu as mãos para o Senhor, e os trovões e o granizo cessaram e a chuva deixou de cair sobre a terra. Vendo que a chuva do granizo e os trovões tinham cessado, o Faraó continuou a pecar e a endurecer o coração, ele e os seus servidores. O coração do Faraó tornou-se ainda mais duro, e não deixou partir os filhos de Israel, como Senhor tinha predito por Moisés.

Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb_thumb_[1]9

Mar Vermelho – mapa

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

21 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...