1456-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
1 de Novembro de 2012 – Quinta-feira
FESTA DE TODOS OS SANTOS
Mt 5, 1-12a
Naquele tempo, Jesus ao ver a multidão, subiu a um monte, e, depois de Se ter sentado, aproximaram-se d’Ele os discípulos.
Tomando então a palavra, começou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia.
Bem-aventurados os puros do coração, porque verão a Deus.
Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa nos Céus; porque também assim perseguiram os profetas que vos precederam.
1 – No dia em que a Igreja dedica à memória de Todos os Santos, a liturgia elege sabiamente o Evangelho das Bem-aventuranças. A sabedoria deste texto, surpreendente e genial, representa um projeto de felicidade total, de felicidade sem limites. Essa felicidade, é total e não tem limites porque nem a morte poderá acabar com ela. Trata-se com efeito, de uma felicidade que transcende este mundo. E que, por isso, é para sempre e sem limitação alguma. É por isso a condição dos que a Igreja considera e venera como Santos.
2 – Por isso, as nove Bem-aventuranças apresentam nove promessas de felicidade sem limite algum na outra vida. E assinalam as nove situações que levam a essa felicidade. São, portanto, nove situações de facto. E nove promessas de esperança. Como é lógico, as nove promessas de futuro não estão na nossa mão, porque dependem de Deus. O que está em nossas mãos e depende de nós são as situações de facto. Nessas nove situações de facto é em que Jesus põe todo o acento.
3 – Ora bem, o surpreendente está em que, lendo e relendo, as nove Bem-aventuranças, as nove condições para alcançar o Reino dos Céus e a recompensa do céu, encontramos-nos com o inesperado: nenhuma dessas nove Bem-aventuranças indicam práticas relacionadas com a Religião. As nove indicam condutas relacionadas com a vida, com esta vida, com as condições e atitudes desde as que podem fazer algo eficaz para que esta vida seja mais humana, mais suportável, mais leve, mais feliz. Os que vivem assim nesta vida, e só os que vivem assim nesta vida, têm garantida a promessa de felicidade sem fim nessa forma de existência em que sonhamos, ainda que nos custe a crer nela, e a chamemos de Vida Eterna. É, em definitivo, a vida de Todos os Santos.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 1-11-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.