sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nº 1485 – 2–O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo “18” - 30 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1485 - 2ª Página
30 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb

Moisés

A MISSÃO DE MOISÉS

18 – MOISÉS e JETROJetro, sacerdote de Madian, sogro de Moisés, soube de tudo quanto Deus fizera por Moisés e por Israel, seu povo; como também soube que o Senhor havia tirado Israel do Egipto. Jetro, sogro de Moisés, levou Séfora, mulher de Moisés, que ele tinha deixado. Os seus dois filhos, um dos quais se chamava Gersom, porque Moisés tinha dito: «Sou um emigrado numa terra estrangeira», e o outro tinha o nome de Eliezer, porque havia dito: «O Deus de meu pai socorreu-me e salvou-me da espada do Faraó». Jetro, sogro de Moisés, foi ter com ele ao deserto onde estava acampado, junto do monte de Deus. Mandou dizer-lhe: «E*, Jetro, teu sogro, venho cá para te ver, acompanhado de tua mulher e dos teus dois filhos». Moisés saiu ao encontro do sogro, prostrou-se e beijou-o. Depois de ambos se terem informado da saúde um do outro, entraram na tenda de Moisés. Moisés contou ao sogro tudo quanto o Senhor fizera ao Faraó e aos egípcios em favor de Israel, os tormentos que tinham passado durante o caminho, e como o Senhor os tinha livrado deles. Jetro regozijou-se com todo o bem que o Senhor fizera aos filhos de Israel, e por os ter libertado da mão dos egípcios. E Jetro exclamou: «Bendito seja o Senhor que vos libertou do Faraó e dos egípcios e que livrou o povo da escravidão imposta pelos egípcios. Reconheço, agora, que o Senhor é o maior que todos, pois fez recair sobre os egípcios a sua própria maldade». Depois, Jetro , sogro de Moisés ofereceu a Deus um holocausto e sacrifícios. Aarão e todos os anciãos de Israel tomaram parte no repasto com o sogro de Moisés, na presença de Deus.

Moisés despedindo-se de Jetro ao ir para o Egipto

Moisés com Jetro (sogro) – Séfora (mulher) e Gersom e Eliezer (filhos) em Madian

Conselhos de Jetro – No dia seguinte, Moisés sentou-se para fazer justiça ao povo que se manteve diante dele, de manhã até à tarde. O sogro de Moisés, vendo quanto se sacrificava em beneficio do povo, disse-lhe: «Que estás tu a fazer ao povo? Porque te sentas sozinho a julgar, com toda a multidão a rodear-te, de pé, de manhã até à tardeMoisés respondeu: «É o povo que vem procurar-me para consultar a Deus. Quando têm alguma questão, vêm ter comigo para que julgue  as partes em litígio, dando, assim a conhecer as ordens de Deus e as Suas leis». O sogro de Moisés disse-lhe: «Não estás a proceder bem. Acabarás certamente, por ficar extenuado e levarás também ao esgotamento o povo que está contigo, porque a tarefa é demasiadamente pesada para ti e não podes suportá-la sozinho. Escuta-me, vou dar-te um conselho, e que Deus esteja contigo! Sê o representante do povo junto de Deus, e leva as questões diante de Deus. Ensina-lhes os Seus preceitos e as Suas leis, indica-lhes o caminho que devem seguir e o que devem fazer. Escolhe, porém, entre o povo, homens idóneos, tementes a Deus, homens íntegros, inimigos da avareza, e coloca-os como chefes de milhares, chefes de de centenas, chefes de cinquenta e de dez homens. Que eles julguem o povo em todo o tempo e te apresentem as questões de maior importância, encarregando-se eles das causas de menor vulto. Alivia o teu fardo, e que eles te ajudem a levá-lo. Se fizeres isso, e se Deus te der as ordens, poderás continuar no desempenho da tua missão e todo este povo chegará em paz ao seu destino». Moisés ouviu o conselho do seu sogro e fez tudo o que ele tinha dito. Escolheu em todo o Israel homens idóneos e colocou-os à frente do povo como chefes de milhares, chefes de centenas, chefes de cinquenta e de dez homens. Julgavam o povo em todo o tempo, apresentando a Moisés os casos graves e resolvendo eles mesmos as questões de somenos importância. Moisés despediu-se, depois, do sogro e Jetro regressou para a sua terra.

 

Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb

Mar Vermelho – mapa

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

30 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...