sábado, 3 de novembro de 2012

Nº 1458-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (42) - 3 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1458 - 2ª Página

3 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

G É N E S I S


JOS_1_1_thumb_thumb_thumb
PRIMEIRA VIAGEM DOS IRMÃOS DE JOSÉ AO AGIPTO
42 – PRIMEIRA VIAGEM DOS IRMÃOS DE JOSÉ AO EGIPTOSabendo Jacob que havia trigo à venda no Egipto, disse a seus filhos: «Porque olhais uns para os outros?» E disse ainda: «Ouvi dizer que há trigo à venda no Egipto. Ide lá comprá-lo, para nós continuarmos vivos e não morrermos». Os irmãos de José partiram, em número de dez, para comprar trigo no Egipto. Quanto a Benjamim, irmão de José, Jacob não o deixou ir com os irmãos, porque dizia de si para consigo: «Poderia acontecer-lhe algum mal». E os filhos de Israel foram comprar trigo, juntamente com outros que iam, pois também havia fome no país de Canaã.
Ora, José era governador da região, era ele que mandava distribuir o trigo a todo o povo do país. Quando os irmãos de José chegaram, prostraram-se diante dele com o rosto por terra. Vendo os irmãos, José reconheceu-os; dissimulou, porém, diante deles, e falou-lhes com dureza, dizendo: «Donde vindes?» Ao que responderam: «Do país de Canaã, para comprar víveres». José reconheceu os irmãos mas eles não o reconheceram.
José recordou-se, então, dos sonhos que tivera acerca deles, e disse-lhes: «Sois espiões! É para descobrir o lado fraco do país que viestes!» Responderam-lhe: «Não, senhor, os teus servos vieram para comprar viveres. Somos todos filhos dum mesmo pai; somos pessoas honestas; os teus servos nunca foram espiões». Disse-lhes José: «Não é assim! Viestes reconhecer os lados fracos do território». Responderam-lhe: «Nós, os teus servos, somos doze irmãos, nascidos dum mesmo pai e habitantes do país de Canaã; o mais novo está junto de nosso pai neste momento e o outro já não existe». José disse-lhes: «Mantém-se o que eu disse: sois espiões. por isso vos porei à prova; Pela vida do Faraó, não saireis daqui enquanto o vosso irmão mais novo não tiver vindo. Mandai um de vós buscá-lo, enquanto ficais prisioneiros; verificar-se-á assim a sinceridade das vossas palavras. Doutro modo, pela vida do Faraó, sois espiões». E fechou-os na prisão durante três dias.
No terceiro dia, José disse-lhes: «Fazei isto e vivereis, porque temo o Senhor: se procedeis de boa fé, que só um de vós fique detido na prisão, enquanto ireis levar às vossas famílias com que lhes matar a fome. Depois trazei-me o vosso irmão mais novo: assim as vossas palavras serão justificadas e não morrereis». E eles concordaram. Disseram então, uns aos outros: «Na verdade, somos punidos por causa do nosso irmão; vimos o seu desespero quando nos implorou perdão e nós não o ouvimos. Por isso veio sobre nós esta desgraça». Ruben respondeu-lhes nestes termos: «Não vos disse eu, então? Não pequeis contra o menino! E não me escutastes. Agora é o sangue dele que é expiado». Ora eles não sabiam que José os compreendia, porque falavam-lhe por meio de um intérprete. José afastou-se deles e chorou. Depois voltou para junto dos irmãos e falou-lhes, escolheu Simeão e mandou-o encarcerar na presença deles.
Regresso à terra natalJosé ordenou, então, que enchessem as suas bagagens de trigo; que pusessem, o dinheiro de cada um no seu saco e que lhes dessem provisões para a viagem. Tudo isso foi executado. Carregaram o trigo nos jumentos e partiram. Na estalagem, ao abrir o saco para dar de comer ao jumento, um deles encontrou o dinheiro que estava na boca do saco. E disse aos seus irmãos: «Devolveram-me o dinheiro; está aqui no meu saco». Desfaleceu-lhes o coração e olharam uns para os outros atemorizados, dizendo: «O que é  isto que Deus nos fez?».
Chegando junto de Jacob, seu pai, no país de Canaã, contaram-lhe tudo o que lhes tinha acontecido, nestes termos: «O homem que é senhor do país falou-nos com dureza: tratou-nos como a espiões que vão explorar o país. Nós dissemos-lhe: “Somos pessoas honestas, nunca fomos espiões. Somos doze irmãos, filhos do mesmo pai; um já não vive e o mais novo está agora com nosso pai no país de Canaã”. E o homem que é senhor do país, respondeu-nos: «Reconhecerei que sois sinceros se deixardes junto de mim um de vós; tomai o que é preciso para as necessidades das vossas famílias e parti; depois trazei-me o vosso irmão mais novo. Saberei assim que não sois espiões e que sois pessoas honestas. Entregar-vos-ei o vosso irmão e podereis circular no país, fazendo as vossas compras».
Ao esvaziarem os seus sacos, todos eles encontraram o dinheiro dentro deles; à vista desse dinheiro, tanto eles como o pai estremeceram. Então Jacob, seu pai, disse-lhes: «Privais-me dos meus filhos! José desapareceu, Simeão desapareceu e quereis tirar-me Benjamim! É sobre mim que tudo isto cai». Ruben disse ao pai: «Tira a vida aos meus dois filhos se eu to não trouxer; entrega-o nas minhas mãos e trazê-lo-ei para junto de ti». Jacob respondeu: «O meu filho não irá convosco; porque o seu irmão já não existe e só ele ficou. Se lhe acontecesse algum mal durante a viagem que ides fazer, os meus cabelos brancos desceriam ao túmulo sob o peso da dor».
 
Jos-e-os-sonhos-do-Fara_thumb_thumb_
José decifrando os sonhos do Faraó
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

3 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...