quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nº 1477-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo “10” - 22 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1477 - 2ª Página
22 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb

Moisés

A MISSÃO DE MOISÉS

10 – OITAVA PRAGA – OS GAFANHOTOSO Senhor disse a Moisés: «Vai ter com o Faraó porque endureci o seu coração e o dos seus servidores, a fim de realizar os Meus prodígios no meio deles, para que contes aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos as maravilhas por Mim realizadas no Egipto e os prodígios que realizei entre eles; reconhecereis assim que Eu sou o Senhor». Moisés e Aarão foram ter com o Faraó e disseram-lhe: «Assim fala o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás curvar-te submissamente diante de Mim? Deixa partir o Meu povo, a fim de Me oferecer sacrifícios. Se te opuseres a isso, trarei, amanhã, gafanhotos sobre toda a extensão do teu país. Cobrirão a superfície da terra até não poder ser vista. Devorarão o resto das colheitas que escaparam do granizo, devorarão todas as árvores que crescem nos vossos campos. Encherão as tuas casas, as casas dos teus servidores, e as casas de todos os egípcios. será uma tão grande calamidade, que os teus pais e os pais dos teus pais nunca viram igual desde que chegaram a esta terra até hoje». Moisés retirou-se e saiu da casa do Faraó. Os servidores do Faraó disseram-lhe: «Durante quanto tempo ainda este homem será a causa da nossa desgraça?». «Deixa partir essa gente para oferecer sacrifícios ao Senhor, seu Deus. Não compreendeste ainda que o Egipto caminha para a ruína?» Mandaram, então, Moisés e Aarão comparecer novamente diante do rei, e ele disse-lhes: «Ide render culto ao Senhor, vosso Deus. Quais são os que devem partirMoisés respondeu: «Iremos todos, novos e velhos, com os nossos filhos e as nossas filhas, com as nossas ovelhas e os nossos bois, porque temos de celebrar uma festa em honra do Senhor». O Faraó retorquiu: «Assim o Senhor esteja convosco como é certo que vou deixar-vos partir com os vossos filhos! Tende cuidado, porque não é com boas intenções que procedeis.  Não! Não! Ide apenas, vós, os homens, e oferecei sacrifícios ao Senhor, pois esse é o vosso desejo». E, em seguida, foram afastados da presença do Faraó. O Senhor disse a Moisés: «Estende a tua mão sobre o Egipto para que os gafanhotos venham a esta terra, invadam o Egipto e devorem toda a vegetação aqui existente, tudo o que o granizo deixou». Moisés estendeu a sua vara sobre o Egipto e o Senhor fez soprar um vento do oriente naquela terra, durante todo esse dia e durante toda essa noite. Quando amanheceu, o vento do oriente tinha trazido os gafanhotos. Espalharam-se pelo Egipto e pousaram sobre toda q extensão do seu território em tão grande quantidade que não houve nem haverá jamais semelhante invasão. Cobriram a superfície de toda a terra e esta tornou-se escura. Devoraram toda a vegetação da terra e todos os frutos das árvores, tudo o que o granizo tinha poupado. Não restou verdura alguma nas árvores nem plantas do campo em todo o Egipto. O Faraó mandou imediatamente chamar Moisés e Aarão, e disse-lhes: «Pequei contra o Senhor, vosso Deus, e contra vós. Mas perdoai o meu pecado ainda esta vez e rogai ao Senhor, vosso Deus que afaste de mim este flagelo mortal». Moisés saiu da casa do Faraó e intercedeu junto de Javé. O Senhor fez soprar um vento do ocidente muito violento que arrastou os gafanhotos, precipitou-os no Mar Vermelho, sem ficar um único em todo o território egípcio. Mas o Senhor endureceu o coração do Faraó e este não deixou partir os filhos de Israel.
Nona praga – As trevas – O Senhor disse a Moisés e a Aarão: «Estende a mão para o céu e haja trevas em todo o Egipto, tão espessas que se possam apalpar». Moisés estendeu a mão para o céu, e durante três dias, não se viram uns aos outros e ninguém se mexia do lugar em que se encontrava. Mas os filhos de Israel tinham luz nas regiões por eles habitadas. O Faraó mandou chamar Moisés e disse-lhe: «Ide oferecer sacrifícios ao Senhor. Só permanecerão aqui as vossas ovelhas e os vossos bois. Os vossos filhos também poderão acompanhar-vos». Moisés respondeu: «Tu próprio terás de colocar nas nossas mãos o que for necessário para oferecer os sacrifícios e os holocaustos ao Senhor, nosso Deus. Os nossos rebanhos também virão connosco, não ficará nem sequer uma rês por que é entre os nossos rebanhos que devemos escolher os animais para oferecermos em sacrifício ao Senhor, nosso Deus, e, enquanto lá não chegarmos, não sabemos quais serão as vítimas que ofereceremos ao Senhor». Mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e o Faraó não quis deixá-los partir. O Faraó disse a  Moisés: «Sai da minha casa! Livra-te de tornares a aparecer na minha presença, pois no dia em que voltares a estar diante de mim, morrerás!». Moisés replicou: «Assim o disseste. Não voltarei mais à tua presença».

Sétima praga – o granizo – O Senhor disse a Moisés: «Amanhã de manhã irás apresentar-te ao Faraó. Dir-lhe-ás: «Assim fala o Senhor, o deus dos hebreus: Deixa ir o Meu povo a fim, de que Me sirva. Porque, desta vez, irei desencadear todos os Meus flagelos contra ti, contra os teus servidores e contra o teu povo, para ficares a saber que ninguém é semelhante a Mim em toda a terra. Se, de repente, Eu estendesse a mão e desencadeasse a mortandade sobre ti e o teu povo, terias desaparecido já da terra. Mas, se permiti que vivesses, foi para veres o Meu poder, e para que o Meu nome seja glorificado por toda a terra. Se persistires em seres um obstáculo à partida do Meu povo, amanhã, a esta mesma hora, farei chover granizo tão violentamente que nada houve de semelhante no Egipto, desde a origem até ao presente. Coloca, portanto, em segurança, o teu gado, e tudo quanto tiveres nos campos, pois todos os homens e todos os animais, que se encontram nos campos, sem terem regressado a casa, serão atingidos pelo granizo e morrerão». Entre os servidores do Faraó, aqueles que temeram a palavra do Senhor, mandaram recolher às suas cassas os seus servos e rebanhos, mas aqueles que não fizeram caso da palavra do Senhor deixaram nos campos os seus servos e os seus rebanhos. O Senhor disse a Moisés: «Estende a mão para o céu, a fim de cair granizo em todo o Egipto, sobre os homens, sobre os animais e sobre toda a verdura dos campos». Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e granizo sobre o Egipto. Choveu granizo e os relâmpagos misturavam-se ao granizo; era tão violento que nada houve de semelhante em todo o Egipto desde que existe como nação. O granizo destruiu por todo o Egipto, quanto havia nos campos, homens, animais, destruiu toda a verdura dos campos e quebrou as árvores. Apenas a terra de Gessen, onde viviam os filhos de Israel, foi poupada ao granizo. O rei mandou chamar Moisés e Aarão e disse-lhes: «Desta vez confesso o meu pecado». «O Senhor é justo; eu o meu povo é que somos culpados. Rogai ao Senhor que acabe com os trovões e com o granizo. Deixar-vos-ei partir, sem tentar reter-vos». Moisés disse-lhe: «Logo que sair da cidade, levantarei as minhas mãos para o Senhor. Os trovões terminarão e não haverá mais granizo, para ficares a saber que a terra pertence ao Senhor. Eu sei, porém, que tu e os teus servidores não temereis ainda o Senhor». O linho e a cevada tinham sido destruídos porque a cevada estava já com espiga, e o linho em flor; mas o trigo e a espelta estavam salvos, por serem serôdios. Moisés retirou-se da casa do Faraó, e saiu da cidade. Ergueu as mãos para o Senhor, e os trovões e o granizo cessaram e a chuva deixou de cair sobre a terra. Vendo que a chuva do granizo e os trovões tinham cessado, o Faraó continuou a pecar e a endurecer o coração, ele e os seus servidores. O coração do Faraó tornou-se ainda mais duro, e não deixou partir os filhos de Israel, como Senhor tinha predito por Moisés.

Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb_thumb_[1]_thumb9

Mar Vermelho – mapa

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

22 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...