quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Nº 1469-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo “2” - 14 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ver por favor a edição de ontem, 12 de Novembro, deste Blogue.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1469 - 2ª Página
14 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
Moiss_thumb_thumb

Moisés

NASCIMENTO DE MOISÉS

2 - NASCIMENTO DE MOISÉS – Um homem da casa de Levi tomou para mulher uma filha de Levi. Essa mulher concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era belo, ocultou-o durante três meses. Como não podia tê-lo escondido mais tempo, tomou um cesto de junco, envolveu-o em betume e pez, colocou nele o menino, e depositou-o num canavial da margem do rio. A irmã do menino mantinha-se a certa distância, para saber o que lhe sucederia.
Ora, a filha do Faraó desceu ao rio para se banhar, enquanto as suas damas passeavam pela margem. Avistou o cesto no meio do canavial e mandou buscá-lo pela sua serva. Abriu-o e viu a criança: era um  menino a chorar. Teve pena dele, e disse: «É um filho dos hebreus». Então, a irmã do menino disse à filha do Faraó: «Queres que te vá procurar uma ama, entre as mulheres dos hebreus para criar este menino?». «Vai», disse-lhe a filha do Faraó: e a rapariga foi buscar a mãe do menino. A filha do Faraó disse-lhe: «Leva este menino, amamenta-mo, e dar-te-ei o teu salário». A mulher levou o menino e criou-o. Quando cresceu, entregou-o à filha do Faraó, que o adoptou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: «Porque o tirei das águas».

Fuga de Moisés para MadianMoisés fez-se homem. Certo dia, indo reunir-se aos seus irmãos, foi testemunha dos seus sofrimentos, e viu um egípcio a açoitar um dos seus irmãos hebreus. Voltando-se de um lado para o outro e não vendo ninguém, matou o egípcio e enterrou-o na areia. Saiu, também, no dia seguinte, e viu dois hebreus a brigar. Disse ao agressor: «Porque bates no teu camarada?» E o homem respondeu: «Quem te nomeou chefe e juiz entre nós? Queres matar-me, como mataste o egípcioMoisés ficou amedrontado e pensou: « Portanto não há dúvida de que o facto é conhecido».  O Faraó soube do que se tinha passado, e mandou prender Moisés para o matar. Moisés, porém, conseguiu fugir do Faraó, refugiando-se na terra de Madian. E, quando lá chegou, sentou-se junto a um poço. As sete filhas do sacerdote de Madian foram tirar água e encheram os tanques para dar de beber ao gado do pai. Mas, tendo chegado alguns pastores, obrigaram-nas a sair dali. Então, Moisés ergueu-se, tomou a defesa delas e deu de beber ao gado que lhes pertencia. Quando regressaram a casa de Raguel seu pai, este disse-lhes: «Porque chegastes hoje tão cedo?» Elas responderam: «Um egípcio protegeu-nos dos pastores, e ele mesmo tirou água e deu de beber aos animais». Ele disse às filhas: «Onde está? Porque o deixastes ir embora? Ide chamá-lo para tomar algum alimento». Moisés resolveu viver em casa daquele homem, que lhe deu para mulher a sua filha Séfora. Ela teve um filho, ao qual Moisés pôs o nome de Gersom, porque disse ele, «sou um emigrado numa terra estrangeira».

Deus compadeceu-se dos israelitas – Decorrido muito tempo, morreu o rei do Egipto. Os filhos de Israel, gemiam na escravidão, e lamentavam-se. os seus clamores, do fundo da sua escravatura, subiram até Deus. Deus ouviu os seus gemidos e recordou-Se da Sua aliança  com Abraão, Isaac e Jacob. Olhou para os filhos de Israel e teve compaixão deles.

Mar-Vermelho-mapa_thumb_thumb

Mar Vermelho – mapa

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

14 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...