domingo, 11 de novembro de 2012

Nº 1466-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis “50” - 11 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1466 - 2ª Página
11 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

JOS_1_1_thumb_thumb_thumb_thumb_thum
FUNERAL DE JACOB

50 – FUNERAL DE JACOBJosé precipitou-se sobre o rosto de seu pai e cobriu-o de lágrimas e de beijos. Ordenou aos médicos, seus servidores, que embalsamassem seu pai, e os médicos embalsamaram, Israel, empregando nisso quarenta dias, que são os dias precisos para a embalsamação; mas os egípcios puseram luto durante setenta dias. Quando os dias de luto passaram, José falou assim aos homens do Faraó: «Se encontrei o favor aos vossos olhos, peço-vos que leveis aos ouvidos do Faraó estas palavras: – Meu pai fez-me jurar nestes termos: – «Agora vou morrer: sepulta-me no sepulcro que adquiri no país de Canaã, no meu sepulcro». «Queria, pois partir; sepultarei meu pai e depois regressarei». O Faraó respondeu: «Parte, sepulta teu pai como ele te fez jurar». E José partiu, a fim de sepultar seu pai. Foi acompanhado por todos os oficiais do Faraó que tinham envelhecido na sua corte, por todos os anciãos do Egipto, por toda a casa de José, por seus irmãos e pela casa de seu pai. Só os seus meninos e o seu gado miúdo e graúdo é que ficaram na província de Gessen. Seguiram-no carros e cavaleiros e o préstito foi muito grande. Chegando à Eira de Atad, situada na margem do Jordão, celebraram ali grandes e solenes funerais, e José ordenou um luto de sete dias em honra de seu pai. Os habitantes do país, os cananeus, presenciaram o luto da Eira de Atad e disseram: «Eis um grande luto para o Egipto!» Por isso chamaram, Abel-Misraym ao lugar situado no outro lado do Jordão. Os filhos procederam, a seu respeito, exactamente como ele lhes tinha ordenado: transportaram-no para o país de Canaã e enterraram-no no jazigo do campo de Makpela, o campo que Abraão comprara, como propriedade tumular, a Efron, o heteu, diante de Mambré.

Depois de sepultar seu pai, José voltou para o Egipto com os seus irmãos e com todos os que os tinham, acompanhado, afim de sepultar seu pai.

«Deus escreve direito por linhas tortas» – Ora, os irmãos de José, considerando que seu pai estava morto disseram uns aos outros: «E se José nos guarda rancor? Se vai pagar-se de todo o mal que lhe fizemos sofrer?» Mandaram, então, dizer a José o seguinte: «Teu pai ordenou-nos antes da sua morte: “Falai assim a José: Perdoa, por favor, a ofensa dos teus irmãos, a sua falta e o mal que te fizeram! Perdoa, pois, o seu erro aos servos do Deus de teu pai»! E José chorou quando lhe falaram assim. depois os seus irmãos vieram, eles mesmos, cair a seus pés, dizendo: «Estamos prontos a tornar-nos teus escravos». José respondeu-lhes: «Não temais; estou eu no lugar de Deus? Meditastes contra mim o mal; Deus aproveitou-o para o bem a fim de que acontecesse o que hoje aconteceu e um povo numeroso foi salvo. Nada receeis, então. Cuidarei de vós e das vossas famílias». Tranquilizou-os e falou-lhes ao coração.

Morte de José José residiu no Egipto, com a sua família e a de seu pai, e viveu cento e dez anos. Viu os filhos de Efraim até à terceira geração; e os filhos de Makir, filho de Manassés, nasceram sobre os seus joelhos. José disse a seus irmãos: «Vou morrer! Mas Deus visitar-vos-á, fazendo-vos voltar deste país, ao país que prometeu por juramento a Abraão, a Isaac e a Jacob». E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: «Deus visitar-vos-á e então levareis os meus ossos deste país». José morreu com a idade de cento e dez anos. Embalsamaram-no e puseram-no num sarcófago no Egipto.

 

Jos-e-os-sonhos-do-Fara_thumb_thumb_

José decifrando os sonhos do Faraó

 

FIM DO LIVRO “GÉNESIS” o primeiro do Antigo Testamento

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

11 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...