antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Conquista da Terra da Promissão
3 - ISRAEL ATRAVESSA O JORDÃO – Logo pela manhã, Josué desfez o acampamento e partiu de Setim com todos os filhos de Israel. Chegados ao Jordão, aí se detiveram antes de o atravessar. Depois de três dias, os chefes atravessaram o acampamento, e deram ao povo esta ordem: «Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, conduzida pelos sacerdotes levitas, deixareis o vosso acampamento e pôr-vos-eis a caminho, atrás dela. Entre vós e ela há-de haver, aproximadamente, uma distância de dois mil côvados. Tende cuidado em não vos aproximar dela, para que possais conhecer o caminho para onde deveis ir, caminho que ainda não percorrestes».
Josué disse ao povo: «Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará coisas maravilhosas no meio de vós». Disse, depois, aos sacerdotes: «Tomai a arca da aliança e ide com ela adiante do povo». Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à frente do povo.
O Senhor disse a Josué: «Começarei hoje a exaltar-te na presença de todo o Israel, para que se saiba que, assim como estive com Moisés, assim estarei contigo. Ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança: “Quando chegardes ao Jordão, deter-vos-eis junto das suas águas». Então Josué disse aos israelitas: «Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor, vosso Deus - Com isto, prosseguiu ele, sabereis que o Deus vivo está no meio de vós, e não deixará de expulsar diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os gergeteus, os amorreus e os jebuseus: «Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar diante de vós o Jordão (Miq 4, 13; Act 7, 44s). Escolhei doze homens de Israel, um de cada tribo. Logo que os sacerdotes que transportam a arca de JAVÉ, o Senhor de toda a terra, tiverem tocado com seus pés as águas do Jordão, estas serão divididas, e as águas que correm de cima amontoar-se-ão, parando». Dobrando as suas tendas, o povo dispunha-se a passar o Jordão, com os sacerdotes que caminhavam diante de si, transportando a arca. No momento em que chegaram ao Jordão, e os sacerdotes molharam os seus pés na beira do rio –, o Jordão estava transbordante e alagava as suas margens durante todo o tempo da ceifa, – as águas que vinham de cima pararam e amontoaram-se numa grande extensão, até perto de Adom, localidade situada nas proximidades de Sarran; e as águas que desciam para o mar de Arabá, o mar Salgado, ficaram completamente separadas. O povo atravessou-o em direção a Jericó (Sl 103, 3). Os sacerdotes, que transportavam a arca da aliança do Senhor, conservaram-se de pé sobre o leito seco do Jordão, e todo o Israel o atravessou, sem se molhar. Ali permaneceram até que todo o povo acabou de atravessar o Jordão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.