segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

NOTA PRÉVIA: 
Meus amigos: 
Embora tenha efectuado algumas publicações idênticas durante esta manhã, elas são para deletar, porquanto estão imcompletas  e apenas esta é a definiva
Portanto solicito a vossa melhor compreensão para o facto, pelo que podem e devem delatar as que foram enviadas, pois esta substitui todas as outras
Desculpem-me e Obrigado.
António Fonseca
Como havia informado ontem à tarde, após a Procissão de Velas a encerrar o mês de Maria que saiu da Igreja Paroquial da Senhora do Porto às Negrito21,30 horas em direcção à Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, realizou-se a cerimónia de entronização, inauguração e bênção da nova imagem de Nossa Senhora do Rosário que fica a substituir a pequenina imagem de Nossa Senhora de Fátima que ali estava colocada desde há cerca de 25 anos (o que não quer dizer que foi desprezada e retirada para um lugar obscuro - nada disso.
O facto é que a imagem anterior havia sido ali colocada já com a intenção de, logo que fosse possível, fosse substituída por outra mandada esculpir de propósito para a nossa Igreja - o que só pôde acontecer agora -. Entretanto a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi colocada no salão grande, em lugar digno, onde quem quiser poderá continuar a venerá-la.
A cerimónia de descerramento da nova imagem, (que foi saudada com uma grande salva de palmas por toda a assistência que encheu por completo a Igreja) teve lugar após uma pequena oração introdutória à qual se seguiram os demais ritos conforme manda a Santa Madre Igreja. A Igreja estava completamente cheia de paroquianos, a maior parte dos quais havia participado na procissão de velas desde a Igreja paroquial uns, e desde a sua entrada no bairro do Viso, outros.
A propósito de se comemorar o Dia da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel (cujo dia foi precisamente ontem 31 de Maio) foram lidas as duas leituras referentes a essa ocorrência assim como o Evangelho próprio. Após a homília, que se referiu não só a esta data mas também à inauguração propriamente dita, foram cantadas a Ladainha dos Santos, o Magnificat (ponto alto da celebração) e, ainda a Virgem do Rosário, que pessoalmente me deu muita emoção.
As cerimónias acabaram pouco depois das 23 horas.
Fica pois aqui uma pálida imagem do que ocorreu na noite de 31 de Maio de 2009, na Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso.
Em seguida vou procurar incluir aqui algumas das fotos e o vídeo 
(muito mal conseguido, dado que não estava muito bem enquadrado com a imagem...
mas, enfim, foi o que pude conseguir.
Recolha, texto  e transcrição de fotos e vídeos
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...