|
Eduardo Juan María Poppe, Beato |
Nasceu em
Moerzeke, Bélgica, no seio de uma familia muito devota em
18 de Dezembro de 1890. Em
Maio de 1909 ingressa no seminário de
São Nicolás, em
Waas, onde se distingue por seu grande desejo de
"...realizar do modo mais perfeito a vontade de Deus". Em
Setembro de 1910 é chamado ao exército e aí inícia seus estudos de filosofía. Ao estalar a P
rimeira Guerra Mundial (1914-1918) é recrutado como enfermeiro, onde dá mostras de caridade até ao grau de adoecer de fadi
ga. Estando no exército recebe a ordem sacerdotal em
1916 e inícia o seu trabalho pastoral como vice-pároco da
igreja de Santa Colete (Gante), sedeada num bairro operário. Aí dá mostra de exemplar virtude ao atender e socorrer a pobres, marginais, moribundos e crianças. Sua fortaleza espiritual a adquire ao passar muito tempo ante o Sacrário.
No final da Primeira Guerra Mundial, por motivos de saúde, se viu obrigado a deixar sua paróquia, mudando-se para a zona rural, onde foi capelão de uma comunidade religiosa. Se dedicou à contemplação, ao estudo, a pregar na região de Flandres e a escrever ensaios contra o marxismo, o materialismo e a secularização.
Foi criador de métodos apostólicos de vanguarda, assim mesmo, promoveu associações sacerdotais, de seculares, de renovação litúrgica e de catequese, entre outras. Forma um Circulo do Catecismo, assim como uma Liga de Comunhão. Confessor e pregador incansável, exclamou, ante a pergunta de um sacerdote ao vê-lo frente ao altar: "...lhe estou fazendo companhia a Nosso Senhor. Me encontro demasiado cansado para falar-lhe, assim que estou descansando a seu lado".
De grande influência em sua vida sacerdotal, foi a visita que realizou em 1920 ao túmulo de Santa Teresinha do Menino Jesus, a carmelita de Lisieux, desta religiosa aprendeu a aprofundiar sua vida espiritual. Em 1922 viaja a Leopoldsburgo, em onde se encarregou dos clérigos de todo o país que realizavam o serviço militar. Extenuado, morre devido aos continuos jejuns e penitências, assim como por seu árduo trabalho catequético.
João Paulo II o beatifica em 3 de Outubre de 1999, afirmando que o Beato Eduardo Poppe: "...consagrou sua vida a Cristo no ministério sacerdotal. Se converte hoje em modelo para os sacerdotes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.