segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (60)

2ª Epístola a Timóteo
7 de Dezembro
SAUDAÇÃO DA 2ª EPÍSTOLA A TIMÓTEO (2ª Tim. 1, 1-2)
Esta saudação tem um elemento que não é comum às outras: "a promessa da vida".
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo.
2 a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor!
ACÇÃO DE GRAÇAS (2ª Tim. 1, 3-5)
Na acção de graças há um tom diferente entre a primeira e esta segunda carta a Timóteo. Esta é menos formal, mais cordial, mais familiar. Evoca lembranças. Quase dá a ideia de ser uma espécie de testamento.
3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia.
4 Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.
5 Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também.
Frase para recordar:
Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.
8 de Dezembro
EXORTAÇÃO À PERSEVERANÇA (2ª Tim. 1, 6-11)
Paulo convida Timóteo à coragem e à perseverança, renovando a chama do dom de Deus que lhe foi comunicada, por suas próprias mãos, na ordenação. Todos os da Ásia o abandonaram. Mais à frente, no cap. 4, versículo 16-19, ele voltará a fazer referência a estes episódios.
6 Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chamas do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
7 Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, e de amor e de sabedoria.
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
9 Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus.
10 e agora nos manifestou mediante a aparição do nosso Salvador Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho,
11 do qual fui constituido pregador, apóstolo e mestre entre os gentios.

Frase para recordar:

Deus nos salvou e nos chamou para a santidade.

9 de Dezembro

EXORTAÇÂO À PERSEVERANÇA (2) (2ª Tim. 1, 12-18)

12 Este é o motivo porque estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não. Sei em quem pus a minha confiança, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
13 Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo.
14 Guarda o precioso depósito, pela virtude do Espírito Santo que habita em nós.
15 Sabes que todos os da Ásia se apartaram de mim, entre eles Figelo e Hermógenes.
16 O Senhor conceda a sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!
17 Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e encontrou-me,
18 O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso.
Frase para recordar:
Sei em quem pus a minha confiança.

10 de Dezembro

DIFICULDADES DO MINISTÉRIO (2ª Tim. 2, 1-7)
Timóteo é convidado a comunicar a homens fiéis o que ouviu de Paulo para que estes, por sua vez, o comuniquem a outros. É a tradição garantida por testemunhas. Se os soldados recebiam o soldo, o apóstolo, soldado de Cristo, é chamado apenas a sofrer por ele. No poema final há um eixo que, em frases simétricas, nos fala do passado, presente e futuro. A simetria rompe-se no final pela parte forte: a misericórdia e a bondade de Deus.
1 Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo.
2 O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.
3 Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo.
4 Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou.
5 Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras.
6 É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita.
7 Entende bem o que quero dizer. O senhor há-de dar-te inteligência em tudo.

Frase para recordar:

Procura progredir na graça de Jesus Cristo.
11 de Dezembro
DIFICULDADES DO MINISTÉRIO (2) (2ª Tim. 2, 8-13)
8 Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de David e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho,
9 pelo qual estou a sofrer acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus, não se deixa acorrentar.
10 Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, parta que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna.
11 Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos.
12 Se soubermos perseverar, com ele reinaremos.
13 Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará. Se formos infiéis... ele continua fiel, e não pode desdizer-se.
Frase para recordar:
A palavra de Deus não se deixa acorrentar.
12 de Dezembro
VÃS CONTROVÉRSIAS DE PALAVRAS (2ª Tim. 2, 14-19)
Paulo exorta Timóteo a vigiar sobre a conduta dos colaboradores para que não entrem em discussões fúteis e ele mesmo se apresente como homem íntegro na distribuição da palavra da verdade.
Numa casa grande (a Igreja é a Casa Grande) há objectos preciosos e outros comuns. Todos são necessários. Quem se abstiver das coiosas fúteis será um utensílio nobre.
Os adversários devem ser corrigidos com brandura para ganhar o seu coração.
14 Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes.
15 Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade.
16 Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade.
17 As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Entre eles estão Himeneu e Fileto.
18 que se desviaramn da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu e transtornaram a fé em alguns.
19 Contudo, o sólido fundamento de Deus mantém-se firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus (Núm 16,5)); e: Renuncie à iniquidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13).
Frase para recordar:
Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem íntegro.
13 de Dezembro
VÃS CONTROVÉRSIAS DE PALAVRAS (2) ( 2ª. Tim. 2, 20-26)
20 Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Aqueles para ocasiões finas, estes para uso ordinário.
21 Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo o uso benéfico.
22 Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.
23 Rejeita as discussões tolas e absurdas, visto que geram contendas.
24 Não convém a um servo do Senhor altercar; mas ao contrário, condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males.
25 É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade,
26 e voltem a si, uma vez livres dos laços do demónio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos.
Frase para recordar:
Busca com empenho na justiça, a fé, a caridade, a paz com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.
14 de Dezembro
PREDIÇÃO DE UMA CRISE DE IMPIEDADE (2ª Tim. 3, 1-7)
Paulo sentindo que a sua morte se aproxima, previne o seu discípulo e continuador sobre os tempos maus que se aproximam em que até alguns irão cativar mulherzinhas às próprias casas. Não faltará quem conteste a verdade como Janes e Jambres, magos do Egipto, contestaram Moisés. Timóteo deve permanecer firme no meio das perseguições seguindo a doutrina e o exemplo de Paulo.
1 Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período dificil.
2 Os homens tornar-se-ão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados,
3 desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons,
4 traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus,
5 ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!
6 Deles fazem parte os que se insinuam habilmente pelas casas e cativam mulherzinhas carregadas de pecados atormentadas por toda a espécie de paixões,
7 sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade.
Frase para recordar:
Nos últimos dias haverá um período dificil.
15 de Dezembro
PREDIÇÃO DE UMA CRISE DE IMPIEDADE (2) (2ª Tim. 3, 8-13)
8 Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade.
9 Mas não irão longe, porque será manifesta a todos a sua insensatez, como o foi a daqueles dois.
10 Tu, pelo contrário, aplicaste-te a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância,
11 nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icónio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor.
12 Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição.
13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos.
Frase para recordar:
Todos os que quiserem viver piedosamente em Jesus Cristo, terão de sofrer perseguição.
16 de Dezembro
A ESCRITURA, SUSTENTÁCULO DA FÉ (2ª Tim. 3, 14-17)
É um dos textos em que a Escritura dá testemunho de si mesma.
A Escritura é inspirada por Deus, isto é, soprada pelo alento divino. Ela dá sabedoria e é útil para tudo: ensinar, repreender, corrigir e formar.
14 Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste.
15 E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
17 Por ela, o homem de Deus torna-se perfeito, capacitado para toda a obra.
Frase para recordar:
Pela Escritura, o homem de Deus, torna-se perfeito e capacitado para toda a obra.
17 de Dezembro
PREMENTE EXORTAÇÃO. O APÓSTOLO PREDIZ A MORTE (2ª Tim. 4, 1-8)
Veemente exortação do apóstolo para que Timóteo seja ousado na pregação da verdade sem temer nada nem ninguém. Pede-lhe que se mantenha firme contra os que, no futuro, não suportarão a verdade e se voltarão para as fábulas.
Paulo sente-se no fim do combate, no termo da corrida. Agora só lhe resta receber a coroa da glória.
1 Eu te conjuro na presença de Deus e de Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, pela sua aparição e pelo seu Reino:
2 prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaça, exorta com toda a paciência e empenho de instruir.
3 Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.
4 Apartarão os ouvidos da verdade e orientar-se-ão para as fábulas.
5 Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.
6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação aproxima-se.
7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
8 Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
Frase para recordar:
Sê prudente, sê paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.
18 de Dezembro
CONCLUSÃO DA 2ª EPÍSTOLA A TIMÓTEO (2ª Tim. 4, 9-22)
Paulo, prisioneiro, sente-se abandonado pela deserção de alguns colaboradores e a hostilidade de um conhecido.
9 Procura vir ter comigo quanto antes.
10 Demas abandonou-me, por amor das coisas do século presente, e foi-se para Tessalónica, Crescente para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
11Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e trá-lo, porque me é bem útil para o ministério.
12 Tiquico enviei-o para Éfeso.
13 Quando vieres, traz contigo a capa que deixei em Tróade, na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos.
14 Alexandre, o ferreiro, tratou-me muito mal. O Senhor há-de pagar-lhe pela sua conduta.
15 Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação.
16 Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse: todos me desempararam! (Que isto não seja imputado).
17 Contudo, o Senhor assistiu-me e deu-me forças para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leâo.
18 O Senhor me salvará de todo o mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade! Amén.
19 Saúda Prisca e Áquila, e a família de Onesíforo.
20 Erasto ficou em Corinto. Deixei Trófimo doente em Mileto.
21 Apressa-te a vir antes do inverno. Saúdam-te Eubulo, Pudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos.
22 O Senhor esteja com o teu espírito! A graça esteja convosco!
Frase para recordar:
O Senhor me salvará de todo o mal.
Conforme podem verificar, desta vez transcrevi os textos de 13 dias, correspondentes às datas de 7/12 a 19/12 que coincide com o término da 2ª epístola a Timóteo. Assim na próxima edição constarão também 13 textos referindo as cartas a Tito e a Filémon e, finalmente um texto de S. João Crisóstomo sobre "O Coração de Paulo".
Do livro UM ANO COM SÃO PAULO de Pde Januário dos Santos Recolha e transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...