quarta-feira, 24 de junho de 2009

S. JOÃO BAPTISTA - 24 JUNHO

Fuente: Catholic.net Autor: P. Elí Ricardo Marín Lucas 1, 57-66.80
Cumpriu-se em Isabel o tempo de dar a luz, e teve um filho. Ouviram seus vizinhos e parentes que o Senhor lhe havia feito grande misericórdia, e congratulavam-se com ela. E sucedeu que ao oitavo día foram a circuncidar o menino, e queríam pôr-lhe o nome de seu pai, Zacarías, mas sua mãe, tomando a palavra, disse: «Não; se há-de chamar João». Diziam-lhe: «Não há ninguém em tua parentela que tenha esse nome».
E perguntavam por sinais a seu pai como quería que se lhe chamasse. Ele pediu uma tabuínha e escreveu: «João é o seu nome». E todos ficaram admirados.
Até ao ponto em que se abriu sua boca e sua língua, e falava bendizendo a Deus. O temor invadiu a todos seus vizinhos, e em toda a montanha de Judeia se comentavam todas estas coisas; todos os que as ouviam as gravavam em seu coração, dizendo:
«Pois ¿que será este menino?»
Porque, com efeito, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescía e seu espírito se fortalecía; viveu nos desertos até ao día de sua manifestação a Israel.
Reflexão
Todas as vocações são histórias muito interessantes. Hoje o evangelho narra-nos a vocação do primeiro apóstolo de Cristo, e não me refiro a Santo André ou a São Pedro mas sim a São João Baptista, pois ele também foi apóstolo.
Apóstolo significa enviado e justamente isso foi S. João Baptista um enviado que antecipava a vinda do Salvador.
E como toda a vocação se preparou, o evangelho diz que crescía e seu espírito se fortalecía e que viveu no deserto. Me imagino a um jovem que sabe sua missão, que sabe seu caminho - como diría o escritor espanhol Miguel Delibes - e que põe os meios para levá-la a cabo.
O exemplo do Baptista pode-nos servir muito pois damo-nos conta da importância que tem seguir a Cristo. Ele foi capaz de deixar tudo para ir antecipar sua chegada.
Hoje, graças a Deus, nos encontramos todavía com muitos baptistas que antecipam a chegada de Cristo a nossos corações, são esses jovens generosos que escutam a chamada de Deus e estão dispostos a segui-la.
Peçamos hoje por eles.
Conhece a orígem da festa

João Baptista, Santo

Nascimento de João Baptista

Origem da festa

A Igreja celebra normalmente a festa dos santos no día de seu nascimento para a vida eterna, que é o día de sua morte. No caso de São João Baptista, se faz uma excepção e se celebra o día de seu nascimento. São João, o Baptista, foi santificado no ventre de sua mãe quando a Virgem María, grávida de Jesus, visita a sua prima Isabel, segundo o Evangelho. Esta festa comemora o nascimento "terreal" do Precursor. É digno de celebrar-se o nascimento do Precursor, já que é motivo de muita alegría, para todos os homens, ter a quem corre adiante para anunciar e preparar a próxima chegada do Messías, o seja, de Jesús. Foi uma das primeiras festas religiosas e, nela, a Igreja nos convida a recordar e a aplicar a mensagem de João.

O nascimento de João Baptista

Isabel, a prima da Virgem María estava casada com Zacarías, que era sacerdote, servía a Deus no templo e esperava a chegada do Messías que Deus havia prometido a Abraão. Não haviam tido filhos, mas não se cansavam de pedi-lo ao Senhor. Vivíam de acordo com a lei de Deus. Um día, um anjo do Senhor apareceu a Zacarías, que se sobressaltou e se encheu de medo. O Arcanjo Gabriel lHe anunciou que iam ter um filho muito especial, mas Zacarías duvidou e lhe perguntou como sería isso possível se ele e Isabel já eram velhos. Então o anjo lhe respondeu que, por ter duvidado, ficaría mudo até que tudo sucedesse. E assim foi. A Virgem María, ao saber da notícia da gravidez de Isabel, foi visitá-la. E no momento em que Isabel ouviu a saudação de María, o menino saltou de júbilo em seu ventre. Éste é um dos muitos gestos de delicadeza, de serviço e de amor que tem a Virgem María para com os demais. Antes de pensar nela mesma, também grávida, pensou ir ajudar a sua prima Isabel. O anjo havia encarregado Zacarías de lhe pôr o nome de João. Com o nascimento de João, Zacarías recupera sua voz e a primeira coisa que diz, é: "Bendito o Senhor, Deus de Israel". João cresceu muito perto de Deus. Quando chegou o momento, anunciou a vinda do Salvador, pregando o arrependimento e a conversão e baptizando no río Jordão.

A pregação de João Baptista

João Baptista é o Precursor, quer dizer, o enviado por Deus para preparar o caminho ao Salvador. Portanto, é o último profeta, com a missão de anunciar a chegada imediata do Salvador. Juan iba vestido de pelo de camello, llevaba un cinturón de cuero y se alimentaba de langostas y miel silvestre. Venían hacia él los habitantes de Jerusalén y Judea y los de la región del Jordán. Juan bautizaba en el río Jordán y la gente se arrepentía de sus pecados. Predicaba que los hombres tenían que cambiar su modo de vivir para poder entrar en el Reino que ya estaba cercano. El primer mensaje que daba Juan Bautista era el de reconocer los pecados, pues, para lograr un cambio, hay que reconocer las fallas. El segundo mensaje era el de cambiar la manera de vivir, esto es, el de hacer un esfuerzo constante para vivir de acuerdo con la voluntad de Dios. Esto serviría de preparación para la venida del Salvador. En suma, predicó a los hombres el arrepentimiento de los pecados y la conversión de vida. Juan reconoció a Jesús al pedirle Él que lo bautizara en el Jordán. En ese momento se abrieron los cielos y se escuchó la voz del Padre que decía: "Éste es mi Hijo amado...". Juan dio testimonio de esto diciendo: "Éste es el Cordero de Dios...". Reconoció siempre la grandeza de Jesús, del que dijo no ser digno de desatarle las correas de sus sandalias, al proclamar que él debía disminuir y Jesús crecer porque el que viene de arriba está sobre todos. Fue testigo de la verdad hasta su muerte. Murió por amor a ella. Herodías, la mujer ilegítima de Herodes, pues era en realidad la mujer de su hermano, no quería a Juan el Bautista y deseaba matarlo, ya que Juan repetía a Herodes: "No te es lícito tenerla". La hija de Herodías, en el día de cumpleaños de Herodes, bailó y agradó tanto a su padre que éste juró darle lo que pidiese. Ella, aconsejada por su madre, le pidió la cabeza de Juan el Bautista. Herodes se entristeció, pero, por el juramento hecho, mandó que le cortaran la cabeza de Juan Bautista que estaba en la cárcel.

¿Qué nos enseña la vida de Juan Bautista? Nos enseña a cumplir con nuestra misión que adquirimos el día de nuestro bautismo: ser testigos de Cristo viviendo en la verdad de su palabra; transmitir esta verdad a quien no la tiene, por medio de nuestra palabra y ejemplo de vida; a ser piedras vivas de la Iglesia, así como era el Papa Juan Pablo II.Nos enseña a reconocer a Jesús como lo más importante y como la verdad que debemos seguir. Nosotros lo podemos recibir en la Eucaristía todos los días.Nos hace ver la importancia del arrepentimiento de los pecados y cómo debemos acudir con frecuencia al sacramento de la confesión.Podemos atender la llamada de Juan Bautista reconociendo nuestros pecados, cambiando de manera de vivir y recibiendo a Jesús en la Eucaristía. El examen de conciencia diario ayuda a la conversión, ya que con éste estamos revisando nuestro comportamiento ante Dios y ante los demás.

En el siguiente enlace encontrarás más información sobre el

Nacimiento de Juan el Bautista

La natividad de San Juan Bautista por Jesús Martí Ballester

Recolha, transcrição e tradução parcial de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...