terça-feira, 30 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (61)

19 de Dezembro
SAUDAÇÃO DA EPÍSTOLA A TITO (Tito 1, 1-4)
Em comparação com a carta, que é breve, esta saudação é bastante longa. A saudação apresenta algumas novidades como o uso abundante de preposições, Paulo declara-se servo de Deus e não, como em outros textos, de Jesus Cristo, chama a Tito, como na a Timóteo, "verdadeiro filho", e menciona " a fé comum" que significa uma espécie de paternidade.
1 Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da verdade que conduz à piedade,
2 na esperança da vida eterna prometida em tempos longínquos por Deus veraz e fiel,
3 que na ocasião escolhida manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Frase para recordar:

Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da verdade...

20 de Dezembro
INSTRUÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA (Tito, 1, 5-9)
Tito é encarregado de organizar a comunidade de Creta. Era preciso nomear responsáveis para colocar à frente da Igreja. Paulo enumera as virtudes que devem adornar os presbíteros e os defeitos que devem estar ausentes das suas vidas.
5 Eu deixei-te em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei.
6 Os presbíteros devem ser escolhidos entre quem seja irrepreensível, casado uma só vez, tenha filhos fiéis e não acusados de má conduta ou insubordinação.
7 Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
8 Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente,
9 firmememente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem.

Frase para recordar:

Os presbíteros devem ser escolhidos entre quem seja irrepreensível.

21 de Dezembro
VÍCIOS DOS CRETENSES
O retrato aqui traçado por Paulo acerca dos cretenses não é nada lisonjeiro. Ele refere-se principalmente aos judeus convertidos ao cristianismo que se mostravam insubmissos. Para secundar as suas afirmações, ele cita um poeta do século VI antes de Cristo, Epiménide, que no seu livro "Oráculos" lhes chama "mentirosos, feras selvagens, glutões, preguiçosos".
É neste ambiente que Tito temn de trabalhar com toda a serenidade e enfrentar com paciência aqueles que dizem que têm fé mas não têm obras.
10 Com efeito, há muitos insubmissos, charlatães e sedutores, principalmente entre os da circuncisão.
11 É necessário tapar-lhes a boca, porque transtornam famílias inteiras, ensinando o que não convém, e isso por vil espírito de lucro.
12 Um dentre eles, o "profeta" deles, disse: "Os cretenses são sempre mentirosos, feras selvagens, glutões e preguiçosos."
13 Esta asserção reflecte a verdade. Portanto, repreende-os, serenamente, para que se mantenham sãos na fé,
14 e não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à verdade.
15 Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas.
16 Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática renegam-no, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer obra.

Frase para recordar:

Para os puros todas as coisas são puras.

22 de Dezembro

INSTRUÇÕES RELATIVAS AOS FIÉIS (Tito 2, 1-10)
Paulo exorta Tito a que os seus ensinamentos sejam segundo a sã doutrina e traça normas de conduta para as diferentes categorias de pessoas: mais velhos, jovens, de um e outro sexo, esposas, maridos, servos. Falta aqui uma norma para os patrões.
Os de mais idade devem orientar, pela palavra e pelo exemplo, os mais jovens, assim como ele, Tito, deve ser uma pregação viva e contínua pela integridade na doutrina, gravidade, linguagem sã e irrepreensível.
1 O teu ensinamento, porém, seja conforme a sã doutrina.
2 Os mais velhos sejam sóbrios, graves, prudentes, fortes na fé, na caridade e na paciência.
3 Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos.
4 Que saibam ensinar as jovens a amarem os seus maridos, a quererem bem aos seus filhos,
5 a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada.
6 Exorta igualmente os jovens a serem morigerados,
7 e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento; pela integridade na doutrina, gravidade,
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário seja confundido, não tendo a dizer de nós mal algum.
9 Exorta os servos a que sejam submissos aos seus senhores, e atentos em agradar-lhes. Em lugar de reclamar deles
10 e defraudá-los, procurem em tudo testemunhar-lhes incondicional fidelidade, para que por todos seja respeitada a doutrina de Deus, nosso Salvador.
Frase para recordar:

Mostra-te em tudo modelo de bom comportamento.

23 de Dezembro

EFEITO DA GRAÇA DE DEUS (Tito 2, 11-15)

Manifestou-se agora na favor de Deus a nosso respeito. Pela encarnação e morte de Jesus, que se entregou por nós, fomos resgatados. devemos renunciar à impiedade e paixões humanas na esperança feliz da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.
11 Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte da salvação para todos os homens.
12 Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda s sobriedade, justiça e piedade,
13 na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo,
14 que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predilecção, zeloso na prática do bem
15 Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!
Frase para recordar:

Jesus Cristo entregou-se por nós para nos resgatar de toda a iniquidade.

24 de Dezembro
DEVERES DOS FIÉIS (Tito, 3, 1-11)
Orientações a Tito para que ele saiba tratar com a insubmissa comunidade de Creta.
1 Admoesta-os a que sejam submissos aos magistrados e às autoridades, sejam obedientes, estejam prontos para qualquer obra boa.

2 não falem mal dos outros, seja pacíficos, afáveis e saibam dar provas de toda a mansidão para com todos os homens.

3 Porque também nós outrora éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda a espécie, vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros.

4 mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.

5 E, não por causa das obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude da sua misericórdia, ele nos salvou mediante o baptismo da regenaração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador,

7 para que a justificação obtida pela sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.

8 Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem, por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens.

9 Quanto a questões tolas, genealogias, contendas e disputas relativas à lei, foge delas, porque são inúteis e vãs.

10 O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o.

11 visto que esse tal é um perverso que, perseverando no seu pecado, se condena a si próprio.

Frase para recordar:

Apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador.
25 de Dezembro
CONCLUSÃO DA EPÍSTOLA A TITO (Tito 3, 12-15)
A solicitude de Paulo por todas as comunidades e pessoas manifesta-se, uma vez mais, na conclusão da carta a Tito focando pormenores interessantes. As comunidades devem apoiar os missionários itinerantes.
12 Logo que eu te enviar Artemas ou Tiquico, apressa-te a vir ter comigo a Nicópolis, onde decidi passar o inverno.

13 Prepara com cuidado a viagem do jurista Zenas e de Apolo, de maneira que nada lhes venha a faltar.

14 Urge também que os nossos aprendam a aplicar-se às boas obras para atender às necessidades mais prementes. Assim não viverão uma vida inútil.

15 Todos os que estão comigo te saúdam. Saúda todos aqueles que nos amam na fé. A graça esteja com todos vós!

Frase para recordar:

Urge que os nossos aprendam a aplicar-se às boas obras para atender às necessidades mais prementes.
26 de Dezembro
SAUDAÇÃO DA EPÍSTOLA A FILÉMON (Fil. 1, 1-3)
Esta pequeníssima carta é tida como uma joia da literatura epistolar de Paulo. Onésimo, escravo de Filémon, fugiu ao seu patrão, e encontrou-se com Paulo que o converteu.
A fuga era um delito grave sancionado com pesadas penas. Paulo torna-se cúmplice, Ele não quer que este problema se resolva pela via legal mas pelos princípios da caridade e do perdão ensinados por Cristo. esta é a razão que o leva a escrever a Filémon, possivelmente um convertido seu.
Os nomes que aparecem nesta carta quase sugerem que o assunto seja tratado publicamente, como exemplo para todos.
1 Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e seu irmão Timóteo, a Filémon, nosso muito amado colaborador,
2 a Ápia, nossa irmã, a Arquipo, nosso companheiro de luta, e à Igreja que se reúne em tua casa.
3 A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!

Frase para recordar:

A vós, graça e paz da parte de Deus.

27 de Dezembro

ACÇÃO DE GRAÇAS E SÚPLICAS (Fil. 1, 4-7)

A costumada acção de graças, que se segue à saudação, nesta carta é bem concreta: é a vida de fé e caridade de Filémon. Paulo prepara, com esta breve acção de graças, o terreno para o pedido que vai fazer. Filémon deve decidir não por motivos humanos mas em razão da sua fé.

4 Não cesso de dar graças ao meu Deus e lembrar-me de ti nas minhas orações.
5 ao receber notícias da tua caridade e da fé que tens no Senhor Jesus Cristo e para com todos os santos
6 para que esta tua fé, que compartilhas connosco, seja actuante e faça conhecer todo o bem, que se realiza entre nós por causa de Cristo.
7 A tua caridade trouxe-me grande alegria e conforto, porque os corações dos santos encontraram alívio por teu intermédio, irmão.

Frase para recordar:

Os corações dos santos encontraram alívio e conforto por teu intermédio

28 de Dezembro

(INTERCESSÃO POR ONÉSIMO (Fil. 1, 8-13)
Paulo, idoso e preso, em vez de dar uma ordem, faz um apelo à caridade de Filémon; que acolha Onésimo não como um escravo mas como um irmão. de facto, foi providencial a sua fuga porque ele se fez cristâo e agora Onésimo vai possuí-lo para sempre. O apóstolo mostra a veemência do seu pedido afirmando "recebe-o como a mim" e escrevendo pelo seu próprio punho "eu pagarei".
8 Por este motivo, embora eu tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te o que é da tua obrigação,
9 prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, idoso como estou, e agora preso por Jesus Cristo,
10 venho suplicar-te em favor deste filho meu, que gerei na prisao, Onésimo.
11 Ele poderá ter sido de pouca serventia para ti, mas agora será muito útil tanto para ti como para mim.
12 Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração.
13 Quisera conservá-lo comigo, para que em teu nome ele continuasse a assistir-me nesta minha prisão pelo Evangelho.

Frase para recordar:

Prefiro fazer um apelo à tua caridade.
29 de Dezembro

INTERCESSÃO POR ONÉSIMO (2) (fil. 1, 14-21)
14 Mas, sem o teu consentimento, nada quis resolver, para que tenhas ocasião de praticar o bem (em meu favor), não por imposição, mas sim de livre vontade
15 Se ele se apartou de ti por algum tempo, foi sem dúvida para que o pudesses reaver para sempre.
6 Agora, não já como escravo, mas muito mais do que escravo, como irmão caríssimo, meu e sobretudo teu, tanto por interesses temporais como no Senhor.
17 Portanto, se me tens por amigo, recebe-o como a mim.
18 Se ele te causou qualquer prejuízo ou está a dever alguma coisa, lança isso na minha conta.
19 Eu, Paulo, escrevo com o meu próprio punho: Eu pagarei. Para não te dizer que tu mesmo te deves inteiramente a mim!
20 Sim, irmão, quisera eu receber de ti esta alegria no Senhor! Dá esta alegria ao meu coração, em Cristo!
21 Eu escrevi-te, certo de que me atenderás e sabendo que farás ainda mais do que estou pedindo.
Frase para recordar:
Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração.
30 de Dezembro

CONCLUSÃO DA EPÍSTOLA A FILÉMON (Fil. 1, 22-25)
Paulo termina a brevíssima carta a Filémon, anunciando a sua própria visita (um motivo a mais para ser atendido) e enumerando cinco nomes que também constam da Epístola aos Colossenses.
22 Ao mesmo tempo, prepara-me pousada, porque espero, pelas vossas orações, ser-vos restituído em breve.
23 Enviam-te saudações Epafras, e meu companheiro de prisão em Cristo Jesus,
24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores.
25 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito!
31 de Dezembro
(Disse de Paulo - S. João Crisóstomo)
O CORAÇÃO DE PAULO
Nenhum texto melhor para encerrar
UM ANO COM SÃO PAULO
que este belíssimo texto de São João Crisóstomo sobre o coração de Paulo:
Não nos enganávamos se disséssemos que o coração de Paulo foi o coração do mundo inteiro (...). Era este coração bastante largo para que nele coubessem cidades inteiras, povos e nações.
Dilatou-se o meu coração.
E, contudo, este tão dilatado coração muitas vezes se estreitou contraído pelo amor mesmo que o dilatava.
Com grande aflição e coração apertado vos escrevo.
Queria eu ver desfeito em pó este coração, ainda ardente por causa de cada um daqueles que tombam em perdição (...), este coração que via a Deus.
Os corações puros verão a Deus.
Este coração mais alto que os céus, maior que o mundo inteiro, mais brilhante que o sol, mais acendido que o fogo, mais duro que o diamante, derramando rios.
Rios de água viva manarão do seu seio.
Este coração que vivia da vida nova, não daquela vida que é a nossa:
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
O coração de Paulo era o coração de Cristo, mesa do Espírito Santo e livro da Graça; e este coração tremia pelo pecado dos outros:
Temo ter inutilmente sofrido por vós (...) e não encontrar à minha chegada tal como vos queria.
Este coração que era o seu, tanto no temor como na confiança:
Temo que tendo pregado aos outros, não seja eu rejeitado.
Este coração que mereceu amar a Cristo como ninguém O amou, que desprezou no fogo e a morte, este coração era - contudo - o coração quebrado pelas lágrimas vertidas por seus irmãos.
São João Crisóstomo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...