sexta-feira, 5 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (40)

Dia 3 de Agosto
A OBRA DA RECONCILIAÇÃO (2ª Cor. 5, 11-15)
Paulo procura persuadir os ouvintes com toda a franqueza. Quando os adversários dizem que ele está fora de si, é porque o amor de Cristo o constrange. Ele não quer conhecer ninguém apenas de uma maneira humana, embora tivesse conhecido Cristo só deste modo até ao momento da sua conversão e da pergunta: que quereis de mim, Senhor?
É Deus que realiza a reconciliação não apontando nem incriNegritominando mas acolhendo. Daí o convite do Apóstolo: através de Cristo, reconciliai-vos com Deus.
11  Compenetrados do temor do Senhor, procuramos pertsuadir os homens. Estamos a descoberto aos olhos de Deus, e espero que o estejamos também diante das vossas consciências.
12  Não estamos a gabar-nos aos vossos olhos, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa. Tereis assim o que responder àqueles que se prevalecem das aparências e não do que há no coração.
13  De facto, se ficamos arrebatados fora dos sentidos, é por Deus, e se raciocinarmos sobriamente, é por vós.
14  O amor de Cristo constrange-nos, considerando que, se um só morreu por todos, logo todos morreram.
15  Sim, ele morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Frase para recordar:  
Cristo morreu por todos, a fim de que os que vivem já não vivam para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
4 de Agosto
RECONCILIAI-VOS COM DEUS  (2ª Cor. 5, 16-21)
16  Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de um modo humano. Muito embora tenhamos considerado Cristo dessa maneira, agora já não o julgamos assim.
17  Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez de novo!
18  Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação.
19  Porque era Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação.
20  Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!
21  Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus.
Frase para recordar:  
É Deus mesmo que exorta por nosso intermédio.
5 de Agosto
DEDICAÇÃO DO APÓSTOLO  (2ª Cor. 6, 1-13)
1  Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão.
2  Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.
3  A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado.
4  Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas necessidades, nas angústias,
5  nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações;
6  pela pureza, pela ciência, pela longaminidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera,
7  pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas da justiça ofensivas e defensivas,
8  através da honra e da desonra, da boa e da má fama.
9  Tidos como impostores, somos, no entanto, sinceros; como deconhecidos, somos, no entanto, bem conhecidos; como agonizantes estamos com vida; como condenados e, no entanto, estamos livres da morte;
10  como tristes, nós que estamos sempre contentes, como indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!
11  Ó coríntios, acabamos de vos falar com toda a franqueza. O nosso coração está todo ele aberto
12  Não é estreito o lugar que nele ocupais. Estreito, isso sim, é o vosso íntimo.
13  Correspondei-me com igual ternura.  Falo como a meus filhos: abri também vós largamente os vossos corações.
Frase para recordar:
Abri largamente os vossos corações.
6 de Agosto  
EVITAR OS COMPROMISSOS   (2ª Cor. 6, 14-18)
Paulo faz uma exortaçâo aos cristãos para que se distanciem do mundo pagão em que vivem inseridos. Não podem coexistir luz e trevas, Cristo e Satanás, honradez e crime... assim como era proibido colocar sob o mesmo jugo um asno e um boi (Dt. 22,10).
14   Não vos prendais ao mesmo jugo com os infiéis. Que união pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunidade entre a luz e as trevas?
15  Que compatibilidade pode haver entre Cristo e Belial? Ou que acordo entre o fiel e o infiel?
16  Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles e serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Lev 2, IIs)
17  Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e receber-vos-ei.
18  Serei para vós um  Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso (Is 52,11; Jer 31,9).
Frase para recordar:  
Somos o templo de Deus vivo.
7 de Agosto
NOTÍCIAS TRAZIDAS POR TITO (2ª Cor. 7, 1-7)
Paulo, assente em textos das promessas do Antigo Testamento, convida os cristãos à purigicação de todo o mal e a avançar no caminho da santidade.
Depois, pede que seja acolhido no coração de todos porque tudo o que faz é para seu bem. Na Macedónia, teve muitas tribulações mas Deus confortou-o com a chegada de Tito e com tudo o que ele lhe contou a respeito dos coríntios.
1  Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, realizando plenamente a nossa santificação no temor a Deus.
2  Acolhei-nos dentro do vosso coração. A ninguém temos ofendido, a ninguém temos arruinado, a ninguém temos enganado.
3  Não vos digo isto para vos condenar, pois já vos declaramos que estais no nosso coração, connosco unidos na morte e unidos na vida.
4  Tenho grande confiança em vós. Grande é o motivo de me gloriar de vós. Estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.
5  De facto, à nossa chegada à Macedónia, nenhum repouso teve o nosso corpo. Eram aflições de todos os lados, combates por fora, temores por dentro.
6  Deus, porém, que consola os humildes, confortou-nos com a chegada de Tito;
7  e não somente com a sua chegada, mas também com a consolação que ele recebeu de vós. Ele nos contou o vosso ardor, as vossas lágrimas, a vossa solicitude por mim, de modo que ainda mais me regozijei.
Frase para recordar:   
Estais no nosso coração, connosco unidos na morte e unidos na vida.
Do livro 
UM ANO COM SÃO PAULO, 
do Pde Januário Santos
Recolha e trancrição de 
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...