sábado, 6 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (42)

Dia 13 de Agosto
DAR EM ACÇÃO DE GRAÇAS (2ª Cor. 9, 6-15)
Paulo convida à generosidade mas com alegria. Deus não deixará de recompensar quem dá deste modo.
6    Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.
7    Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento Deus ama o que dá com alegria.
8    Poderoso é Deus para vos cumular com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda a espécie de boas obras.
9    Como está escrito: Espalhou e deu aos pobres, a sua justiça subsiste para sempre (Sal 111,9).
10  Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.
11  Assim, enriquecidos em todas as coisas, podereis exercer toda a espécie de generosidade que, por nosso intermédio, será ocasião de agradecer a Deus.
12  Realmente, o serviço deste obra de caridade não só provê às necessidades dos irmãos, mas é também uma abundante fonte de acção de graças a Deus.
13  Pois, ao reconhecer a experimentada virtude que esta assistência revela da vossa parte, eles glorificam a Deus pela obediência que professais relativamente ao Evangelho de Cristo e pela generosidade das vossas esmolas em favor deles e em favor de todos.
14  Além disso, eles oram por vós e dedicam-vos a mais terna afeição em vista da eminente graça que Deus vos fez.
15  Graças sejam dadas a Deus pelo seu dom inefável!
Frase para recordar:  
Aquele que semeia pouco, pouco ceifará.
14 de Agosto
APOLOGIA PESSOAL  (2ª Cor. 10, 1-11)
   Eu, Paulo, vos exorto pela mansidão e bondade de Cristo, eu que me mostro humilde quando estou entre vós mas, quando longe, sou ousado convosco.
2   Peço-vos que quando eu estiver presente não me veja obrigado a usar da minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam, que nós procedemos com intenções humanas.
3  Porque, embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne.
4  Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações.
5  Nós aniquilamos todo o raciocínio e todo o orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo o pensamento e reduzimo-lo à obediência a Cristo.
6  Estamos prontos também para castigar todos os desobedientes, desde que seja perfeita a vossa obediência.
7   Julgais as coisas pela aparência!... Quem se gloria de pertencer a Cristo considere que, como ele é de Cristo, assim também nós o somos.
8   Ainda que eu me orgulhasse um pouco mais da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação,  e não para vossa ruína, não teria que envergonhar-me.
9   Não quero, porém, dar a impressão de querer aterrar-vos com as minhas cartas.
10  "As suas cartas, dizem, são imperativas e fortes, mas, quando está presente, a sua pessoa é fraca e a palavra desprezível."
11  Quem  assim pensa, fique sabendo que o que somos por escrito nas cartas, quando estamos ausentes, o mesmo seremos também de facto, quando estivermos presentes.
Frase para recordar:  
Embora vivamos na carne, não militamos segundo a carne.
15 de Agosto
 A AUTORIDADE DO APÓSTOLO NÃO É USURPADA  (2ª Cor. 10, 12-18)
Paulo não se promove a si próprio, nem se gloria à custa do trabalho alheio. Ele prega o evangelho onde ainda não foi pregado. Ele não é termo de comparação de si mesmo.
12  Em verdade, não ousamos equiparar-nos nem comparar-nos com alguns dos que se promovem a si próprios. Medindo-se eles conforme a sua própria medida e comparando-se consigo mesmos, dão provas de pouco bom senso.
13  Nós não nos gloriaremos além da medida, mas permaneceremos dentro do campo de acçao que Deus nos determinou, levando-nos até vós.
14  Não passamos além dos limites. Estaríamos passando, caso não houvéssemos chegado até vós. Ora, realmente chegámos até vós, pregando o Evangelho de Cristo.
15  Não nos ufanamos além da medida, cobrindo-nos de trabalhos alheios. Esperamos que, com o progresso da vossa fé, a nossa obra cresça entre vós dentro do quadro de acção que nos foi determinado.
16  Assim esperamos levar o Evangelho aos países que ficam além de vós, sem nos gloriarmos das obras realizadas por outros dentro do domínio resrvado a eles.
17  Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor.
18  Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.
Frase para recordar:
Quem se gloria, que se glorie no Senhor.
16 de Agosto
O apóstolo compara-se aos seus adversários (2ª Cor. 11, 1-6)
Paulo vela pela comunidade, com carinho, como um guardião porque a desposou com Cristo. Que ninguém a seduza, como o demónio a Eva, apresentando-se como super apóstolo.
Ele gloria-se de ter pregado o evangelho gratuitamente. Que a comunidade veja bem se não há ministros da mentira a disfarçar-se em ministros da verdade e da justiça.
1   Oxalá suportásseis um pouco de loucura da minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.
2   Eu consagro-vos um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
3   Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim se corrompam os vossos mandamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo.
4   Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos prégamos, ou se trata de receber outro espírito, diferente do que recebestes, ou outro evangelho, diverso do que abraçastes, de boa mente o aceitais.
5   Mas penso que em nada tenho sido inferior a esses "eminentes" apóstolos!
6   Pois, embora eu seja de pouca eloquência, não acontece o mesmo quanto à ciência: é o que em tudo e a cada passo vos temos manifestado.
Frase para recordar: 
Consagro-vos um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
17 de Agosto
Desprendimento do Apóstolo (2ª Cor. 11, 7-15)
Paulo lembra o seu desprendimento no anúncio do Evangelho aos Coríntios. Essa glória ninguém lha poderá tirar.
7   Porventura cometi alguma falta, em vos ter pregado o Evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me para vos exaltar?
8   Para vos servir, despojei outras igrejas, recebendo delas o meu sustento.
9   Estando convosco e passando  alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, porque os irmãos que vieram da Macedónia supriram o que me faltava. Em tudo me guardei e me guardarei de vos ser pesado.
10 Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
11  E porquê? Será, porque não vos amo? Deus o sabe!
12  Mas o que faço, continuarei a fazê-lo, para cortar pela raiz todo o pretexto àqueles que procuram algum para se envaidecerem e se afirmarem iguais a nós.
13   Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo.
14  O que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz,
15  parece bem normal que os seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras.
Frase para recordar:
Para vos servir, despojei outras igrejas, recebendo delas o meu sustento.
Do livro 
UM ANO COM SÃO PAULO, 
do Pde Januário Santos
Recolha e trancrição de 
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...