sábado, 20 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (52)

3 de Outubro
SAUDAÇÃO AOS FILIPENSES (Fil. 1, 1-2)
Na saudaçâo vêm os nomes dos remetentes, Paulo e Timóteo, um dos melhores colaboradores de Paulo talvez também em Filipos. Em vez do título corrente de "apóstolo" aqui aparece "servos", título tradicional no Antigo e Novo Testamento.
É a primeira vez que no Novo Testamento é empregada a palavra "bispos" que não podemos precisar se designa realmente bispos ou simples sacerdotes.
1 Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Jesus Cristo, que se acham em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:
2 A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
Frase para recordar:
Graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!
4 de Outubro
ACÇÃO DE GRAÇAS E SÚPLICA (Fil. 1, 3-11)
Após a costumada acção de graças, o apóstolo manifesta os seus sentimentos de carinho por esta comunidade que não só recebeu a mensagem evangélica como até cooperou na sua difusão. Esta carta é muito pessoal. Nela Paulo deixa estravazar o seu coração terno por esta comunidade amiga.
Negrito
3 Dou graças ao meu Deus, cada vez que de vós me lembro.
4 Em todas as minhas orações, rezo sempre com alegria por todos vós,
5 recordando-me da cooperação que tendes dado na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.
6 Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até ao dia de Jesus Cristo.
7 É justo que eu tenha bom conceito de todos vós, porque vos trago no coração, por terdes tomado parte na graça que me foi dada, tanto na minha prisão como na defesa e na confirmaçao do Evangelho.
8 Deus me é testemunha da ternura que vos consagro a todos, pelo entranhado amor de Jesus Cristo!
9 Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério,
10 com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo,
11 cheios de frutos da justiça, que provêm de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Frase para recordar:
Deus me é testemunha da ternura que vos consagro a todos, pelo entranhado amor deJesus Cristo!
5 de Outubro
PROGRESSO DO EVANGELHO (Fil. 1, 12-19)
Se a prisão de Paulo pode parecer, à primeira vista, uma desgraça, não o foi efectivamente porque lhe deu mais visibilidade e pôs a descoberto a razão porque tinha sido preso: não por ter infligido a lei romana mas por pregar Jesus Cristo ressucitado. Há quem, por inveja ou intriga, pregue Jesus. Paulo alegra-se porque, seja qual for o pretexto, o importante é que Cristo seja anunciado.
12 Meus irmãos, quero fazer-vos saber que os acontecimentos que me envolvem estão redundando em maior proveito do Evangelho.
13 Em todo o pretório e por tosda a parte tornouj-se conhecido que é por cauisa de Crosto que estou poreso.
14 A maior parte dos irmãos, perante a notícia das minhas cadeias, ganhou nova confiança no Senhor e maior entusiasmo para anunciar sem temor a palavra de Deus.
15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja de mim e por discórdia, mas outros fazem-no com toda a boa vontade.
16 Estes, por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho;
17 aqueles, ao contrário, pregam Cristo por espírito de intriga, e não com recta intenção, no intuito de agravar o meu sofrimento nesta prisão.
18 Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei.
19 Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo.
Frase para recordar:
Contanto que Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro mas sempre me alegrarei.
6 de Outubro
VIDA OU MORTE? (Fil. 1, 20-26)
Paulo está perante um dilema: vida ou morte. A escolha não depende dele mas dos romanos. Mas, se fosse ele a escolher, não saberia que escolher: por um lado desejava morrer para estar com Cristo; por outro, deejava viver para continuar com os filipenses porque ainda lhes é necessário para os confirmar na fé.
Parece-lhe que o Senhor Jesus lhe reserva esta segunda opção.
20 O meu ardente desejo e a minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte.
21 Porque para mim o viver é Cristo e morrer é lucro.
22 Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir.
23 Sinto-me pressionado dos dois lados; por uma parte, desejaria morrer para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor;
24 mas, por outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós.
25 Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei convosco, para proveito vosso e consolação da vossa fé.
26 Assim, a minha volta para junto de vós dar-vos-á um novo motivo de alegria em Cristo Jesus.
Frase para recordar:
Para mim viver é Cristo e o morrer é lucro.
7 de Outubro
APELO À CONSTÂNCIA (Fil. 1, 27-30)
Paulo recomenda aos cristãos que tenham uma conduta irrepreensível por causa do Evangelho. Não se trata apenas de boas maneiras numa sociedade civilizada por causa da harmonia no convívio. A razão é outra: o evangelho.
Por isso, terão também de padecer. O que aqui está em causa é a pessoa por quem se padece: Cristo.
27 Cumpre, somente, que vos mostreis em vosso proceder dignos do Evangelho de Cristo. Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes num só espírito, lutando unanimemente pela fé do Evangelho,
28 sem vos deixardes intimidar em nada pelos vossos adversários. Isto para eles é motivo de perdição, mas para vós é salvação. E é a vontade de Deus,
29 porque a vós vos é dado não somente crer em Cristo, mas ainda sofrer por ele.
30 Sustentais o mesmo combate que me tendes visto travar e no qual sabeis que eu continuo agora.
Frase para recordar:
Em, vosso proceder, mostrai-vos dignos do Evangelho de Cristo.
Do livro
UM ANO COM SÃO PAULO,
do Pde Januário Santos
Recolha e transcrição de
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 789 - SÉRIE DE 2024 - Nº (265) - SANTOS DE CADA DIA - NÚMERO ( 3 2 0 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 265º  Número da S...