segunda-feira, 22 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (54)

13 de Outubro
O QUE PAULO FEZ POR CRISTO (Fil. 3, 4-9)
Se alguém podia confiar na carne, esse alguém era Paulo pelo nascimento, circuncisão, lei e zelo. Mas ele tudo considera como perda perante a enorme vantagem de ter sido alcançado por Cristo, no caminho de Damasco, a quem ele agora quer alcançar. Seja qual for a posiçâo de cada cristão, é preciso continuar a correr rumo à meta que é Jesus Cristo.
4 No entanto, eu poderia confiar também na carne. Se há quem julgue ter motivos humanos para se gloriar, eu ainda os possuo mais:
5 circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto à lei, fariseu;
6 quanto ao zelo, perseeguidor da Igreja; quanto à justiça legal, declaradamente irrepreensível.
7 Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo.
8 Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e considero como lixo, a fim de ganhar Cristo.
9 e estar com ele. Não com a minha justiça, que vem da lei mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé.
Frase para recordar:
Tudo o que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo.
14 de Outubro
O QUE PAULO FEZ POR CRISTO (2) (Fil. 3, 10-16)
Negrito
10 Anseio por conhecer Cristo, o poder da sua Ressurreição, e a participação nos seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte.
11 Com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos.
12 Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu empenho-me em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13 Consciente de a não ter ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e avançando para a frente,
14 persigo o alvo, rumo ao prémio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.
15 Nós, os mais perfeitos, punhamos nisto o nosso afecto; e, se tendes outro sentir sobre isto, Deus vos há-de esclarecer.
16 Contudo, seja qual for o grau a que chegarmos, o que importa é prosseguir decididamente.
Frase para recordar:
Empenho-me em conquistar a perfeição.
15 de Outubro
SEGUIR O EXEMPLO DE PAULO (Fil. 3, 17-21)
Porque se entregou completamente a Cristo, Paulo propõe-se como exemplo a todos os cristãos. É exemplo de alguém que procura açlcançar Cristo. Há muitos maus cristãos e judaizantes que procedem como inimigos da Cruz de Cristo agarrados a cultos materiais, a ritos apenas exteriores, enquanto a nossa pátria é o céu. Seremos glorificados à imagem de Jesus Ressuscitado.
17 Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos.
18 Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo,
19 cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só tNegritoêm prazer no que é terreno.
20 Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
21 que transformará o nosso corpo miserável, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda a criatura.
Frase para recordar:
Sede meus imitadores e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos demos.
16 de Outubro
RECOMENDAÇÕES DIVERSAS (Fil. 4, 1-9)
Paulo recomenda a Evódia e Síntique, duas mulheres cristãs que discordavam entre si, que vivam em paz. Sínzigo, personagem desconhecido, colaborador, é chamado a ajudá-las. Clemente terá
a sido, como indica a tradição, o terceiro Papa.
1 Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, minha alegria e minha coroa, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos.
2 Exorto a Evódia, exorto igualmente a Síntique que vivam em paz no Senhor.
3 E a ti, fiel Sínzigo, também rogo que as ajudes, pois que trabalharam comigo no Evangelho, com Clemente e com os demais colaboradores meus, cujos nomes estão inscritos no livro da vida.
4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a acção de graças.
7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
8 Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa-fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar os vossos pensamentos.
9 O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isso praticai, e o Deus da paz estará convosco.
Frase para recordar:
Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade.
17 de Outubro
AGRADECIMENTOS PELOS SOCORROS RECEBIDOS (Fil. 4, 10-20)
10 Fiquei imensamente contente, no Senhor, porque, finalmente, vi reflorescer o vosso interesse por mim. É verdade que sempre pensáveis nisso, mas faltava-vos oportunidade de demonstrá-lo.
11 Não é a minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho.
12 Sei viver na penúria e sei também viver na abundância. estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade.
13 Tudo posso naquele que me conforta.
14 Contudo, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação.
15 Vós que sois de Filipos, bem sabeis como, no início do meu ministério evangélico, quando parti da Macedónia, nenhuma comunidade abriu comigo contas de deve-haver, senão vós somente.
16 Já por duas vezes mandastes para Tessalónica o que me era necessário.
17 Não é o donativo em si que eu procuro, mas sim os lucros que vão aumentando o vosso crédito.
18 Recebi tudo e em abundância. Estou bem provido, depois de ter recebido de Epafrodito a vossa oferta: foi um suave perfume, um sacrifício que Deus aceita com agrado.
19 Em recompensa, o meu Deus há-de prover magnificamente a todas as vossas necessidades segundo a sua glória, em Jesus Cristo.
20 A Deus, nosso Pai, seja dada glória, por toda a eternidade!
Frase para recordar:
Tudo posso naquele que me conforta!
18 de Outubro
CONCLUSÃO DA CARTA AOS FILIPENSES (Fil. 4, 21-23)
Após a costumada doxologia, versículo 29, o apóstolo conclui a carta aos Filipenses com saudações mas sem citar o nome de ninguém. Faz referência à casa de César, isto é, aos que estavam ao serviço do imperador. Isto diz-nos que o cristianismo já tinha entrado entre os que serviam o imperador.
21 Saudai em Jesus Cristo todos os santos. Os irmãos que estão comigo saúdam-vos.
22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.
23 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito!
Frase para recordar:
Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.
Do livro
UM ANO COM SÃO PAULO,
do Pde Januário Santos
Recolha e transcrição de
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...