terça-feira, 30 de junho de 2009

O CORAÇÃO DE PAULO

Finalmente:
Ainda durante este mês de Junho (dia 30 - hoje) consegui terminar a publicação que decidi levar a cabo há cerca de 60 dias, mais ou menos, dos textos insertos por ordem diária (de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro) conforme a paginação literária que o autor lhe quis dar - suponho eu - do livro UM ANO COM SÃO PAULO, da autoria do Pde Januário dos Santos, que eu gostaria de ter terminado até ontem, data oficial de encerramento do Ano Paulino que decorreu, como todos sabem de 29 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009, o que não me foi possível devido aos problemas que afectaram o meu computador na última semana e de que já dei conta no passado Domingo.
Conforme verificaram ficou totalmente feita a referida publicação, na anterior postagem. No entanto, tendo em conta que o texto escrito por São João Crisóstomo, é duma beleza extraordinária, senti necessidade de o repetir novamente, em separado, e com um tipo de letra diferente, para que possa ser saboreado como deve ser para fechar com "chave de ouro" o meu ANO PAULINO...
(... que para mim, não acabou...)
31 de Dezembro (...Disse de Paulo - S. João Crisóstomo...) O CORAÇÃO DE PAULO
Nenhum texto melhor para encerrar UM ANO COM SÃO PAULO que este belíssimo texto de São João Crisóstomo sobre o coração de Paulo:
Não nos enganávamos se disséssemos que o coração de Paulo foi o coração do mundo inteiro (...). Era este coração bastante largo para que nele coubessem cidades inteiras, povos e nações.
Dilatou-se o meu coração.
E, contudo, este tão dilatado coração muitas vezes se estreitou contraído pelo amor mesmo que o dilatava.
Com grande aflição e coração apertado vos escrevo.
Queria eu ver desfeito em pó este coração, ainda ardente por causa de cada um daqueles que tombam em perdição (...), este coração que via a Deus.
Os corações puros verão a Deus.
Este coração mais alto que os céus, maior que o mundo inteiro, mais brilhante que o sol, mais acendido que o fogo, mais duro que o diamante, derramando rios. Rios de água viva manarão do seu seio. Este coração que vivia da vida nova, não daquela vida que é a nossa:
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
O coração de Paulo era o coração de Cristo, mesa do Espírito Santo e livro da Graça; e este coração tremia pelo pecado dos outros:
Temo ter inutilmente sofrido por vós (...) e não encontrar à minha chegada tal como vos queria.
Este coração que era o seu, tanto no temor como na confiança:
Temo que tendo pregado aos outros, não seja eu rejeitado.
Este coração que mereceu amar a Cristo como ninguém O amou, que desprezou no fogo e a morte, este coração era - contudo - o coração quebrado pelas lágrimas vertidas por seus irmãos.
São João Crisóstomo
Recolha, transcrição e composição para este blogue
de António Fonseca - 30-6-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...