sábado, 13 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (45)

Dia 28 de Agosto
ESTÁ EM HARMONIA COM OS OUTROS APÓSTOLOS (Gal. 1, 1-10)
Paulo presta conta da sua actuação, não porque tenha sido intimado a que o faça mas por causa da situação criada pelos boatos dos "falsos irmãos".
1 Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo.
2 E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão.
3 Entretanto, nem sequer o meu companheiro Tito, embora gentio, foi obrigado a circuncidar-se.
4 Mas, por causa dos falsos irmãos, intrusos que furtivamente se introduziram entre nós para espiar a liberdade de que gozávamos em Cristo Jesus, a fim de nos escravizar,
5 fomos, por esta vez, condescendentes, para que o Evangelho permanecesse na sua integridade.
6 Quanto aos que eram de autoridade o que antes tinham sido não me importa, pois Deus não se deixa levar por consideração de pessoas, estas autoridades, digo, nada me impuseram.
7 Ao contrário, viram que a evangelização dos incircuncisos me era confiada, como a dos circuncisos a Pedro
8 (porque aquele cuja acção fez de Pedro o apóstolo dos circuncisos, fez também de mim o dos pagãos).
9 Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo:
10 iríamos aos pagãos, e eles aos circuncidados. Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção.
Frase para recordar:
Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres
29 de Agosto
NÃO SE PODE ACOMODAR O EVANGELHO AOS JUDAIZANTES
(Gal. 2, 11-14)
Paulo achou que Pedro devia manter-se firme no costume adoptado, para que todos vissem que os não judeus convertidos e os judeus cristãos eram iguais perante o Evangelho. Trata-se, portanto, de um modo externo de agir de Pedro, uma questão de prudência, de um assunto externo, acidental e secundário, e não essencial ou dogmático. Pedro aceitou a advertência amiga de Paulo comprovando assim que ambos estavam de acordo a esse respeito. Aliás, nunca houve desacordo doutrinário entre eles. Por este facto,Negrito Paulo reconhece que a autoridade de Pedro era grandemente acatada e a influência que ele tinha entre os cristãos, como chefe da Igreja Universal.
11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável.
12 Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados.
13 Os demais judeus convertidos seguiram-lha a atitude equívoca, de maneira que mesmo Barnabé foi levado por eles a essa dissimulação.
14 Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: "Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?"
Frase para recordar:
Quando Pedro veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável.
30 de Agosto
A PRÁTICA DA LEI DE MOISÉS NÃO NOS TORNA JUSTOS (Gal. 2, 15-21)
O homem não obtém a justiça pela prática da lei, mas pela fé em Jesus. Por isso nós cremos em Cristo Jesus e, assim, nos revelamos pecadores. Se agora declarasse que precisava da lei para salvar-me iria reconstruir o que tinha derrubado. Paulo afirma pessoalmente: por meio da lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.
15 Nós, judeus de nascença, e não pecadores dentre os pagãos,
16 sabemos, contudo, que ninguém se justifica pela prática dNegritoa lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo. Também nós cremos em Jesus Cristo, e tiramos assim a nossa justificação da fé em Cristo, e não pela prática da lei. Pois, pela prática da lei, nenhum homem será justificado.
17 Pois, se nós, que aspiramos à justificação em Cristo, retornamos ainda, ao pecado, seria porventura Cristo ministro do pecado? Por certo que não!
18 Se torno a edificar o que destruí, confesso-me transgressor.
19 Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo.
20 Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
21 Não menosprezo a graça de Deus; mas, em verdade, se a justiça se obtém pela lei, Cristo morreu em vão.
Frase para recordar:
Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.
31 de Agosto
PELA FÉ EM JESUS, CUMPREM-SE AS ANTIGAS PROMESSAS (Gal. 3, 1-6)
Uma introdução muito dura. Os Gálatas, vindos do paganismo, subiram às alturas do Espírito. Agora querem baixar de novo às obras da carne através duma religiosidade de observância e de ritos.
Da "insensatez" que constituia para os pagãos a pregação da Cruz, eles tinham, chegado à sabedoria de Deus. Agora caem na verdadeira insensatez de abandonar o Espírito para voltar a uma religiosidade de obras.
1 Ó Gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?
2 Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé?
3 Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne?
4 Foi em vão que fizestes tantas experiências! Se é que foi em vão!
5 Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o fez pela prática da lei, pou pela aceitação da fé?
6 Foi este o caso de Abraão: ele creu em Deus e isto lhe foi levado à conta da justiça (Gén 15,6).
Frase para recordar:
Ó Gálatas insensatos! Quem vos enfeitiçou?
1 de Setembro
SOMENTE OS HOMENS DE FÉ SÃO VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO
(Gal. 3, 7-13)
Paulo encadeia uma série de textos, iluminados pela ressurreição do Senhor, para demonstrar que fomos justificados por Jesus.
7 Sabei, pois; só os que têm fé é que são filhos de Abraão.
8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: Em ti todos os povos serão abençoados (Gén 18, 18).
9 De modo que os homens de fé serão abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé.
10 Todos os que se apoiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição. Pois está escrito: Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do livro da lei (Deut 27, 26).
11 Que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, porque o justo viverá pela fé (Hab. 2,4).
12 Ora, a lei não provém da fé mas do cumprimento: quem observar estes preceitos viverá por eles (Lev. 18,5).
13 Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro (Deut 21,23).
2 de Setembro
SOMENTE OS HOMENS DE FÉ SÃO VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO (2)
(Gal. 3, 14-18)
14 Assim a bênção de Abraão estende-se aos gentios, em Cristo Jesus, e pela fé recebemos o Espírito prometido.
15 Irmãos, vou apresentar-vos uma comparação de ordem humana. Se um testamento for feito em boa e devida forma, por quem quer que seja, ninguém o pode anular ou acrescentar-lhe alguma coisa.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: aos seus descendentes, como se fossem muitos, mas fala de um só: e à tua descêndencia (Gén 12, 7), isto é, a Cristo.
17 Afirmo, portanto: a lei que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anular o testamento feito por Deus em boa e devida forma e não pode tornar sem efeito a promessa.
18 Porque, se a herança se obtivesse pela lei, já não proviria da promessa. Ora, pela promessa é que Deus deu o seu favor a Abraão.
Frase para recordar:
Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição.
Do livro
UM ANO COM SÃO PAULO,
do Pde Januário Santos
Recolha e trancrição de
António Fonseca

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