domingo, 21 de junho de 2009

UM ANO COM SÃO PAULO (53)

8 de Outubro
EXEMPLO DA HUMILDADE DE CRISTO (Fil. 2, 1-11)
Com muita ternura, Paulo pede que completem a sua alegria com uma vida toda fundada na humildade e na caridade. E apresenta como modelo o próprio Jesus Cristo.
1 Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão,
2 completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos.
3 Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos.
4 Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, mas sim os dos outros.
5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu da sua igualdade com Deus,
7 mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.
8 E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos.
11 E toda a língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor.
Frase para recordar:
Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
9 de Outubro
PERSEVERANÇA NO ESFORÇO PELA PERFEIÇÃO (Fil. 2, 12-18)
Paulo exorta os filipenses a trabalhar seriamente na obra da salvação, no meio de uma sociedade depravada fazendo tudo sem murmuração nem crítica. Assim eles serão como que luzeiros no mundo e o apóstolo, recorrendo a uma metáfora desportiva, terá a consolação de não ter corrido em vão porque alcançou o prémio do seu trabalho.
Negrito
12 Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.
13 Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o agir.
14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas,
15 a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus, íntegros no meio duma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo
16 a ostentar a palavra da vida. Deste modo, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.
17 Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.
18 Vós, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo.
Frase para recordar:
Trabalhai na vossa slavação com temor e tremor.
10 de Outubro
RECOMENDAÇÃO DE TIMÓTEO (Fil. 2, 19-24)
Paulo traça um rasgado elogio de Timóteo, fiel como um filho ao pai, e lamenta o comportamento dos que buscam, os próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
19 Espero no Senhor Jesus Cristo enviar-vos dentro em breve Timóteo, para que me traga notícias vossas e eu me sinta reconfortado.
20 Pois não há ninguém como ele, tão unido a mim em sentimento, que com tão sincera afeição se interesse por vós.
21 Todos os demais buscam os próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
22 Quanto a ele, conheceis a sua inabalável fidelidade: tal como um filho ao pai, ele se dedica comigo ao serviço do Evangelho.
23 É ele que eu pretendo enviar-vos, logo que eu puder entrever o desfecho da minha causa.
24 Aliás, confio no Senhor que também eu irei visitar-vos em breve.
Frase para recordar:
Não há ninguém, como Timóteo, tão unido a mim em sentimento, que com tão sincera afeição se interesse por vós.
11 de Outubro
SITUAÇÃO DE EPAFRODITO (Fil. 2, 25-30)
Na maneira como fala dos seus colaboradores, aqui de Epafrodito, Paulo manifesta toda a ternura do seu coração. Ele pede que sejam bem acolhidos e bem tratados.
A doença de Epafrodito, que tinha sido designado, pela comunidade para assistir o apóstolo nas suas necessidades, foi causa de muita preocupação não só para ele mas também para os filipenses.
25 Julguei necessário enviar-vos o vosso irmão Epafrodito, meu companheiro de trabalho e de lutas, que designastes para me assistir nas minhas necessidades.
26 Ele estava com saudades de todos vós e visivelmente preocupado, por terdes tido notícia da sua doença.
27 De facto esteve mal, às portas da morte! Mas Deus teve compaixãpo dele, e não somente dele, mas também, de mim, para que eu não tivesse aflição sobre aflição.
28 Esta é a razão porque procurei enviá-lo antes, para que, vendo-o, novamente vos alegreis e eu também fique menos preocupado.
29 Portanto, acolhei-o no Senhor com toda a alegria e tratai com grande estima homens assim.
30 Porque foi pela causa de Cristo que esteve próximo da morte, e arriscou a própria vida, para me pestar os serviços que vós não podiéis prestar em pessoa.
Frase para recordar:
Foi por causa de Cristo que arriscou a sua vida.
12 de Outubro
FALSOS DOUTORES (Fil. 3, 1-3)
Depois de uma linguagem terna, Paulo, de repente, utiliza termos duros e ofensivos contra os judaizantes que pregavam a necessidade da circuncisão para abraçar o cristianismo. Não se sabe se eles já exerciam a sua influência na comunidade ou se o apóstolo queria precavê-la contra a sua vinda.
1 No mais, meus irmãos, alegrai-vos no Senhor. Tornar a escrever-vos as mesmas recomendações, a mim por certo não me é penoso, e a vós é-vos conveniente.
2 Cuidado com esses cães! Cuidado com esses charlatães! Cuidado com esses mutilados!
3 Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos a nossa glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
Frase para recordar:
Os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos a nossa glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.
Do livro
UM ANO COM SÃO PAULO,
do Pde Januário Santos
Recolha e transcrição de
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...