domingo, 4 de dezembro de 2011

Nº 1123-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - 2º DOMINGO DO ADVENTO - 4 DE DEZEMBRO DE 2011

 

Nº  1123-2

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

4 DE DEZEMBRO DE 2011

2º DOMINGO DO ADVENTO

Mc 1, 1-8

1  -  PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO DE JESUS  -  Título do livroPregação do Baptista  -  Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme está escrito no profeta IsaíasEis que envio, à Tua frente, o Meu mensageiro, a fim de preparar o Teu caminho. Voz do que brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. – João Baptista apareceu no deserto a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se com pelos de camelo e trazia um cinto de couro em torno dos rins; alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim, vai chegar outro que é mais poderoso do que eu, diante do Qual não sou digno de me prostrar para Lhe desatar as correias das sandálias. Eu vos batizarei em água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo».

1. O começo, o ponto de partida, para conhecer Jesus é o “Evangelho”, que significa literalmente “Boa Nova”. Mas está demonstrado que, ao referir-se ao Segundo Isaías (como em outros autores da época: Filóstrato) trata-se de uma “Boa Nova” que equivale a uma vitória, um triunfo (M. B. Borling, Joel Marcus). É, como se verá ao longo deste Evangelho de Marcos, a vitória sobre todos os falsos caminhos para encontrar Deus. Por isso se faz referência, em seguida, ao “caminho” que aplana, que facilita a procura de Deus. Esse caminho é o próprio Jesus. O Evangelho de Jesus é o relato e a mensagem que nos explica Jesus e que assim nos ensina o caminho que é a própria vida de Jesus. A vida de Jesus, suas convicções, seus hábitos e costumes, seus gostos e preferências, seu estilo e suas formas, tudo isso é o que nos traça o caminho a seguir na vida.

2. Este caminho não começa no templo, mas sim no deserto. Não é o caminho do sagrado, mas sim do profano. Não é o caminho do religioso, mas sim o do laico. Não é o caminho dos sacerdotes, mas sim dos profetas. Não é o caminho das dignidades e dos privilégios, mas sim o caminho das suspeitas e das ameaças. Não é o caminho das normas, mas sim o caminho da liberdade. Nem sequer é o caminho dos ascetas e da solidão, mas sim o caminho da normalidade e da convivência.

3. Este caminho, que segue o programa de vida, que seguiu Jesus, produz a muita gente (sobretudo a gente da Igreja) confusão, dúvidas, medos inconfessáveis, mal estar, recusa e seguramente indignação. Por isso, a Igreja, sua teologia e sua espiritualidade, resistem perante a proposta deste caminho. Além disso resistem convencidos de que devem resistir perante uma proposta que rompe com tradições de séculos, com ensinamentos de santos e teólogos, com doutrinas papais, com normas religiosas e canónicas. Assim, devido a tais resistências, a Igreja fez-se odiada para muita gente. E a religião é cada dia um fenómeno mais marginal. Por isso, até o Evangelho resulta com frequência insignificante. Um dia, Jesus disse aos “homens da religião” «Asseguro-Vos que os publicanos e as prostitutas irão adiante de vós para entrar no reino de Deus. Porque João vos ensinou o caminho para serem justos e não acreditastes; em troca, os publicanos e as prostitutas acreditaram» (Mt 21, 31-32). Não seguirá sucedendo o mesmo nos nossos dias?.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e apenas quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu:  “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...