sábado, 6 de outubro de 2012

Nº 1430-3 - IN MEMORIAM do Padre Mário Salgueirinho - 6 de Outubro de 2012

(Post para publicação em 6 de Outubro de 2012 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
COMPRAVA EM DUPLICADO

 

O egoísmo nasceu com o homem. Mas cresceu e desenvolveu-se de tal maneira que atingiu um grau de densidade que, à primeira e mais leve picadela, espirra imediatamente em qualquer expressão, quer por palavras quer por atitudes.
Temos de concordar que não fomos educados para a solidariedade nem educamos estas gerações novas na partilha dos problemas dos outros: nem de alegria nem de angústia…
Desde pequenino que o ser humano ouve e aprende a dizer a palavra «meu». É  «meu…» É só «meu…».
E é neste ambiente egoísta que a criança cresce…
Há no entanto pais atentos que sentem isso e procuram reagir da melhor maneira.
Certo pai tentou rebater esta tendência e este tipo de educação centrada em si próprio e criou esta forma bizarra para fazê-lo.

Tinha um filho criança ainda. Sempre que comprava uma bola para o filho, ou qualquer brinquedo, ou qualquer guloseima, fazia-o sempre em duplicado. E explicava a quem se surpreendia:

- «Compro duas coisas para ele dar uma a um  companheiro que não tenha, a um vizinho pobre. Meu filho tem de crescer pensando nos outros, pensando que os outros também têm direito a ter o que ele tem,  seja uma bola, seja uma bicicleta, seja um chocolate, para serem felizes como ele, para sentirem a sensação de alegria que ele sente quando recebe algo que lhe agrada»

Alguém lhe observou que isso ficaria caro.

- «Não importa! – respondeu. «Se eu conseguir que ele seja solidário com os outros, valeu a pena gastar o que gastei…»

Temos de achar interessante a iniciativa e de concordar que é um bom investimento.

 

Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
======================================
Do livro “Dar é receber”

A TÁBUA E OS PREGOS

 

Nem sempre temos presente que as agressões de palavras são por vezes mais dolorosas e graves que agressões físicas. E que deixam cicatrizes na pessoa magoada ou ferida.
Havia um rapazinho de temperamento áspero, que se irritava e magoava as pessoas com palavras de má criação.
Seu pai, desgostoso, quis mostrar ao filho as consequências desse temperamento irritável. Deu-lhe um saco de pregos e uma tábua lisa e ordenou-lhe que sempre que tivesse uma atitude de impaciência, pregasse um prego naquela tábua.
O moço começou então a executar o que o pai determinara. Pregou um prego, dois pregos, três pregos, até que chegou a pegar 30 pregos num dia.
Verificou que a sua irritação era grande. Começou a controlar-se, a dominar o seu mau génio, e a pregar menos pregos até ao dia em que não pregou prego nenhum, porque não foi grosseiro com ninguém.
Falou com o pai, mostrando-lhe a sua satisfação por ter conseguido corrigir aquele defeito. O pai mandou-o arrancar todos os pregos e trazer-lhe em seguida a tábua. E disse: «Filho, vê como a tábua está marcada pelos pregos. Nunca mais será uma tábua como era antes».
«Quando feres as pessoas com as tuas palavras agressivas, machucas as pessoas, como os pregos na tábua. Podes pedir mil vezes desculpa e perdão, mas as cicatrizes ficam. Há palavras que ferem mais profundamente que algumas agressões físicas…».

 

Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
6-Outubro-2012 - 10,30 horas
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...