sábado, 13 de outubro de 2012

Nº 1437-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (21) - 13 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1437 - 2ª Página
13 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S
270px-Abraham_and_the_Three_Angels_t
Abrão e os 3 Anjos

Agar_and_Ishmael_in_the_Wilderness_t

Agar e Ismael

HISTÓRIA DOS PATRIARCAS
21 – NASCIMENTO ISAAC – O Senhor visitou Sara, como lhe tinha dito, e realizou nela o que prometera. Sara concebeu e, apesar da sua velhice, deu um filho a Abraão, na data marcada por Deus. Ao filho que lhe nascera de Sara, deu Abraão o nome de Isaac. Abraão circuncidou seu filho Isaac na idade de oito dias, como Deus lhe ordenara. Abraão tinha cem anos quando nasceu Isaac, seu filho. Sara disse: «Deus concedeu-me uma alegria, e todos quantos o souberem felicitar-me-ão». Ela acrescentou: «Quem poderia dizer a Abraão que Sara amamentaria filhos? No entanto, dei um filho à sua velhice».

 

eXPULSÃO DE aGAR E iSMAEL

Expulsão de Ismael e de Agar

Expulsão de Ismael e de Agar – O filho cresceu e foi desmamado. No dia em que foi desmamado, Abraão ofereceu um grande banquete. Sara viu rir o filho que Agar, a egípcia, dera a Abraão: E ela disse a Abraão: «Expulsa esta escrava e o filho, porque o filho desta escrava não herdará com o meu filho Isaac». Esta frase desgostou profundamente Abraão por causa de Ismael, seu filho. Mas Deus disse-lhe: «Não te preocupes com a criança e com  a tua escrava. Faze tudo quanto Sara de pedir, pois de Isaac, há-de nascer a posteridade que usará o teu nome. Contudo, farei sair também uma nação do filho da escrava, porque também ele é teu filho».

No dia seguinte de manhã, Abraão tomou pão e um odre de água, deu-o a Agar e colocou-o sobre os ombros dela; depois, mandou-a embora com o seu filho.

Ela partiu e, embrenhando-se no deserto de Bersabé, por lá andou ao acaso. Tendo-se acabado a água do odre, deitou o filho debaixo de um arbusto, e foi sentar-se do lado oposto, à distância de um tiro de arco, porque dizia: «Não quero ver o meu filho morrer». Sentou-se, pois do lado oposto e começou a chorar. Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou do céu Agar, e disse-lhe: «Que tens tu, Agar? Nada temas, porque Deus ouviu a voz do menino, do lugar em que está. Ergue-te, vai buscar outra vez o teu filho, toma-o pela mão, pois farei nascer dele um grande povo». Deus abriu-lhe os olhos, ela viu um poço onde foi encher o odre e deu de beber ao filho.

Abraão e Abimelec em BersabéDeus protegeu o menino. Ele cresceu, residiu no deserto e tornou-se um hábil arqueiro. Ele permaneceu no deserto de Faran e a mãe escolheu-lhe uma mulher oriunda do Egipto.

Por aquele tempo, Abimelec, acompanhado por Pikol, chefe do seu exército, disse a Abraão: «Deus está contigo em tudo quanto fazes. Jura-me, então, por Deus, que nunca me atraiçoarás nem aos meus filhos, nem aos meus netos, e que usarás comigo e para com a terra onde tens vivido da mesma benevolência que tive para contigo». Abraão respondeu: «Juro». Todavia, Abraão apresentou reclamações a Abimelec a respeito de um poço de que os servos de Abimelec se haviam apoderado. Abimelec respondeu: «Ignoro quem fez isso, tu nunca me disseste coisa alguma sobre o assunto, e só hoje ouvi falar nela». Então, Abraão tomou ovelhas e bois e ofereceu-as a Abimelec, e estabeleceram uma aliança entre os dois. Abraão separou sete cordeiros do rebanho. Perguntou-lhe o rei: «Que significam estes sete cordeiros que opuseste de parte Abraão respondeu: «Aceitarás da minha mão estes sete cordeiros, como testemunhas de ter sido eu quem abriu este poço». Por isso, chamaram Bersabé a esse lugar. Com efeito, os dois prestaram ali juramento um ao outro, estabelecendo, assim, aliança em Bersabé. Depois, Abimelec e Pikol, chefe do seu exército, voltaram para a terra dos filisteus. Abraão plantou uma tamareira em Bersabé e lá invocou o Senhor, Deus eterno. Abraão viveu durante muito tempo na terra dos filisteus.

 

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
13 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...