segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nº 1446-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (30) - 22 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1446 - 2ª Página

22 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

G É N E S I S 


Rachel_and_Leah_thumb
Raquel e Lia
EM HARRAN
30  – Vendo que não dava à luz filhos a Jacob, Raquel começou a ter inveja da sua irmã, e disse a Jacob: «Dá-me filhos ou então morro». E Jacob irritou-se com Raquel, e disse-lhe: «Julgas-me capaz de substituir Deus que te recusou a fecundidade?» Ela respondeu: «Aqui tens a minha serva Bilha, vai ter com  ela. Que dê à luz sobre os meus joelhos; assim, por ela, eu também terei filhos». Deu-lhe, pois a sua serva Bilha por mulher, e Jacob aproximou-se dela. Bilha concebeu, e deu um filho a Jacob. Raquel, então disse: «Deus fez-me justiça, escutou a minha voz e deu-me um filho». Por isso, deu-lhe o nome de Dan.
D
Bilha a escrava de Raquel, concebeu outra vez e deu um segundo filho a Jacob. Raquel disse: «Lutei contra a minha irmã junto de Deus e venci-a!» Por isso, chamou-lhe Neftali.
Naftali
Ao ver extinta a sua fecundidade, Lia tomou a sua escrava Zilpa e deu-a por mulher a Jacob. Zilpa, a escrava de Lia, deu um filho a Jacob. Lia disse: «Que felicidade!», e deu-lhe o nome de Gad.
Gade2
Zilpa, a serva de Lia, deu um segundo filho a Jacob. Lia disse: «Como sou feliz! As donzelas chamar-me-ão bem-aventurada». E deu-lhe o nome de Aser.
Certo dia, na época da ceifa do trigo, saindo Ruben para o campo, encontrou mandrágoras, e levou-as a Lia, sua mãe. Raquel disse a Lia: «Dá-me por favor, parte das mandrágoras do teu filho». Lia respondeu: «Não te parece bastante o teres roubado o meu marido e queres também roubar-me as mandrágoras do meu filhoRaquel volveu: «Pois bem, em troca das mandrágoras do teu filho, que ele fique contigo esta noite». Quando Jacob regressava do campo, à tarde, Lia saiu-lhe ao encontro e disse-lhe: «Vem comigo, pois hoje paguei por ti o preço das mandrágoras do meu filho». E ficou com ela nessa noite. Deus ouviu Lia, que concebeu e deu um quinto filho a Jacob. Lia disse: «Deus recompensou-me por ter dado a minha serva a meu marido». E deu-lhe o nome de Issacar.
Lia concebeu novamente e deu um sexto filho a Jacob. Lia disse: «Deus concedeu-me um belo presente. Agora o meu marido habitará comigo porque já lhe dei seis filhos». E deu-lhe o nome de Zabulão. A seguir deu à luz uma filha, a quem chamou Dina.
Deus recordou-se de Raquel, ouviu-a e tornou-a fecunda. Ela concebeu e deu à luz um filho. E disse: «Deus apagou a minha vergonha». E chamou-o José, dizendo: «Que o Senhor me dê ainda outro filho!».
Conversações difíceis – Depois de Raquel dar à luz José,
José interpretando os sonhos do Faraó, por Peter von Cornelius
Jacob disse a Labão: «Deixa-me partir, afim de voltar para a minha casa e para meus pais. Dá-me as minhas mulheres e os meus filhos, pelos quais te servi, a fim de que vá, pois tu sabes com que zelo te servi». Labão disse-lhe: «Possa eu achar favor aos teus olhos! Reconheço que o Senhor me abençoou por tua causa; fixa-me o teu salário, para que to dê». Jacob respondeu: «Tu sabes como te servi e o que ganhaste comigo. Porque o que tinhas antes da minha chegada era pouco e tudo aumentou muitíssimo. O Senhor abençoou-te a cada um dos meus passos. Agora, quando trabalharei também para a minha família?» Disse-lhe Labão: «Que te hei-de darJacob respondeu: «Não me darás nada, mas se acatares a minha proposta começarei a apascentar e a guardar o teu rebanho. Passarei hoje através de todo o teu rebanho e separarei todo o animal malhado e com manchas; entre os cordeiros, todos os animais negros e, entre as cabras, as malhadas e com mancha; será a minha recompensa. A minha rectidão responderá por mim no dia de amanhã, quando vieres verificar o meu salário». «Tudo o que estiver comigo e não for malhado e com manchas entre as cabras e negro entre os cordeiros, eu o terei roubado». Labão respondeu: «Está bem, sejas como dizes». E no mesmo dia pôs à parte os bodes listrados e com manchas, tudo o que tinha manchas brancas e tudo o que era negro  entre os cordeiros e confiou-o aos seus filhos. Depois distanciou-se dele três dias de jornada; e sete apascentava o resto do rebanho de Labão.
 
Jacob tomou então varas verdes de choupo, de amendoeira e de plátano; tirou-lhes parte da casca, ponto a nu o branco das varas, e colocou-as diante dados olhos das ovelhas, nos regueiros e nos bebedouros onde iam beber. Ora as ovelhas entravam em excitação quando iam beber, e, ao entrarem em excitação diante das varas, concebiam cordeiros listrados, malhados e com manchas. Jacob separava a um lado esses cordeiros e voltava a face do gado de Labão para o lado do que era listrado e para tudo o que era negro. E assim juntou rebanhos para si, que não reuniu ao gado de Labão. Quando as ovelhas eram vigorosas e ficavam excitadas, Jacob punha-lhes as varas sob os olhos nos regueiros, a fim de as levar a entrar em excitação perto das varas. Mas, quando as ovelhas eram fracas, não o fazia, de modo que os cordeiros enfezados eram para Labão e os vigorosos para Jacob. Este homem enriqueceu prodigiosamente e adquiriu numerosos rebanhos , escravos e escravas, camelos e jumentos.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

22 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f2222222222222[2]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...