quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nº 1442-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis – (26) - 18 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1442 - 2ª Página
18 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S
Sacrificio de Isaac por Abraão_thumb
Sacrifício de Isaac por Abraão
Nascimento de Jacob e Esaú_thumb[1]
Nascimento de Jacob e Isaac

 

VÁRIAS PERIPÉCIAS DE ISAAC
26 – VÁRIAS PERIPÉCIAS DE ISAAC – Sobreveio uma fome naquela terra, além da primeira fome do tempo de Abraão. Isaac foi para Guerar, na intenção de falar a Abimelec, rei dos filisteus. O Senhor apareceu-lhe e disse: «Não desças ao Egito, fica na terra que Eu te indicar. Vive aí durante algum tempo; Eu estou contigo e abençoar-te-ei, pois é a ti e à tua descendência que Eu darei toda esta terra, e cumprirei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, dar-lhe-ei todas estas regiões, e nela serão abençoadas todas as nações da terra, porque Abraão obedeceu à Minha voz e cumpriu os Meus preceitos, os Meus mandamentos e as Minhas leis». Isaac manteve-se, portanto, em Guerar.

Quando os homens daquele lugar lhe faziam perguntas acerca da sua mulher, ele respondia: «É minha irmã», pois eles poderiam matá-lo, se dissesse: «É minha mulher», visto Rebeca ser realmente bela. Ao fim de muito tempo, aconteceu que, um  dia, Abimelec rei dos filisteus, olhando através da janela, viu Isaac a acariciar Rebeca sua mulher. Abimelec chamou Isaac e disse-lhe: «Com certeza ela é a tua mulher! E porque te atreveste a dizer; “É minha irmã?” Isaac respondeu: «Afirmei tudo isso, porque temia ser morto por causa dela». Abimelec retorquiu: «Que é que nos fizeste? Pouco faltou para que qualquer homem do povo se tivesse deitado com a tua mulher, e terias, assim, atraído sobre nós um pecado». Então, Abimelec, mandou proclamar esta ordenação a todo o povo: «Quem tocar neste homem ou na sua mulher, será morto». Isaac fez as suas sementeiras naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cem vezes mais, pois o Senhor abençoara-o. E este homem tornou-se rico, e foi aumentando cada vez mais a sua fortuna, até chegar a ser extraordinariamente poderoso. Ele possuía rebanhos de toda a espécie, de gado miúdo e graúdo, e numerosos escravos.

Poços e pastores – Por isso, os filisteus tiveram inveja dele. Todos os poços que tinham sido abertos pelos escravos do seu pai Abraão, quando ele ainda vivia, foram obstruídos pelos filisteus, enchendo-os de terra. E Abimelec disse a Isaac: «Vai-te embora daqui, pois, agora, és muito mais poderoso do que nós». Isaac partiu, e, erguendo as suas tendas no vale de Guerar, ali resolveu permanecer.

Isaac abriu novamente os poços que tinha sido abertos no tempo de Abraão, seu pai, e que os filisteus atulharam após a morte de Abraão, dando-lhes o mesmo nome que o pai lhes tinha dado. Os servos de Isaac, prosseguindo as suas escavações no vale, descobriram uma nascente de águas vivas, mas os pastores de Guerar entraram em conflito com  os pastores de Isaac, e disseram:«Esta água pertence-nos». Isaac, então, deu a esse poço o nome de Esek, por lhe terem impugnado caluniosamente a sua propriedade. Abriram outro poço e logo surgiu nova questão, por isso chamou-o Sitna. Partiu imediatamente dali, e, mais adiante, abriram um poço, a respeito do qual não houve discussões, e deu-lhe o nome de Rehobot, porque ele disse: «O Senhor agora colocou-nos ao largo, e havemos de prosperar nesta terra».

Depois Isaac subiu dali para Bersabé. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: «Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Nada temas, pois estou contigo. Abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência, por causa de Abraão, Meu servo». Isaac erigiu um altar naquele sítio e invocou o nome do Senhor; depois levantou ali também a sua tenda, e os seus servos abriram ali um  poço.

Aliança com AbimelecAbimelec foi de Gerar em companhia de Ahuzat, seu amigo, e Pikol, chefe do seu exército, ter com ele. Isaac disse-lhes: «Qual a razão que vos traz até junto de mim, vós que me odiais e me expulsastes da vossa terra?» Eles responderam: «Porque é evidente que o Senhor está contigo, e dissemos»: – “É indispensável um juramento entre nós e ti. Queremos portanto fazer uma aliança contigo, jura que não nos farás mal algum, assim como nós nunca te maltratámos e só te fizemos bem, deixando-te partir em paz. Tu, agora, és o abençoado do Senhor». Isaac ofereceu-lhes um banquete, e eles comeram e beberam. No dia seguinte, de manhã, ficaram ligados, por juramento, um ao outro; depois Isaac despediu-os e eles afastaram-se em paz da sua presença. Nesse mesmo dia, os escravos de Isaac foram dar-lhe notícias acerca do poço que estavam a abrir, e disseram-lhe: «Encontrámos água». Ele deu a esse poço o nome de Chiba. Por isso, é que a cidade se chama Bersabé, até ao dia de hoje.

Jacob apresentando-se a Isaac como Esaú

Jacob apresentando-se a Isaac como se fosse Esaú

As mulheres de Esaú – Aos quarenta anos de idade, Esaú tomou por mulheres Judit, filha de Beêri, o heteu, e Basemat, filha de Elón, o heteu, Elas causaram muita amargura ao coração de Isaac e ao coração de Rebeca.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

18 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f2222222222

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...