terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nº 1440-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (24) - 16 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1440 - 2ª Página
16 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S
270px-Abraham_and_the_Three_Angels_t[2]
Abrão e os 3 Anjos

Abrao-levando-IOsaac-para-o-sacrific[2]

Abrão levando Isaac para o sacrifício

HISTÓRIA DOS PATRIARCAS
24 – ISAAC PROCURA NOIVAAbraão estava velho, tinha uma idade já avançada, e o Senhor abençoara-o em tudo. Abraão disse ao mais antigo servo da casa, aquele que administrava todos os seus bens: «Coloca a tua mão sob a minha coxa. Quero que jures pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para o meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais resido: mas irás à minha terra, à minha família, e nela escolherás mulher para o meu filho Isaac». O servo respondeu: «E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, levarei então o teu filho para a terra de onde ela é naturalAbraão disse-lhe: «Livra-te de levar para lá o meu filho! O Senhor Deus do Céu, que me tirou da casa de meu pai e da minha pátria, me falou e me jurou que daria esta terra à minha descendência; este Senhor enviará o Seu anjo contigo, e trarás de lá uma mulher para o meu filho. Se ela não quiser seguir-te, ficarás desligado do julgamento que te impus, mas de modo algum voltarás com meu filho outra vez para lá». O servo colocou a mão sob a coxa de Abraão, seu amo, e jurou o que lhe ordenara.

O servo preparou dez camelos do seu amo, e partiu levando consigo inúmeros e valiosos presentes da parte de Abraão. E tomou o caminho da Mesopotâmia, para a cidade de Nahor. Fez ajoelhar os camelos para descansarem fora da cidade, junto de um poço, já de tarde, quando as mulheres saíam para buscar água. E ele disse: «Senhor, Deus de Abraão, meu amo, fazei que eu encontre hoje o que pretendo, e manifestai a vossa bondade para com o meu amo Abraão. Vou postar-me junto da fonte, pois as raparigas da cidade vão sair para vir busca água. A jovem a quem eu disser: Inclina por favor, o teu cântaro para eu beber, e me responder: «Bebe, e darei, também, de beber aos teus camelos» – essa é a que destinastes ao vosso servo Isaac. E assim ficarei a saber que manifestais a Vossa bondade ao meu senhor».

Rebeca na fonte – Não acabara ainda de falar,  quando Rebeca, filha de Betuel, filho de Milka, mulher de Nahor, irmão de Abraão, apareceu com o cântaro aos ombros. A jovem era muito bela, e virgem, pois homem algum a tinha conhecido. Ela desceu à fonte, encheu o cântaro e subiu. O servo correu ao encontro dela e disse-lhe: «Deixa-me, por favor, beber um pouco de água do teu cântaro». Ela respondeu: «Bebe meu senhor». E logo inclinou o cântaro sobre a mão e deu-lhe de beber. depois de ter bebido ela disse: «Vou também busca água para os teus camelos até que tenham bebido o que quiserem». Imediatamente despejou o cântaro no bebedoiro e correu de novo à fonte a buscar água para todos os camelos. O homem observava-a em silêncio para saber se o Senhor teria ou não levado a bom termo a sua viagem. Quando os camelos acabaram de beber, o homem tirou um anel de oiro com meio siclo de peso e duas pulseiras que pesavam dez siclos, e disse à jovem: «De quem és filha? Peço-te que mo digas. Haverá lugar para nós passarmos a noite em casa de teu pai?» Ela respondeu: «Sou filha de Betuel, o filho que Milka deu a Nahor» E acrescentou: «Em nossa casa há palha e muito feno para alimentação do gado, e também, lugar para pernoitar». Então, o homem inclinou-se e, prostrando-se diante do Senhor, exclamou: «Bendito seja o Senhor, Deus de Abraão, meu amo, que não deixou de ser bondoso e fiel para com o meu amo, e me conduziu a mim diretamente à casa dos parentes do meu senhor». A jovem correu e foi contar em casa de sua mãe o que se acabava de passar. Rebeca tinha um irmão chamado Labão, que se apressou a ir ao poço em busca do homem.

Ele tinha visto o anel e as pulseiras nas mãos da irmã, e ouvira dizer: «Assim falou o homem». Foi ter, pois, com o estrangeiro e encontrou-o junto dos camelos, na fonte. E disse-lhe: «Vem, bendito do Senhor; porque estás aqui fora? Preparei a casa e um lugar para os camelos».

Missão comprida – O homem entrou em casa. Labão mandou descarregar os camelos, deu palha e feno aos camelos, e água para lavar os pés do homem e daqueles que o acompanhavam . Depois serviram-lhe de comer. Ele porém, disse: «Não comerei nada antes de dizer o que tenho a dizer». Labão disse: «Fala».

Ele disse: «Sou escravo de Abraão. O Senhor cumulou o meu amo de bênçãos e tornou-o poderoso. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e oiro, servos e servas, camelos e jumentos. Sara, mulher de meu amo, apesar da sua velhice, deu-lhe um filho, ao qual ele deu todos os seus bens. Então, o meu senhor fez-me jurar que eu não escolheria para o filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, em cujo país reside, mas sim, que iria à casa do pai e na sua família escolheria para o filho. Eu disse-lhe: E se a mulher não quiser vir comigo? Ele respondeu-me: «O Senhor, no caminho de Quem tenho sempre andado, enviará o Seu anjo contigo para que a tua viagem alcance o fim desejado. Escolherás para o meu filho uma mulher da minha família, da casa de meu pai. Ficarás desligado do juramento que me fizeste se, depois de chegares junto de meus parentes, eles se opuserem a conceder-ta. Mas, ao chegar hoje à fonte, disse: «Senhor, Deus do meu amo Abraão, se Vos dignardes permitir que a viagem por mim empreendida seja coroada de êxito, vou colocar-me junto da fonte e a jovem que sair para vir buscar água e a quem eu disser: «Por favor, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro», e me responder: «Bebe, e vou, também, buscar água para os camelos», essa é a mulher que o Senhor destinou ao filho do meu amo. Não tinha acabado de falar comigo mesmo, quando Rebeca saiu com o cântaro ao ombro e desceu à fonte para buscar água. Disse-lhe: Dá-me de beber por favor». Inclinou o cântaro no ombro e disse-me: «Bebe, e também darei de beber aos camelos». Bebi e ela deu de beber aos camelos. Depois, perguntei-lhe de quem  era filha. Ela respondeu-me: «Sou filha de Betuel, o filho de Nahor, que Milka lhe deu». Então coloquei-lhe o anel no nariz e as pulseiras nos braços. Depois, ajoelhei-me, prostrado diante do Senhor e bendisse o Senhor, o Deus do meu amo Abraão, que me conduziu diretamente ao lugar onde podia encontrar a filha do irmão do meu amo para a mulher do seu filho. Agora, se desejais demonstrar a meu amo a vossa afeição e fidelidade, dizei-mo: se, porém, decidis o contrário, dizei-mo também, e dirigir-me-ei para a esquerda ou para a direita». Labão e Betuel responderam, dizendo: «É do Senhor que tudo isto vem. Nós não podemos dizer-te nem bem nem mal. Aqui está Rebeca; toma-a e parte, e que ela seja a mulher do filho de teu amo, como Senhor disse». Ao ouvir tais palavras , o servo de Abraão prostrou-se por terra diante do Senhor. Tirando, seguidamente, os objetos de prata, os objetos de oiro e vestuário, ofereceu-os a Rebeca. Ofereceu também ricos presentes ao seu irmão e a sua mãe. Depois, comeram e beberam ele e os seus companheiros, e passaram a noite. No dia seguinte, quando se ergueram, o servo disse: «Permiti que regresse a casa de meu amo». O irmão e a mãe de Rebeca responderam: «Que a rapariga fique connosco ainda alguns dias, uns dez, e depois partirá». Ele replicou: «Não me façais demorar, e, como o Senhor coroou de sucesso minha viagem, deixai-me partir, e voltar para a casa de meu amo». Eles disseram: «Chamemos a rapariga e perguntemos-lhe o que pensa». Chamaram Rebeca e perguntaram-lhe: «Queres partir com este homem?» Ela respondeu: «Sim». Deixaram, então, partir Rebeca, sua irmã e sua ama, com o servo de Abraão e os seus homens. Abençoaram-na dizendo: «És nossa irmã, possa tu vir a ser mãe de milhares de milhares! Que a tua descendência  possua a porta de seus inimigos Rebeca e as suas servas levantaram-se, subiram para os camelos e seguiram o homem. Rebeca pôs-se a caminho.

Encontro com  Isaac – Entretanto, Isaac, regressara do poço de Lacal-Roi, ele residia no Negueb. Uma tarde em que saíra a deambular pelos campos, ergueu os olhos e viu camelos a aproximarem-se. Também Rebeca, erguendo os olhos, viu-o, e desceu do camelo. Ela disse ao servo: «Quem é o homem  que vem ao nosso encontro pelo campo?» O servo respondeu: «É o meu amo». Imediatamente Rebeca se cobriu com o véu. O servo narrou a Isaac tudo quanto fizera. Depois, Isaac, conduziu Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe, recebeu-a por esposa, e amou-a. Assim foi Isaac, consolado da morte de sua mãe.

250px-Mesopotamia

Mesopotâmia – terra de Rebeca, mulher de Isaac

 

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
16 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...