1438-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
14 de Outubro de 2012 – Domingo
XXVIII Domingo Tempo Comum
Mc 10, 17-30
Quando saía, para Se pôr a caminho, aproximou-se d’Ele um homem a correr e, ajoelhando-se, perguntou-Lhe: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse-lhe: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não defraudarás, honrarás teu pai e tua mãe». Ele respondeu-Lhe: «Mestre, tenho guardado tudo isso desde a minha juventude». Jesus fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e respondeu-lhe: «Falta-te apenas uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá ao dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-Me». Mas, ao ouvir tais palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, pois tinha grande fortuna. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram estupefactos com as Suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhinhos, quão difícil é entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus respondeu-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível».
1 – O que se acerca de Jesus a perguntar o que tem de fazer para alcançar a vida eterna não é um cristão que quer ser generoso com Deus, mas sim um judeu que quer cumprir bem com a sua religião. Por isso a primeira resposta de Jesus reduz-se a recordar-lhe os mandamentos do Decálogo do Judaísmo. Mas recorda-lhe somente os mandamentos que se referem à relação como próximo, não aos que se referem à relação com Deus. O mesmo faz São Paulo quando recorda os mandamentos (Rom 13, 9; cf. Ex 20, 13-17; Dt 5, 17-21). Uma das grandes transposições do cristianismo primitivo esteve em que apresentou o pecado como ofensa ao ser humano. Isso é o que ofende a Deus.
2 – Segundo este evangelho, Jesus não tinha consciência de que ele era Deus. Jesus não aceita o qualificativo de “bom” que, em seu julgamento, só se pode aplicar a Deus. Este dado é fundamental para uma cristologia. Segundo o Novo Testamento, Jesus foi “constituído Senhor e Messias” a partir da Ressurreição (Act 2, 36); «constituído Filho de Deus em plena força a partir da ressurreição» (Rom 1, 4). Durante a sua vida mortal, Jesus foi um ser humano e teve consciência de ser um homem como os outros. A “cristologia descendente” (a partir da Incarnação) ensina-nos que Jesus foi a imagem de Deus e a revelação de Deus. A “cristologia ascendente” (que culmina na ressurreição) diz-nos que Jesus foi constituído Filho de Deus a partir da ressurreição.
3 – Jesus ficou olhando “com carinho” ao que veio perguntar. E com aquele carinho, Jesus veio-lhe a dizer que deixasse de seguir confiando no dinheiro, apetecendo dinheiro. Jesus disse-lhe simplesmente que vivesse como viveu o próprio Jesus: com seus interesses e preocupações postos na dor das pessoas, não no lucro dos próprios ganhos.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 14-10-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.