sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nº 1443-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (27)–19 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1443 - 2ª Página

19 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

G É N E S I S
Sacrificio de Isaac por Abrao_thumb_thumb
Sacrifício de Isaac por Abraão
Nascimento de Jacob e Esa_thumb[1]_thumb
Nascimento de Jacob e Isaac


COMO SE ARREBATOU UMA BÊNÇÃO
27 – COMO SE ARREBATOU UMA BÊNÇÃOIsaac estava velho e os seus olhos enfraqueceram-se tanto que já não via. Chamou Esaú, seu primogénito, e disse-lhe: «Meu filho!» Ele respondeu: «Aqui estou». Isaac disse: «Como vês, estou velho e desconheço qual será o dia da minha morte. Peço-te que tomes as tuas armas, a aljava e o arco, vás para o campo, e, quando tiveres caçado alguma coisa, faze-me um guisado suculento como eu gosto e traze-mo para eu comer, a fim de que a minha alma te abençoe antes de eu morrer». Ora, Rebeca, estava à escuta e ouviu o que Isaac dizia a Esaú, se filho. E Esaú foi para o campo caçar alguma coisa para depois lhe trazer.
Rebeca disse a Jacob seu filho. «Acabo de ouvir teu pai dizer a teu irmão Esaú o seguinte: «Vai caçar alguma coisa para mim e faze-me um guisado suculento para eu comer. Depois, quero abençoar-te diante do Senhor antes de morrer». «Agora meu filho, escuta bem o que te vou dizer. Vai buscar ao rebanho dois cabritos gordos e traze-mos. Eu farei com eles um prato suculento para o teu pai, como ele gosta. Levá-lo-ás para o teu pai comer e, assim, te abençoar antes de morrer». Jacob respondeu à sua mãe. «Mas, Esaú, meu irmão, é um homem peludo, e eu não tenho pelo algum. Se acontecer que meu pai me apalpe, passarei a seus olhos por mentiroso e atrairei sobre mim  uma maldição em vez de uma bênção». A mãe replicou: «Que essa maldição recaia sobre mim, meu filho. Nada mais tens a fazer, senão obedece-me; e vai buscar o que te disse». Jacob foi e trouxe os dois cabritos à sua mãe, que fez um prato suculento, como o pai gostava. E Rebeca escolheu as mais belas roupas de Esaú, seu filho mais velho, as mais belas que tinha em casa, e vestiu-as a Jacob, seu filho mais novo. Depois, cobriu-lhe as mãos e o pescoço, que não tinha pelos, com a pele dos cabritos, e colocou nas mãos de Jacob , seu filho, o guisado suculento e o pão que ele preparara.
Jacob foi ter com o pai e disse-lhe: «Meu pai». Isaac respondeu: «Estou aqui». «Mas, quem és tu, meu filhoJacob respondeu a seu pai: «Sou Esaú, teu primogénito, fiz o que me pediste. Peço-te, pois, que te levantes, que te sentes, e comas da minha caça, a fim de que a tua alma me abençoe». Isaac disse: «Como a pudeste encontrar tão depressa, meu filho?» E Jacob respondeu:: «Porque o Senhor teu Deus trouxe-a para diante de mim». Isaac disse a Jacob: «Anda, aproxima-te para eu te apalpar, meu filho, e ver se és realmente, o meu filho Esaú ou não». Jacob aproximou-se de Isaac, seu pai, que o apalpou e disse: «A voz é a voz de Jacob, mas as mãos são de Esaú». Ele não o reconheceu por estarem as suas mãos peludas como as do seu irmão Esaú. Dispôs-se a abençoá-lo, mas voltou a perguntar-lhe: «És na verdade, o meu filho EsaúJacob , respondeu: «Sim». Isaac disse: «Serve-me a tua caça para que eu coma e a minha alma te abençoe». Jacob serviu-o e ele comeu; levou-lhe também vinho e ele bebeu.
Então, Isaac, seu pai, disse-lhe: «Aproxima-te, meu filho, e dá-me um beijo». Jacob aproximou-se e beijou-o; e, ao sentir as fragrâncias das suas roupas, Isaac abençoou-o, dizendo: «Sim o odor de meu filho é como o dor de um campo abençoado pelo Senhor. Que Deus te conceda o orvalho do céu e a fertilidade da terra, trigo e mosto em abundância! Que os povos te sirvam e as nações se prostrem na tua presença! Sê o senhor dos teus irmãos, diante de ti se curvem os filhos de tua mãe! Maldito seja quem  te amaldiçoar, e bendito seja quem te abençoar».
Jacob apresentando-se a Isaac como Esa
Regresso de Esaú – Mal Isaac acabara de abençoar Jacob, e Jacob se tinha retirado da presença do pai, Esaú regressou da caça. Preparou também um guisado suculento e levou-o ao pai, dizendo-lhe: «Levante-se, meu pai, e coma a caça do seu filho, para que a sua alma me abençoe». Isaac, seu pai, perguntou-lhe: «Quem  és tu?» Ele respondeu: «Sou Esaú, teu filho primogénito». Isaac, dominado por fortíssima emoção, disse: «Quem  foi então que me trouxe a caça que eu comi antes de chegares? Abençoei-o e, portanto, ficará abençoado». Ao ouvir tais palavras do pai, Esaú começou a gritar e a chorar amargamente, e disse-lhe: «Abençoa-me também a mim, meu paiIsaac disse: «O teu irmão veio astuciosamente receber a tua bênção». Esaú disse-lhe: «É por se chamar Jacob que já me venceu duas vezes? Apoderou-se do meu direito de progenitura, e agora apodera-se da minha bênção!» E acrescentou: «Não tens nenhuma bênção para mimIsaac respondeu-lhe: «Fiz dele, o teu senhor, dei-lhe todos os seus irmãos como servos, e entreguei-lhe o trigo e o mosto. Que posso eu fazer agora de ti, meu filhoEsaú disse ao pai: «Tens apenas uma bênção, meu pai?» «Abençoa-me também, meu Pai». E começou a chorar. Isaac, respondeu-lhe: «A tua casa será privada da fertilidade da terra e do orvalho que desce dos céus. Viverás da tua espada e servirás o teu irmão, mas de tanto andares livremente por onde te aprouver, como vagabundo, afastarás o seu jugo do teu pescoço». Esaú concebeu profunda aversão a Jacob, mercê da bênção que o pai lhe dera, e disse no seu coração. «Estão próximos os dias de luto por meu pai, e então matarei Jacob». Narraram a Rebeca as palavras de Esaú, seu filho mais velho. Ela mandou chamar Jacob, seu filho mais novo, e disse-lhe: «O teu irmão Esaú quer vingar-se de ti, matando-te. Escuta-me, pois, meu filho, e vai depressa, foge para junto de Labão, meu irmão, em Harran. fica em casa dele durante algum tempo, o suficiente para acalmar o furor do teu irmão, até, que a cólera do teu irmão se afaste para longe de ti. Quando ele estiver apaziguado, e se tiver esquecido do que lhe fizeste, mandar-te-ei buscar. Porque haveria de ser eu privada dos meus dois filhos, num único dia
Jacob envidado à MesopotâmiaRebeca disse a Isaac: «Estou desgostosa da vida por causa das filhas de Het. Se Jacob casar com uma mulher como aquelas , entre as filhas de Het, de que me serve viver?».






0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

19 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f2222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...