domingo, 7 de outubro de 2012

Nº 1431-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - 27º Domingo do Tempo Comum - 7 de Outubro de 2012

1431-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

7 de Outubro de 2012 – Domingo

XXVII Domingo Tempo Comum

Mc 10, 2-16

Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-Lhe se era lícito ao marido repudiar a mulher. Esta pergunta foi feita para O experimentarem. Respondeu-lhes Ele: «Que vos preceituou Moisés?» «Moisés permitiu passar carta de divórcio e repudiá-la», responderam-Lhe. Jesus retorquiu-lhes: «Devido à dureza do vosso coração é que Ele vos deixou esse mandamento. Mas, ao princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por causa disso, deixará o homem seu pai e sua mãe; e passarão os dois a ser uma só carne. Portanto, já não são dois, mas uma só carne. Aquilo, pois, que Deus uniu não o separe o homem». De regresso, já em casa, de novo os discípulos O interrogaram acerca disto. Jesus disse-lhes: «Quem repudiar a mulher e casar com outra comete adultério contra ela. E se a mulher repudiar o marido e casar com outro, comete adultério».

1 – O tema do divórcio apresentava-se no judaísmo, em tempos de Jesus, de forma muito distinta à que se apresenta no nosso tempo. O direito a divorciar-se estava exclusivamente da parte do homem. Os casos em que a mulher podia demandar o divórcio eram muito escassos e de difícil aplicação. E para complicar mais as coisas, o rabino Hillel interpretava a lei de Moisés (Dt 24, 1) de forma que qualquer coisa que desagradasse ao marido, lhe dava direito a este a repudiar a mulher.

2 – Portanto, a pergunta dos fariseus não era a pergunta pelo divórcio, tal como agora é apresentado o assunto, mas sim a pergunta pela desigualdade de direitos entre o homem e a mulher. Quer dizer, os fariseus perguntavam se os privilégios do homem eram praticamente ilimitados. Ora bem, isso é o que Jesus não tolera. A desigualdade de direitos está diretamente contra o Evangelho.

3 – E isso é o que Jesus argumenta recorrendo ao projeto original de Deus: que o homem  e a mulher “não são dois, mas sim uma só carne”, quer dizer, fundem-se numa unidade, que é como dizer, uma perfeita igualdade na dignidade e direitos, por mais que sejam patentes as diferenças. A diferença é um facto. A igualdade é um direito. Deduzir deste evangelho o que Jesus não pode pretender dizer, já que nem lho perguntaram, é manipular (por ignorância) o que disse Jesus.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 7-10-2012 - 16,05 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Imagem no mapa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...