sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nº 1450-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (34) - 26 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1450 - 2ª Página
26 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

220px-Shechem_seizes_Dinah
Estupro de Dina, filha de Jacob
DINA É ULTRAJADA
34 – DINA É ULTRAJADADina, a filha que Lia dera a Jacob, saiu para travar conhecimento com as raparigas do país. Tendo-a visto  Siquém, filho de Hamor, o heveu, governador do país, raptou-a e apoderou-se dela, violentando-a A sua alma prendeu-se, então, a Dina, filha de Jacob; amou a donzela e falou-lhe ao coração. E Siquém disse a Hamor, seu pai: «Dá-me esta jovem por esposa».

Jacob soube que Dina, sua filha, fora violada. Seus filhos estavam com o gado no campo e, por isso, Jacob calou-se até ao seu regresso.

Pacto matrimonial – E Hamor, pai de Siquém, foi ter com o Jacob, para lhe falar. Mas os filhos de Jacob tinham voltado do campo e estavam consternados com o que sucedera. A sua indignação era muito grande, porque uma infâmia caíra sobre Israel, devido à desonra da filha de Jacob, o que não se devia fazer. Hamor falou-lhe nestes termos: «O coração de meu filho Siquém está preso à vossa filha: concedei-lha como esposa, peço-vos. Aparentai-vos connosco; dai-nos as vossas filhas e casai com as nossas. Habitai connosco e o país ficará à vossa disposição; ficai aqui, explorai o país, estabelecei-vos nele». Siquém disse ao pai e aos irmãos da jovem: «Possa eu encontrar favor junto de vós. O que me pedirdes eu vo-lo darei. darei o que pedirdes por mais elevados que sejam o dote e os presentes; mas dai-me somente a jovem por mulher».

Os filhos de Jacob responderam astuciosamente a Siquém e a Hamor, seu pai, porque tinham ultrajado Dina, sua irmã. Disseram-lhes: «Não poderemos agir assim, dando a nossa irmã a um  homem incircunciso; seria uma desonra para nós. Só estaremos de acordo convosco se procederdes como nós, circuncidando todos os vossos varões que estão entre vós. Então dar-vos-emos as nossas filhas e aceitaremos as vossas; habitaremos convosco e formaremos um só povo. Mas, se não nos ouvirdes acerca da circuncisão, tomaremos a nossa filha e separar-nos-emos».

As suas palavras agradaram a Hamor e a Siquém, seu filho. O jovem não hesitou em realizar o que se lhe pedia, pois estava enamorado da filha de Jacob; além disso, era muito considerado entre todos, na casa de seu pai. Hamor foi com Siquém, seu filho, para a porta da sua cidade e falaram aos habitantes da cidade nestes termos: «Estes homens procedem de boa fé para connosco; habitem eles no país e que o explorem, pois o país é suficientemente vasto para os receber. Tomaremos as suas filhas para esposas e dar-lhes-emos a s nossas. Mas estes homens só com uma condição consentem habitar connosco, afim de formarmos um só povo: todo o varão que vive entre nós deve ser circuncidado como eles o são. Não é verdade que todos os seus rebanhos, os seus bens e todo o seu gado será para nós? Concordemos com os seus desejos e eles ficarão connosco». Todos os que habitavam no recinto da cidade ouviram Hamor e Siquém, seu filho: e todo o varão foi circuncidado, entre os cidadãos da cidade.

Vingança traiçoeira – No terceiro dia, sofrendo eles dores violentas, dois dos filhos de Jacob, Simeão e Levi, irmãos de Dina, tomaram cada um a sua espada, marcharam resolutamente sobre a cidade e mataram todos os varões. Passaram a fio de espada Hamor e Siquém, seu filho, levaram Dina da casa de Siquém e retiraram-se. Os filhos de Jacob despojaram os cadáveres e saquearam a cidade, porque haviam ultrajado sua irmã. Apossaram-se do seu gado miúdo e graúdo, dos seus jumentos e do que estava na cidade e nos campos. Levaram todos os seus bens, os seus filhos e as suas mulheres e tudo o que estava nas casas.

SIMEO_~1Levi

Então Jacob disse a Simeão e a Levi: «Tornastes-me desditoso, deixando-me mal colocado entre os habitantes do país, o cananeu e o ferezeu; reunirão contra mim e, como só tenho um punhado de homens, fustigar-me-ão e serei exterminado com a minha família». Eles responderam: «Devíamos agradecer-lhes por tratarem a nossa irmã como uma prostituta?».

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

26 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...