2013
Mapa da Península do Sinai
Nº 1555
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO,– (Estes já estão…) – Faltam apenas 1080 páginas… sejamos optimistas.
NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
– SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1555 - 2ª Página
8 de FEVEReiro de 2013
ANTIGO TESTAMENTO
N Ú M E R O S
Mapa com a distribuição das 12 tribos de Israel
VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO
21 – TOMADA DE HORMA– O rei cananeu Arad, que habitava no Negueb, soube que Israel avançava pelo caminho de Atarim; pelejou contra Israel, e levou alguns deles prisioneiros. Então Israel fez ao Senhor esteve voto: «Se me entregardes nas mãos esse povo, destruirei completamente as suas cidades». O Senhor ouviu os rogos de Israel e entregou-lhe os cananeus, que foram destruídos juntamente com as suas cidades. Deu-se a este lugar o nome de Horma.
A serpente de bronze – Partiram do monte Horma em direção ao Mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. Mas o povo perdeu o ânimo no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: «Porque, diziam eles, nos fizeste sair do Egipto, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste alimento miserável». Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que mordiam o povo, e muitos morreram em Israel. O povo foi ter com Moisés e disse-lhe: «Pecámos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes». Moisés intercedeu pelo povo. O Senhor disse a Moisés: «Faze uma serpente ardente e coloca-a sobre um poste. Todo aquele que for mordido, olhando para ela, viverá». Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava opara a serpente de bronze, vivia.
O caminho da Transjordânia - Os filhos de Israel partiram e acamparam em Obot. Deixaram Obot e acamparam em Jeabarim, no deserto que está defronte de Moab, ao oriente. Dali foram para o vale de Zared. Saindo de Zared, acamparam para além de Arnon, no deserto, nos limites do território dos amorreus. O Arnon, com efeito, serve de fronteira entre moabitas e amorreus. É por isso que se diz no Livro das Guerras do Senhor: «Vaeb de Sufá e as torrentes do Arnon e o declive dos vales que se estendem para as regiões de Ar e se apoiam sobre a fronteira de Moab». Daí foram a Beer. Este é o poço a respeito do qual o Senhor disse a Moisés: «Reúne o povo, para que eu lhe dê água». Então, cantou Israel este cântico:
«Jorra, ó poço! Aclamai-o!
Poço cavado por príncipes,
aberto pelos grandes do povo,
com cetro e com os seus bastões».
Do deserto foram a Mataná; de Mataná a Naaliel; de Naaliel para Bamot; de Bamot para o vale que está nos campos de Moab, no cimo do Fasga, que domina o deserto.
Derrota de Seon e de Og -Israel mandou mensageiros a Seon, rei dos amorreus, para lhe dizer: «Permite-me passar pela tua terra; não nos desviaremos nem para os campos, nem para as vinhas e não beberemos água dos poços; mas seguiremos a estrada real até que tenhamos atravessado tuas fronteiras». Seon, porém, não quis permitir que Israel atravessasse o seu território; ajuntou suas tropas e partiu ao encontro de Israel no deserto. Veio a Jasa e combateu contra Israel. Israel feriu-o com o fio da espada, e apoderou-se de toda a sua terra, desde o Arnon até ao Jaboq, fronteira dos amonitas, porque esta fronteira era muito poderosa. Israel tomou todas as cidades dos amorreus e estabeleceu-se em Hesebon e nas suas aldeias. porque Hesebon era a cidade de Seon, rei dos amorreus, que fez guerra ao precedente rei Moab, tomando-lhe todo o seu território até ao Arnon. A propósito disto é que os poetas diziam:
«Vinde a Hesebon!
Que a cidade de Seon seja reconstruída e fortificada!
Pois de Hesebon irrompeu um fogo,
uma chama na cidade de Seon, devorando a cidade de Moab,
E dominou as alturas de Arnon,
Ai de ti, Moab! Estás perdido povo de Camos"!…
Deixaste pôr em fuga os filhos
e levar as tuas filhas cativas
por Seon, rei dos amorreus!
Hesebon destruiu as crianças até Dibon;
as mulheres até Nofé,
os homens até Madabá.
Israel estabeleceu-se, então, no país dos amorreus. Moisés mandou explorar Jazer e apoderaram-se de suas dependências que eles tomaram com as localidades que delas dependiam, expulsando os amorreus, que aí habitavam. depois, dirigiram-se para Basan, subindo mais alto. Og, rei de Basan, saiu ao seu encontro com todo o povo, para lhes dar combate em Edrei. Mas o Senhor disse a Moisés: «Não o temas, porque vou entregá-lo nas tuas mãos, a ele, a todo o seu povo e ao seu país; tratá-lo-ás como trataste Seon, rei dos amorreus, que residia em Hesebon». E eles derrotaram-no, assim como aos seus filhos e a todo o seu povo, de tal forma que não deixaram nenhum sobrevivente, conquistando o seu território.
Fronteira – Egipto-Sinai
VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO
Textos do Livro “NÚMEROS” do ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
8 de FEVEREIRO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.