antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1370 - 2ª Página
7 de Agosto de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTAS PASTORAIS
CARTAS CATÓLICAS
INTRODUÇÃO
O título de «Cartas Católicas», aplica-se aos sete escritos epistolares do NT, que não são atribuidos ao apóstolo Paulo. É um título mais oportuno do que exacto. Como estas cartas - ao contrário das paulinas - não podem ser identificadas pelos destinatários, por não estarem dirigidas a uma Igreja ou a um personagem concreto, a tradição eclesiástica apelida-as globalmente de «Cartas Católicas».
CARTA DE SÃO TIAGO
INTRODUÇÃO
O autor deste escrito apresenta-se como «Tiago, servo de Deus e de Jesus Cristo, o Senhor». Não diz que é apóstolo, nem indica qualquer outro título que o identifique. Com efeito, qualquer judeu se podia apelidar de «servo de Deus» (Dt 32, 36); Sl 33, 23). Este era também um título messiânico (Is 42-43). Mas o irmão de Tiago, de que nos ocupamos, é cristão, pois, declara-se também «servo de Jesus Cristo, o Senhor».
No NT, aparecem, pelo menos, dois Tiagos famosos: Tiago, filho de Zebedeu (Mt 4, 21) e irmão do apóstolo João (Mt 17, 1). É o proto-mártir dos apóstolos. Morreu muito cedo, no ano 42 da nossa era (Act 12, 2). Por isso, não deve ser o autor da presente carta. O outro Tiago é o apóstolo, filho de Alfeu (Mt 10, 3). Dele pouco se sabe, a não ser que o identifiquemos com «Tiago, irmão do Senhor», a quem Paulo chama «coluna da Igreja», juntamente com Pedro e João (Gál 2, 9). Tornou-se o chefe da Igreja de Jerusalém e parece que devia ser o esteio dos cristãos judaizantes (Act 12, 17; 15, 13-29; 21, 17-18). Foi favorecido com uma aparição do Ressuscitado (1 Cor 15, 7).
Esta carta dirige-se às «doze tribos da Diáspora». Parece ter por destinatários cristãos judaizantes. Se ela foi escrita, como pretendem alguns autores, pelos meados do século I, então dirige-se a judeus convertidos antes das viagens missionárias de Paulo. Nesse caso, seria o primeiro escrito cristão.
Tematicamente, assemelha-se aos escritos sapienciais do AT e causa estranheza a quase completa falta de alusão a Cristo. Se foi escrita em Jerusalém, como tudo indica, e se também espelha a situação desta Igreja, então a descrição de Act 4, 32-37; 2, 42-47 é muito menos idílica do que ali se pinta.
*************************************************************
Este Post era para ser colocado em 7 de Agosto de 2012 – 10,15 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com o nº 2 das CARTAS CATÓLICAS. AF
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.