quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nº 1378-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - ASSUNÇÃO DE VIRGEM MARIA - 15 DE AGOSTO DE 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

1378-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

15 de Agosto de 2012 – Quarta-feira

Dia da Assunção de Nossa Senhora

Lc 1, 39-56

Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois logo que chegou aos meus ouvido as a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor». Magnificat – Maria disse então: «A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humilde condição da Sua serva. De facto, desde agora todas as gerações me hão-de chamar ditosa, porque me fez grandes coisas o Omnipotente. É santo o seu nome e a Sua misericórdia vai de geração em geração para aqueles que O temem. Exerceu a força com o Seu braço aniquilou os que se elevavam no seu próprio conceito. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e aos ricos despediu-os com as mãos vazias. Tomou a Seu cuidado Israel, Seu servo, recordando a Sua misericórdia, conforme tinha dito a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência, para sempre». Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou a casa.
1. – Nem no Novo Testamento nem durante os primeiros séculos da vida da Igreja há testemunhos sobre a Assunção de Maria aos céus. Os primeiros dados que se conhecem sobre a festa litúrgica da Assunção datam do século VI. A crença na Assunção foi-se impondo na Idade Média. O papa Pio XII definiu esta crença, como dogma de fé, em 1950, após uma consulta ao episcopado do mundo inteiro, que afirmou a fé da Igreja na Assunção de Maria.
2. – O conteúdo desta festividade é a  crença de que Maria, a Mãe de Jesus, “terminado o decurso da sua vida mortal, foi assunta (elevada) em corpo e alma à glória celestial” (Pio XII). O mais lógico é que Maria morreu, coisa que tem sido negada por alguns teólogos. O conteúdo do dogma católico centra-se na crença de que Maria vive glorificada, também na sua corporalidade, com o Senhor.
3. – Dado que a fé na vida depois da morte transcende a história, esta festividade é uma ocasião privilegiada para que a memória do que foi a vida de Maria neste mundo sirva para fortalecer nossas convicções cristãs. Maria foi uma mulher de fé, como diz Isabel no evangelho de hoje. E essa fé levou-a ao convencimento de que Deus actua na história destronando os soberbos e poderosos, ao mesmo tempo que enaltece os humildes; os famintos e cumula-os de bens e aos ricos despede-os vazios. Assim vivia a Mãe de Jesus a fé que a levou a educar Seu Filho segundo os critérios que no seu ministério público, transmitiu ao mundo.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: – antoniofonseca1940@hotmail.com
Para contactos sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 15-08-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...