antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1372 - 2ª Página
9 de Agosto de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTAS PASTORAIS
CARTAS CATÓLICAS
CARTA DE SÃO TIAGO
1 - Caridade igual para com todos - Meus irmãos, não mistureis a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo glorificado com a acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa assembleia um homem com anel de ouro no dedo e com vestidos preciosos e entrar também um pobre sordidamente vestido e atenderdes ao que está magnificamente vestido, dizendo-lhe: «senta-te tu aqui, neste lugar de honra», e dizendo ao pobre: «Fica de pé aí», ou: «Senta-te abaixo do meu estrado», não é verdade que fazeis distinção entre vós mesmos e que sois juizes de pensamentos iníquos? Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino, que prometeu aos que O amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? Não são eles que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se, portanto, cumpris a lei real da Escritura: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo», procedeis bem; se fazeis acepção de pessoas, cometeis um pecado, sendo condenados pela Lei como transgressores.
Aquele que guardar toda a Lei e faltar num só ponto, torna-se culpado de todos os outros. Porque Aquele que disse: «Não cometerás adultério», também disse: «Não matarás». Se, pois, não cometeres adultério, mas matares, tornas-te transgeressor da lei.
Falai e procedei como pessoas que devem ser julgadas segundo a lei da liberdade. Porque será julgado sem misericórdia aquele que não for misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juizo.
A fé e as obras - De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: Ide em, paz, aquecei-vos e saciai-vos, sem lhes dar o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: Se ela não tiver obras, é morta em si mesma.
Mas, dirá alguém: «Tu tens a fé e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus; fazes bem. Os demónios também creem e estremecem. Queres tu saber ó homem insensato, como é que a fé sem obras é estéril? Não foi Abraão, nosso pai, justificado pelas obras quando ofereceu, sobre o altar, o seu filho Isaac? Repara que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a sua fé se tornou perfeita. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: «Abraão creu em Deus e isso foi-lhe atribuido à conta de justiça e foi chamado amigo de Deus». Vedes, pois, como o homem é justificado pelas obras e não somente segundo a fé. Do mesmo modo Rahab, a meretriz, não foi também justificada pelas suas obras quando recebeu os mensageiros e os despediu por outro caminho? Assim como o corpo se alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.
*************************************************************
Este Post era para ser colocado em 9 de Agosto de 2012 – 10,15 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com a Carta de São Tiago - 3 das CARTAS CATÓLICAS. AF
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.