antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1376 - 2ª Página
13 de Agosto de 2012
CARTAS DE S. PAULO
CARTAS PASTORAIS
CARTAS CATÓLICAS
CARTAS DE SÃO PEDRO
INTRODUÇÃO
Temos duas cartas cujo autor se declara ser o apóstolo Pedro (cf. 1 e 2 Ped 1, 1-2). Quanto à 1ª carta todos os críticos estão de acordo ser ela do Pescador da Galileia, ainda que o seu redactor foi Silvano (cf 1 Ped 5, 12). Pedro não devia dominar muito o grego. Não admira, pois, que recorresse ao uso frequente de servir-se dum secretário. Mas esta 1ª Carta de Pedro vai ainda mais além. É um espelho da pregação pascal-baptismal e da catequese das igreja de Roma, onde foi escrita (cf 1 Ped 5, 13 nota). Os vexames que sofriam os cristãos da Ásia Menor – destinatários da carta (cf 1 Ped 1, 1-2), os problemas de ordem social; situação dos escravos, atitude perante o Estado, etc.. que esta carta procura solucionar faziam-se sentir de modo muito mais incandescente em Roma duma humilde submissão a toda a criatura, a exemplo de Cristo, são aconselhadas aos restantes cristãos da Ásia.
Quanto à 2ª Carta, ainda que se apresente como da autoria de Pedro (cf 1, 1), já desde tempos antigos se discute acerca do seu verdadeiro autor. Com efeito, ela parece ter sido escrita numa época tardia, depois da destruição de Jerusalém, quando muitos cristãos começavam a perder as esperanças na 2ª vinda de Cristo (cf 2 Ped 1, 19-21 nota: 3, 1-16; 3, 4 nota). A primeira geração cristã já tinha morrido. Os nossos pais morreram (2 Ped 3, 4) e já existia uma colecção das cartas paulinas, que alguns interpretavam a seu gosto (3, 15-16 nota). Tudo isto dá a entender que a carta foi escrita depois da morte de Pedro que a tradição situa no ano 67. O autor da carta deve ter sido um dos seus discípulos romanos que, adoptando um uso muito corrente, se cobriu com o nome do seu mestre. O problema não está de todo resolvido, mas esta é a opinião mais comum. Apesar disso, a carta é inspirada, pertence aos escritos sagrados do NT. É, portanto, Palavra de Deus.
*************************************************************
Este Post era para ser colocado em 13 de Agosto de 2012 – 10,15 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com a 1ª Carta de São Pedro – das CARTAS CATÓLICAS. AF
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.