Jorge, Santo
Mártir e Padroeiro do Escutismo
Jorge, Santo
Caros Escutas e meus amigos:
Quase que me esquecia desta data, mas ao ver o Facebook há bocadinho, tive o prazer de ver uma mensagem escrita por meu filho Miguel acerca da data, que um Escuta nunca deve esquecer e, principalmente eu, porque meu Pai, o Chefe Arlindo- Velho Lobo do Norte – foi um dos fundadores do Escutismo em Portugal, (mais propriamente no Porto) e, como diz o meu filho, na altura em que faleceu, há 26 anos e não há 25 como por lapso lá vem escrito, era o mais velho Escuta em idade e atividade, pois não me consta que houvesse outro com aquela idade (83 anos) que estivesse ainda no ativo.
Como já tive oportunidade de dizer em 12 de Janeiro passado, neste mesmo local, no dia em que completaria 108 anos (se fosse vivo) por volta dos seus 18 anos com outros companheiros deu início à atividade escutista na região do Porto, com a fundação de vários grupos tanto na cidade do Porto, como nos arredores, nomeadamente Rio Tinto, além de ter ajudado a formar outros agrupamentos noutros locais. Frequentou quase todos os Acampamentos Nacionais e todos os Regionais até à sua morte e chegou a fazer parte da Junta Regional do Porto.
Para mais tarde, dentro de pouco tempo espero eu, talvez possa fazer aqui uma pequena história (que já prometi) sobre a Vida Escutista de meu Pai, a qual ainda não foi levada a efeito, por não ter elementos para a compilar o melhor possível.
A seguir, e, respeitando o texto escrito no Facebook, assim como a fotografia de meu Pai (com cerca de 25 ou 30 anos) – que não sei onde a foi descobrir (!!!) transcrevo o que meu filho escreveu:
000000000000000000000000000
Hoje é o dia Internacional do Escutismo. Como membro do C.N.E., o meu avô paterno foi um dos grandes impulsionadores da organização em Portugal. Participou em quase todos os acampamentos nacionais e fundou diversos agrupamentos. Quando morreu, há 25 anos atrás, era o escuteiro mais velho do país e era conhecido como "O Velho Lobo do Norte".
Gosto Não gosto · · Partilhar
Post colocado às 22,55 horas, de 23-Abril-2012
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.