segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril - Dia de S. JORGE – Padroeiro do Escutismo e do Corpo Nacional de Escutas

 

Jorge, Santo
Mártir e Padroeiro do Escutismo

Jorge, Santo
Jorge, Santo

 

Caros Escutas e meus amigos:

 

Quase que me esquecia desta data, mas ao ver o Facebook há bocadinho, tive o prazer de ver uma mensagem escrita por meu filho Miguel acerca da data, que um Escuta nunca deve esquecer e, principalmente eu, porque meu Pai, o Chefe Arlindo- Velho Lobo do Norte –  foi um dos fundadores do Escutismo em Portugal, (mais propriamente no Porto) e, como diz o meu filho, na altura em que faleceu, há 26 anos e não há 25 como por lapso lá vem escrito, era o mais velho Escuta em idade e atividade, pois não me consta que houvesse outro com aquela idade (83 anos) que estivesse ainda no ativo.

Como já tive oportunidade de dizer em 12 de Janeiro passado, neste mesmo local, no dia em que completaria 108 anos (se fosse vivo) por volta dos seus 18 anos com outros companheiros deu início à atividade escutista na região do Porto, com a fundação de vários grupos tanto na cidade do Porto, como nos arredores, nomeadamente Rio Tinto, além de ter ajudado a formar outros agrupamentos noutros locais. Frequentou quase todos os Acampamentos Nacionais e todos os Regionais até à sua morte e chegou a fazer parte da Junta Regional do Porto.

Para mais tarde, dentro de pouco tempo espero eu, talvez possa fazer aqui uma pequena história (que já prometi) sobre a Vida Escutista de meu Pai, a qual ainda não foi levada a efeito, por não ter elementos para a compilar o melhor possível.

A seguir, e, respeitando o texto escrito no Facebook, assim como a fotografia de meu Pai (com cerca de 25 ou 30 anos) – que não sei onde a foi descobrir (!!!) transcrevo o que meu filho escreveu:

 

000000000000000000000000000

 

Hoje é o dia Internacional do Escutismo. Como membro do C.N.E., o meu avô paterno foi um dos grandes impulsionadores da organização em Portugal. Participou em quase todos os acampamentos nacionais e fundou diversos agrupamentos. Quando morreu, há 25 anos atrás, era o escuteiro mais velho do país e era conhecido como "O Velho Lobo do Norte".

 

 

Gosto Não gosto · · Partilhar

 

Post colocado às 22,55 horas, de 23-Abril-2012

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...