quinta-feira, 5 de abril de 2012

NOTÍCIAS - 5-4-12

http://www.vatican.va/images/new_po.jpg

*****************************************************

Borboletas ao Luar


Presa por defender a vida!

Posted: 04 Apr 2012 12:30 PM PDT

Peço orações por Mary Wagner, a moça canadense que está presa por defender a vida! Ela é católica e luta contra o aborto, uma guerreira de Deus!

Veja mais sobre o caso, aqui no blog do SPES.

Virgem Santíssima, rogai por Mary Wagner, rogai por nós!



A Bíblia, as Escrituras e a Igreja

Posted: 04 Apr 2012 09:00 AM PDT

Eu gostei de um texto de Henrique Sebastião publicado no site Voz da Igreja. É uma resposta a um protestante. Peguei parte dessa resposta para postar aqui porque explica de maneira simples como surgiram as Escrituras e quem é que tem autoridade para interpretá-las. Também responde sobre a Igreja e os que possuem autorização de Deus para ensinar. Acho que responde a muitas questões que são levantadas também por aqui. Quem tiver vontade de aprender, vai gostar disso. Leia:

2 - O que a Bíblia diz sobre as Escrituras e a Igreja

Aproveitando que você disse que vai ler a Bíblia, permita-me propor algumas dicas de leitura. Você ainda não leu a passagem em que o Senhor ordena a Pedro que confirme a fé dos outros Apóstolos? Então leia Lucas 22, 31-32. Você também não leu que o Senhor incumbiu a Pedro de "apascentar seus cordeiros e suas ovelhas" após a sua partida, isto é, encarregou a Pedro da condução da Igreja, em nível terreno? Então leia João 21, 15-19, Mateus 11, 28-29 e Mateus 23, 1-12.
Pois é. A própria Bíblia, que você tanto preza, mostra como o Senhor instituiu sua Igreja Una e Indivisível neste mundo, e instituiu também um pastor terreno para conduzir esse rebanho, além dEle mesmo, que é o nosso Pastor Celeste. Esse primeiro pastor terreno foi Pedro. Após o falecimento deste, foi preciso eleger o seu sucessor, pois Pedro iria embora mas a Igreja continuaria, como Jesus prometeu, até o fim do mundo (Mateus 28, 19-20): assim continua até os nossos tempos. Tudo isso está na Bíblia! Com o passar dos tempos, este Apóstolo, que conduz a Igreja e zela pela preservação e defesa da autêntica fé, passou a ser chamado "papa", o sumo pontífice (palavra que designa a pessoa mais notável de uma comunidade). Sem o Papa, não pode haver Igreja verdadeira, pois foi assim que Nosso Senhor Jesus Cristo definiu.
E você parece também não ter lido na Bíblia que Cristo deu autoridade a esses mesmos Apóstolos (Igreja) até mesmo para perdoar ou reter os nossos pecados, não é? Então veja em João 20, 23. E por quê ignorar tão completamente as passagens da Escritura que confirmam a importância fundamental da Igreja? Aquelas passagens que falam da Unidade da Igreja, e que portanto demonstram que a Igreja não pode se dividir e subdividir, e sendo assim não podem existir muitas "denominações", como você diz?
Pois se existem muitas "denominações" diferentes, cada uma interpretando a Bíblia de um jeito, (muitas vezes completamente diferente do jeito das outras), então está provado que não adianta só ler a Bíblia, mas é preciso participar da Igreja que é a Coluna e o Fundamento da Verdade para nós, como a própria Bíblia diz (1 Timóteo 3,15 você também nunca leu?)!
E você também parece nunca ter lido na Bíblia que a Igreja é o Corpo de Cristo no mundo, do qual Ele mesmo é a Cabeça! Veja: UM só corpo! UM corpo e não milhares de corpos, cada um caminhando numa direção: uns caminhando na direção da "teologia da prosperidade", outros na direção contrária; uns admitindo o divórcio, outros não; uns ensinando que sem o batismo ninguém se salva, outros ensinando o contrário; uns praticando a "santa ceia", outros não; etc, etc, etc...
Cada um desses simulacros, esses falsos "corpos" de Cristo, que são as chamadas "igrejas evangélicas", caminha numa direção, e são centenas de milhares de "corpos" ou "denominações" diferentes! Portanto, não podem ser O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que não pode se dividir contra si mesmo. Entende isto?
Claro que é muito bom ler a Bíblia, mas é preciso fazê-lo com embasamento e fundamentação na Igreja, - a orientação dos Apóstolos, - como eles mesmos ensinaram, mais uma vez, na própria Bíblia: "Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa" (2 Tessalonicenses 2, 15).
O Apóstolo Paulo deixa claro: “Guardem a Tradição!”, e explica muito bem: “Seja por palavras (orientação dos Apóstolos, isto é, da Igreja) ou por epístola nossa (as epístolas dos Apóstolos, do Novo Testamento da Bíblia)”. Em outras palavras: não basta ler só a Bíblia! É preciso guardar também a Sagrada Tradição e ser membro da Igreja!
E que Igreja é essa? Ora, só existia uma Igreja na época de Paulo, que é a Igreja edificada sobre o Apóstolo Pedro diretamente por Jesus Cristo (Mateus 16, 18). A Igreja à qual Jesus disse que não abandonaria, até o fim dos tempos. Ainda tem dúvidas? Quer ler mais a Bíblia? Então vamos lá, juntos:
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a Tradição que de nós recebeu" (2 Tessalonicenses 3, 6).
Precisa mais? Se é para ler a Bíblia fora do seu devido contexto, guiado por cegos teológicos que inventam suas próprias tradições humanas, melhor não ler!
3 - A Bíblia do jeito certo
Você diz, Sandro, que "não foi simples para Deus fazer com que hoje pudéssemos te-la (ainda a Bíblia) em nossas mãos; Deus usou sua soberania para fâze-la chegar ao maior números de pessoas possível"...
Pois bem! O instrumento que Deus usou para nos presentear com a Bíblia foi a própria Igreja! Você não consegue perceber isso? Os Evangelhos, os Atos, as Epístolas, o Apocalipse... Todo o conteúdo do Novo Testamento foi escrito pela Igreja! Foi preservado pela Igreja dos seus inimigos, tanto romanos quanto judeus, que queriam destrui-la! Foi a Igreja quem canonizou a Bíblia, pois haviam muitos outros livros e cartas de Apóstolos (algumas falsas) pelos quais os primeiros cristãos se orientavam, até que o Papa e os bispos determinassem quais seriam os livros canônicos, fiéis e dignos de crédito pela Igreja. Foi assim que nasceu a Bíblia Cristã que conhecemos hoje! Além disso, o Livro Sagrado só ficou disponível para a nossa consulta depois da invenção da Imprensa, por Gutemberg, em 1455! Antes disso, até por questões econômicas, a Bíblia era praticamente inacessível ao povo cristão.
Além disso, você está fazendo uma "salada teológica" absurda, dizendo que a Bíblia existia antes dos homens! O que existia antes do mundo, antes dos homens, era a Palavra de Deus, o Verbo do Pai, Jesus Cristo! E podemos dizer também, sim, que a Verdade contida na Bíblia também era preexistente desde toda a eternidade. Mas dizer que o texto literal da Bíblia, que temos hoje, já existia, isto é uma tolice tremenda! Veja, Deus quis contar com a colaboração dos homens, no decorrer da História, para produzir a Bíblia. Portanto, esses textos foram produzidos com a participação humana, e assim se definiu a sua forma. É só observar como em cada Evangelho podemos notar a influência da personalidade de cada autor, que enfatiza aspectos diferentes do outro.
Portanto, o texto bíblico, como o conhecemos, passou a existir depois que foi produzido pelos filhos da Igreja! As palavras literais não existiam antes da Igreja, de modo algum! E mesmo que existissem (o que não é o caso), Deus quis contar com a Igreja para revelá-las ao mundo! Por isso é que a própria Bíblia diz (repetindo mais uma vez, porque vencer lavagem cerebral não é fácil!) que "a Igreja é Casa do Deus Vivo, a Coluna e o Fundamento da Verdade"! A Bíblia é filha da Igreja, pois foi escrita, canonizada e preservada pela Igreja, e não o contrário!
Desafio: Eu estou citando aqui diversas passagens da Escritura que confirmam a autoridade e a importância fundamental da verdadeira Igreja, que é Una, para o cristão. Agora procure você uma passagem, - uma sequer, - que diga que a Igreja não importa, e que a única autoridade de fé para o cristão é a Bíblia. Se você conseguir encontrar uma só passagem que diga isto, - que o cristão deve se orientar somente pelo que lê na Bíblia, - eu me convenço e viro "evangélico"!

4- Resumindo e fixando o conteúdo
As tradições dos homens, isto é, os costumes dos antigos judeus, foram substituídos pela Tradição Cristã: Tradição esta que inclui a própria Bíblia Sagrada Cristã. Se não fosse a Igreja Católica, nós não teríamos a Bíblia hoje. Foi a Igreja que, na época das perseguições, guardou as Escrituras, preservando-as no correr dos séculos. Além disso, quem escreveu a Bíblia (Novo Testamento) foram os Apóstolos; isto é, a Bíblia foi produzida pela Igreja de Cristo! Estes são fatos históricos, concretos e inegáveis!
Portanto, a autoridade de fé sobre a doutrina de Jesus Cristo está fundamentada na Igreja que Ele edificou sobre a Terra, e não somente na Bíblia Sagrada, que foi produzida, preservada e deve ser interpretada pela própria Igreja. Imagine, por exemplo, uma pessoa desequilibrada, sem a orientação da Igreja, lendo certas passagens do Antigo Testamento, como estas abaixo:
"Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los" (Ezequiel 09, 06). - "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho'" (Êxodo 32, 27) .
Imagine se essa pessoa desequilibrada resolve seguir o que diz a Bíblia ao pé da letra, e sai por aí matando aqueles que considerar como infiéis, hereges, idólatras, etc.?
Bem, amigo Sandro, era isso. Enquanto você não contestar os fatos que eu apresentei aqui, eu não voltarei a publicar seus comentários, pois o que vem acontecendo é que você apresenta uma determinada argumentação e eu a respondo, mas você não lê a minha resposta, muda o foco do debate e depois volta a apresentar o mesmo argumento novamente, como se não tivesse sido respondido. Assim não chegaremos a lugar algum.
Deus o abençoe e guarde, e ilumine seus pensamentos, para que encontre o Caminho da Verdade e da Vida, e venha um dia a participar do Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a Terra.
Henrique Sebastião

**************************************************

Catolicos com Jesus


Jesus te ama

Posted: 05 Apr 2012 03:13 AM PDT

Somente o Senhor Jesus foi capaz de pagar o preço que você merece. Merece? Ele deu a vida por ti, pois para Ele és um tesouro valioso, amado e precioso demais para ficar a mercê do inimigo, por isso Deus na sua infinita grandeza nos deu seu único filho para expiar nossos pecados e livrar-nos de todo mal e dar-nos a salvação. Mais do que todas as moedas de ouro do mundo Ele ofereceu algo muito mais valioso sua própria vida em favorecimento de todos nós. Não temos, nem devemos duvidar deste amor,...
[[ This is a content summary only. Visit my website for full links, other content, and more! ]]

Jesus Sacerdote instituiu o Sacramento do amor

Posted: 05 Apr 2012 03:06 AM PDT

Jesus Sacerdote instituiu o Sacramento do amor Jesus lava os pés dos seus: é um gesto de amor - João salienta o gesto de Jesus lavando os pés dos seus e deixando, como seu testamento em palavra e exemplo, fazer-se o mesmo entre os irmãos. Não ordena repetir um rito, mas fazer como ele, isto é, refazer em todo tempo e em toda comunidade, gestos de serviço mutuo - não padronizados, mas nascidos da criatividade daquele que ama -' através dos quais se torne presente o amor supremo do Cristo pelos...
[[ This is a content summary only. Visit my website for full links, other content, and more! ]]

Semana Santa: QUINTA-FEIRA CEIA DO SENHOR

Posted: 05 Apr 2012 03:08 AM PDT

Jo 13,12-15 “Compreendeis o que acabo de fazer?” Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação. Reflexão: Jesus inicia sua missão em um momento festivo,...
[[ This is a content summary only. Visit my website for full links, other content, and more! ]]

Liturgia Diária Comentada - CEIA DO SENHOR 05/04/2012

Posted: 05 Apr 2012 02:46 AM PDT

CEIA DO SENHOR Primeira Leitura: Livro do Êxodo 12,1-8.11-14O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdesNaqueles dias: O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: “Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de...

Posts colocados em 5-4-12  -  11,35 horas

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...