NOTA INICIAL:
Conforme disse no anterior texto. publico de imediato o capítulo 2 que se refere ao dia de hoje, 27, ficando assim tudo em dia… para já.
As minhas desculpas. António Fonseca
++++++++++++++++++++++++
Nº 1268-2ª Página
CARTAS DE S. PAULO
CARTA AOS ROMANOS
INTRODUÇÃO - 2
.
2 – Não há salvação no judaísmo – Por isso, não tens desculpas quem quer que tu sejas, que te arvoras em juiz. Pelo facto de julgares a outrem, a ti mesmo te condenas, pois tu, que te arvoras em juiz, praticas as mesmas coisas. E nós sabemos que o juízo de Deus se exerce conforme a verdade contra aqueles que praticam tais coisas. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, fazendo tu o mesmo, cuidas que escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas as riquezas da Sua benignidade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a dureza e impenitência do teu coração, entesouras ira para ti, no dia da ira e da manifestação do justo juízo de Deus, o Qual recompensará cada um conforme as suas obras. Aqueles que com perseverança no bem procuram a glória, a honra e a incorrupção, dar-lhes-à a vida eterna; aos contumazes, indóceis à verdade, que se entregam à injustiça, dar-lhes-à a ira e a indignação. Tribulação e angústia, para toda a alma de quem pratica o mal: Primeiro para o judeu depois para o gentio; glória, porém, honra e paz, para todo aquele que pratica o bem; primeiro para o judeu e depois para o gentio; pois em Deus não há acepção de pessoas. Todos os que sem lei pecaram, sem lei perecerão também; e todos quantos pecarem com uma Lei, serão julgados mediante essa Lei, pois não são justos diante de Deus os que ouvem a Lei; mas aqueles que observam a Lei é que serão justificados. Porque, quando, os gentios que não têm lei, cumprem naturalmente os preceitos da lei, não tendo eles lei, a si mesmo servem de lei. Deste modo, demonstram que o que a lei ordena está escrito nos seus corações, dando-lhes testemunho disso a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os quer defendendo-os, como se verá no dia em que Deus julgar, por Jesus Cristo, as acções secretas dos homens, segundo o meu Evangelho. Mas, se tu te chamas judeu, descansas numa lei e glorias-te em Deus, conheces a Sua vontade e, instruído pela lei, sabes o que é melhor, se te tens como guia de cegos, luz dos que vivem nas trevas, preceptor de ignorantes, mestre de crianças, por teres na lei a norma da ciência e da verdade, como é que, ensinando os outros, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve roubar, praticas o roubo! Tu, que dizes que não se deve adulterar, cometes adultério! Tu, que abominas os ídolos, aproprias-te dos despojos dos templos! Tu, que te glorias na lei, ofendes a Deus, transgredindo a lei! «Por vossa causa o nome de Deus é blasfemado entre os gentios», como está escrito.
A circuncisão por si não basta – A circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; se, porém, transgrides a lei, a tua circuncisão torna-se em incircuncisão. Se o incircunciso observar os preceitos da lei, não se deve considerar circuncisão a sua incircuncisão? O incircunciso por natureza, que guarda a lei, julgar-te-à a ti, que, com a letra e a circuncisão, transgrides a lei. Porque não é judeu aquele que o é exteriormente, nem é circuncisão a que se manifesta exteriormente, na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, segundo o espírito, não segundo a letra. E o seu louvor não vem dos homens, mas de Deus.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 28/4/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 3 da Carta aos Romanos.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.