***********************************************************
Nº 1249-3
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
8 DE ABRIL DE 2012
Domingo da Ressurreição
Páscoa
Jo 20, 1-9
20 – O túmulo vazio – No primeiro dia da semana, Maria de Magdala foi ao sepulcro logo de manhã, ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro saiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que estivera sobre a Sua cabeça; este não estava com as ligaduras, mas enrolado num lugar à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: Viu e acreditou. Não tinha efetivamente, entendido ainda a Escritura, segundo a qual Ele devia ressuscitar dos mortos. A seguir os discípulos regressaram a casa.
1 – A ressurreição significa que Jesus é um grande argumento, que o cristianismo oferece à humanidade, para mostrar que a vida é mais forte que a morte. O Ressuscitado nos diz, segundo a fé dos cristãos, que, mais além de todas as evidências que se nos impõem, a morte não tem a última palavra no destino dos humanos. Não estamos destinados ao fracasso e à corrupção, mas sim à vida e à felicidade.
2 – Mas nunca se deveria esquecer que a esperança na “outra vida” para além da morte, pode converter-se numa ameaça para “esta vida”. Todos os que, ao longo da história das religiões, têm morrido matando, têm chegado a ser assassinos porque a esperança na outra vida lhes dá argumentos para matar e para se matarem. Os terroristas suicidas têm-se imolado em tantos massacres porque estavam persuadidos de que, fazendo isso, entravam no paraíso dos ressuscitados.
3 – Sem chegar a esses excesso de desumanização, a esperança faz dano à “vida humana” quando essa esperança na “vida divina” justifica qualquer forma de agressão ao ser humano. Sabemos que há pessoas que, por ser fiéis às suas crenças de eternidade, menosprezam ou inclusive desprezam a quem não pensa como eles, têm outras crenças religiosas ou não se ajustam às exigências de um determinado “credo”. Aos seres humanos há que os respeitar e os amar, não porque assim se conseguem prémios eternos, mas sim porque os seres humanos merecem o nosso respeito e o nosso amor, «etsi Deus non daretur», “ainda que Deus não existisse”.
.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento,
No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos dos Evangelhos. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Desculpem e obrigado. AF
Mais uma nota final:
Como devem ter reparado (e já a partir de 23 de Abril) o meu anterior contacto de email, foi desativado e, desde então, passaram a ser estes os meus endereços:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.