sábado, 7 de abril de 2012

Nº 1248-3 - A RELIGIÃO DE JESUS – Sábado Santo – Vigília Pascal – 7 de Abril de 2012

***********************************************************

Nº 1248-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

7 DE ABRIL DE 2012

Sábado Santo

Vigília Pascal

Mc 16, 1-7

16 – O túmulo vazio: pregão da Ressurreição – Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago e Salomé compraram perfumes para O irem embalsamar. Muito cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, foram ao sepulcro. Diziam entre si: «Quem nos irá remover a pedra da porta do sepulcro?» Mas, olhando, viram que a pedra já tinha sido rolada para o lado; e era muitíssimo grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram apavoradas. Ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Ide, pois, dizer aos Seus discípulos e a Pedro que Ele vos precederá a caminho da galileia; lá O vereis, como vo-lo disse».

1 – Não é o mesmo reviver ou ressuscitar. Reviver é voltar a esta vida. Ressuscitar é transcender esta vida. O que revive (Lázaro) volta ao espaço e ao tempo, às dimensões da história. O que ressuscita (Jesus) supera o espaço e o tempo, transcende as dimensões da história. Por isso se pode (e se deve) dizer que a ressurreição transcende a história, é metahistórica. Por isto se compreende a enorme dificuldade que temos nós mortais para compreender e aceitar a ressurreição de Jesus. E também a nossa ressurreição.

2 – A ressurreição é esperança. É a mensagem e a promessa que transporta o cristianismo à condição de quem nos vemos apanhados inevitavelmente pela morte. Desde este ponto de vista, pode-se afirmar que o Evangelho é um argumento privilegiado para dar sentido à vida nas condições em que o “sem-sentido” da vida nos espanta.

3 – Se a ressurreição não acontece dentro da história, mas sim para lá dela, resulta lógico dizer que a ressurreição se aceita, não pela evidência que se impõe, mas sim pela fé que se aceita. Mas sabemos que a fé é sempre um ato livre, que se baseia numa decisão em liberdade. E a liberdade nunca dá segurança total., Por isso é correto dizer que o ressuscitado é uma fonte de esperança.

.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento,

No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos dos Evangelhos. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

Mais uma nota final:

Como devem ter reparado (e já a partir de 23 de Abril) o meu anterior contacto de email, foi desativado e, desde então, passaram a ser estes os meus endereços:

aarfonseca@hotmail.com

antoniofonseca40@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...