sábado, 28 de abril de 2012

Nº 1269 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS ROMANOS-3) - 28 DE ABRIL DE 2012

 
 
++++++++++++++++++++++++
 
Nº 1269-2ª Página
 
CARTAS DE S. PAULO
 
 
 
CARTA AOS ROMANOS
 
INTRODUÇÃO - 3
.
Resposta a possíveis objecções – Qual é, então, a vantagem do judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão? É grande, sob qualquer aspecto. Principalmente porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Que importa se alguns deles não creram? Acaso a sua incredulidade destruirá a fidelidade de Deus? De modo algum. Deus é verdadeiro e todo o homem é mentiroso, como está escrito: «Para que sejas tido por justo nas tuas palavras e venças quando fores julgado». Se, porém, a nossa injustiça faz brilhar a justiça de Deus, que diremos? Não será Deus injusto ao fulminar a Sua ira? – Falo como homem. De maneira alguma. Se assim  fosse, como poderia Deus julgar o mundo? Mas, se a verdade de Deus, pela minha mentira, sobressai para glória Sua, porque sou eu julgado como pecador? Entãocomo dizem caluniosamente de nós e como alguns afirmam que nós dizemosnão deveríamos praticar o mal para vir o bem? Desses, é justo a condenação.
 
Conclusão – Todos são pecadores Que diremos pois? Temos vantagem sobre eles? Não inteiramente, pois já antes demonstramos que judeus e gregos estão sujeitos ao pecado, como está escrito:
 
«Não há nenhum justo, nem um sequer, não há quem tenha senso, não há quem busque a Deus; Todos se extraviaram, juntamente se perverteram; não há quem faça o bem, nem um sequer! Sepulcro aberto é a sua garganta, com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios a boca deles está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar o sangue; ruína e desventura se encontram nos seus caminhos. E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante dos seus olhos».
 
Ora, nós sabemos que tudo o que a leio diz, di-lo aos que estão debaixo da lei, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo se considere culpado diante de Deus, porque pelas boas obras da lei não será justificada diante d’Ele criatura alguma, porque pela lei é que vem o conhecimento do pecado.
 
I  -  SÓ POR CRISTO PODEMOS SER SALVOS
 
A misericordiosa intervenção de Deus – Mas, agora, é sem lei que está manifestada a justiça de Deus testificada pela Lei e pelos profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os crentes, pois não há distinção. Todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, por meio da redenção que se realiza em Jesus Cristo, que Deus apresentou como vítima de propiciação, pelo Seu próprio sangue, mediante a fé, a fim de se manifestar a Sua justiça, pela remissão dos delitos passados, suportados por Deus, a fim de manifestar a Sua justiça no tempo presente, de maneira a ser reconhecido justo e justificador daquele que tem fé em Jesus Cristo. Onde está, pois, o motivo para alguém se gloriar? Ficou excluído. E por que lei? Pela das obras? Não, pela lei da fé. Porquanto julgamos que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Porventura Deus só é dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, pois há um só Deus, que justificará pela fé os circuncisos e que também pela fé justificará os incircuncisos. Anulamos, pois, a lei com a fé? De modo algum! Antes a confirmamos.
  
 
********************************************************************************************
=============================================================
 
Amanhã, dia 29/4/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 4 da Carta aos Romanos.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...