domingo, 15 de abril de 2012

Nº 1256-3 - A RELIGIÃO DE JESUS – 2º Domingo de Páscoa (Pascoela) – 15 de Abril de 2012

***********************************************************

Nº 1256-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

15 DE ABRIL DE 2012

2º Domingo de Páscoa

(Pascoela)

Jo 20, 19-31

Aparição aos discípulos – (…) Na tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com, medo dos judeus, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco». Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. E Ele disse-lhes de novo: «A paz seja convosco. Assim  como o Meu Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos doze, chamado Gémeo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos cravos nas Suas mãos , se não meter o dedo no lugar dos cravos e não meter a mão no Seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé estava com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Chega aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Respondeu-lhe Tomé: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me vistes, acreditaste. Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!». CONCLUSÃO: – Muitos outros prodígios fez ainda Jesus, na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro . Estes, porém, foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome.

1 – Deus entra pelos sentidos. É o que se passou com Tomé. Este homem dizia o que diz muita gente, quando se lhe apresenta o tema de Deus: «se não o vir, não creio». Tomé queria ver, tocar, apalpar. E lhe concedeu isso.

2 – Mas, que viu e tocou Tomé? Viu e tocou chagas de dor e morte. Apalpou cicatrizes de sofrimento. E aí, nisso, no que entra nos sentidos, Tomé encarou a : «Meu Senhor e meu Deus!» Isto não quer dizer que o caminho para chegar a Deus seja o caminho da dor. Deus não quer sofrimento. O que ocorre é que nesta vida há muita gente que sofre mais do que pode suportar. E suposto isto, a na ressurreição, expressa-se no facto de que nos põe no recto caminho para prestar atenção aos padecimentos e esperanças do passado; e para aceitar o desafio dos mortos (J. B. Metz).

3 – Ditosos os que creem sem ter visto Jesus. Hoje a presença de Jesus está ali onde os que o procuram, encontram chagas de dor e de morte. Se, em lugar disso, encontram poder, pompa e boato, não poderão dizer: «Meu Senhor e meu Deus!».

.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento,

No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos dos Evangelhos. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

Mais uma nota final:

Como devem ter reparado (e já a partir de 23 de Abril) o meu anterior contacto de email, foi desativado e, desde então, passaram a ser estes os meus endereços:

aarfonseca@hotmail.com

antoniofonseca40@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...