terça-feira, 6 de março de 2012

Nº 1216 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 6 DE MARÇO DE 2012

(5)

Nº 1216-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO

III  -  SEGUNDA FESTA EM JERUSALÉM

 

5 – A CURA DO PARALÍTICO DE BETSAIDA …Depois disto, realizou-se uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora existe em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, uma piscina chamada em hebraico Bezatha, que tem cinco pórticos. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos, que esperavam o movimento da água, porque o Anjo do Senhor descia, de tempos a tempos, à piscina e agitava a água; e o primeiro que nela entrasse depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Estava lá um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado, e sabendo que já estava assim há muito tempo, disse-lhe: «Queres ficar são?» «Senhor, respondeu-Lhe o enfermo, não tenho ninguém que me lance na piscina, quando a água começa a agitar-se; e, enquanto eu vou, desce outro antes de mim». Jesus disse-lhe: «Levanta-te, toma o teu catre e anda». No mesmo instante, o homem ficou são, tomou o seu catre e começou a andar. Ora aquele dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao que tinha sido curado: «Hoje é sábado, não te é permitido levar o catre». Ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: Toma o teu catre e anda». Perguntaram-lhe: «Quem é o homem que te disse: «Toma o teu catre e anda?» Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus havia-Se afastado, por haver muita gente naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-O no Templo e disse-lhe: «Foste curado, não voltes a pecar, para que não te suceda alguma coisa pior». O homem foi dizer aos judeus ter sido Jesus Quem o curara. Por isso, os judeus perseguiram Jesus por Ele ter feito tais coisas ao sábado. mas Ele respondeu-lhes: «Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho». Este era mais um motivo para os judeus O quererem matar não só por violar o sábado, mas também porque dizia que Deus era Seu Pai, fazendo-Se igual a Deus.

DISCURSO SOBRE A OBRA DO FILHOJesus tomou a palavra e disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo; não pode o Filho fazer nada por Si mesmo se não vir o Pai fazê-lo, pois tudo quanto o Pai fez, também o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho e mostra-Lhe tudo quanto faz; mostrar-Lhe-á obras maiores do que estas, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida àqueles que quer. O Pai não julga ninguém, mas entregou ao Filho o poder de tudo julgar, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que O enviou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a Minha Palavra e acredita n’Aquele que Me enviou tem a vida eterna e não incorre em condenação, mas passou da morte para a vida!»

OS QUE OUVEM A VOZ DE JESUS VIVERÃO – «Em verdade, em verdade vos digo que a hora vem, e é já, em que os mortos hão-de ouvir a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim também concedeu ao Filho o ter a vida em Si mesmo; e deu-Lhe o poder de julgar, por ser Filho do Homem. Não vos admireis com isto porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz: os que tiverem praticado boas obras sairão, ressuscitando para a vida, e os que tiverem praticado o mal hão-de ressuscitar para a condenação. Eu nada posso fazer por Mim mesmo; conforme oiço é que julgo e o Meu juízo é justo, porque não busco a Minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou».

AS TESTEMUNHAS DE JESUS – «Se Eu desse testemunho de Mim mesmo, o Meu testemunho não seria considerado verdadeiro. Outro é o que dá testemunho de Mim, e Eu sei que o testemunho que Ele dá de Mim é verdadeiro. Vós mandastes emissários a João e ele deu testemunho da verdade. Não é de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para que vos salveis. João era uma lâmpada que ardia e brilhava e vós, por um momento, quisestes regozijar-vos com a sua luz. Mas Eu tenho um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai Me deu para consumar, essas mesmas obras que faço, atestam, a Meu respeito, que o Pai Me enviou. E o Pai, que Me enviou, deu Ele mesmo testemunho de Mim. Nunca ouvistes a Sua voz, nem vistes a Sua face e a Sua palavra não habita em vós, porque não acreditais n’O que Ele enviou. Esquadrinhais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna; são elas que dão testemunho de Mim, e não quereis vir a Mim para terdes a vida. Não é dos homens que recebo a glória, mas conheço-vos e sei que o amor de Deus não existe em vós. Vim em nome de Meu Pai e não Me recebeis, mas se vier outro, em seu próprio nome, recebê-lo-eis. Como podeis acreditar, vós que tirais a glória uns dos outros e não buscais a glória que vem de Deus? Não penseis que Eu vou acusar-vos ao Pai; outro vos acusará, Moisés, em quem depositastes a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis em Mim, pois ele escreveu a Meu respeito. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas Minhas palavras?»

Amanhã, dia 7/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...