(11)
Nº 1223-2ª Página
EVANGELHO DE S. JOÃO
EVANGELHO DE S. JOÃO
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
APROXIMAÇÃO DA PÁSCOA – … Estava próxima a Páscoa dos judeus e muitos subiam da província a Jerusalém, antes da Páscoa, para se purificarem. Procuravam Jesus e diziam uns aos outros, estando no templo: «Que vos parece? Não virá à festa?» Ora os príncipes dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde Ele estava, O denunciasse, a fim de O prenderem.
(12)
A UNÇÃO DE BETÂNIA
A UNÇÃO DE BETÂNIA – … Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera e a quem Jesus ressuscitara dos mortos. Oferecerem-Lhe uma ceia. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Ele. Então Maria, tomando uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-os com os cabelos; e a casa encheu-se com o cheiro do perfume. Então um dos Seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, aquele que O havia de entregar, disse: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?» Disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e, como tinha a bolsa, tirava o que nela se metia. Respondeu Jesus: «Deixai-a, ela tinha-o guardado para o dia da Minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis». Soube então um grande número de judeus que Ele estava ali, e ali foram, não só por causa d’Ele mas também, para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Os príncipes dos sacerdotes tinham deliberado matar também a Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, afastavam-se e acreditavam em Jesus.
ENTRADA MESSIANICA DE JESUS EM JERUSALÉM – No dia seguinte, ouvindo a grande multidão, que viera à Festa, que Jesus ia chegar a Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando:
«Hossana!
Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor,
O rei de Israel!»
Jesus encontrou um jumentinho e montou em cima dele como está escrito:
«Não temas, ó filha de Sião.
Aí vem o teu Rei
sentado sobre o filho duma jumenta»
Os Seus discípulos não entenderam isto a principio, mas, quando Jesus foi glorificado, lembraram-se de que isto estava escrito acerca d’Ele e que lho tinham feito. A multidão que estava com Ele quando chamara Lázaro do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, dava o seu testemunho. E o motivo pelo qual a multidão foi também ao Seu encontro foi porque tinham ouvido dizer que fizera aquele milagre. Os fariseus disseram então uns aos outros: «Vedes que nada aproveitais? Toda a gente vai atrás d’Ele».
Amanhã, dia 15/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.