quinta-feira, 8 de março de 2012

Nº 1218 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 8 DE MARÇO DE 2012

(7)
 
Nº 1218-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
V – FESTA DOS TABERNÁCULOS
 
7 – JESUS SOBE A JERUSALÉM PARA A FESTA E ENSINA … Depois disto, andava Jesus pela Galileia, pois não queria andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava perto a festa judaica dos Tabernáculos. Disseram-Lhe, pois, os Seus irmãos: «Sai daqui e vai para a Judeia, a fim de os Teus discípulos também verem as obras que Tu fazes, pois ninguém, que pretenda ser conhecido, atua em segredo. Já que fazes estas coisas, manifesta-Te ao mundo». De facto, nem os Seus irmãos acreditavam n’Ele. Jesus disse-lhes então: «O Meu Tempo ainda não chegou, mas para vós o tempo é sempre oportuno. O mundo não pode odiar-vos, mas odeia-Me a Mim, porque faço ver que as suas obras são más. Subi vós à festa. Eu não subo a essa festa, porque o Meu tempo ainda não chegou». E tendo-lhes dito isto, ficou na Galileia. Mas depois de os Seus irmãos terem subido para irem à festa, Ele também foi, não manifestamente, mas em segredo. Ora os judeus procuravam-n’O durante a festa e diziam: «Onde está Ele?» E havia grande murmúrio a Seu respeito entre a multidão. Uns diziam: «É um homem de bem». Outros afirmavam: «Não, Ele engana o povo». Ninguém, contudo, falava d’Ele, abertamente, com medo dos judeus. Já a festa estava a meio, quando Jesus subiu ao Templo e Se pôs a ensinar. Os judeus admiravam-se, dizendo: «Como é que Ele conhece as Escrituras sem ter estudado?» Jesus respondeu-lhes: «A Minha doutrina não Me pertence, é d’Aquele que Me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade d’Ele, saberá se a Minha doutrina vem de Deus ou se falo de Mim mesmo. Aquele que fala de si mesmo procura a própria glória, mas quem procura a glória de quem O enviou, esse é verídico e nele não há impostura. Não foi Moisés que vos deu a Lei? Nenhum de vós, porém, cumpre a Lei! Porque procurais matar-Me?» A multidão respondeu: «Estás possesso do demónio. Quem Te quer matar?» Jesus respondeu-lhes: «Fiz uma só obra e todos vós, por isso, estais maravilhados. Moisés deu-vos a circuncisão – não que ela venha de Moisés, mas dos patriarcas - e vós circuncidais ao sábado. Se um homem  recebe a circuncisão ao sábado, para não se violar a lei de Moisés, porque vos irritais Comigo por ter curado completamente um homem ao sábado? Não julgueis pelas aparências, julgai segundo a justiça». 
 
DISCUSSÕES POPULARES SOBRE A ORIGEM DO CRISTO – … Diziam então alguns dos de Jerusalém: «Não é a Este que procuram matar? Fala livremente e não Lhe dizem nada. Teriam as autoridades reconhecido que Ele é, na verdade, o Messias? Nós, porém, sabemos de onde Ele é; mas o Messias, quando vier, ninguém saberá de onde é». Entretanto, Jesus estava a ensinar no Templo e disse em voz alta: «Sim, conheceis-Me e sabeis de onde Eu sou; se bem que Eu não tenho vindo de Mim mesmo; mas Aquele que Me enviou e que vós não conheceis, esse é verdadeiro. Eu conheço-O, porque venho de junto d’Ele  e foi Ele Quem me enviou». Procuravam então, prendê-Lo, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora.
 
JESUS ANUNCIA A SUA PRÓXIMA VINDA … Dentre a multidão, muitos acreditaram n’Ele e diziam: «Quando vier o Messias fará mais milagres do que Ele tem feito?» Os fariseus ouviram o que a multidão murmurava a respeito de Jesus e os príncipes dos sacerdotes e fariseus mandaram guardas para O prenderem. Jesus disse então: «Ainda estou por pouco tempo convosco; depois vou para Aquele que Me enviou. Haveis de procurar-Me e não Me encontrareis, e, para onde eu for, não podeis ir». Os judeus disseram uns aos outros: «Para onde irá Ele, de modo a não ser encontrado por nós? Irá juntar-se aos que estão dispersos entre os gregos e ensinar os gregos? Que quis Ele dizer com estas palavras: «Haveis de procurar-Me e não Me encontrareis e para onde Eu for não podeis ir?».
 
PROMESSA DE ÁGUA VIVA No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, disse em voz alta: «Se alguém tem sede venha a Mim e beba!  Do seio daquele que acredite em Mim, correrão rios de água viva, como diz a escritura». Jesus falava do Espírito que deviam receber os que n’Ele acreditassem; pois o Espírito ainda não viera, por Jesus não ter sido ainda glorificado.
 
NOVA DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM DO CRISTO – …Entre a multidão, alguns que O tinham ouvido diziam: «Ele é, na verdade, o Profeta!» Outros afirmavam: «É o Messias!» Outros, porém, diziam: «O Cristo virá da Galileia? Não diz a Escritura que é da descendência de David e da povoação de Belém, donde era David, que vem o Messias?» Houve, pois desacordo entre a multidão por Sua causa. Alguns deles queriam prendê-Lo, mas ninguém Lhe deitou a mão. Os guardas foram, então, ter com os príncipes dos sacerdotes, e com  os fariseus e eles perguntaram-lhes: «Porque não O trouxestes?» Os guardas responderam: «Homem algum, falou como esse homem!» Os fariseus replicaram: «Também vos deixastes seduzir? Porventura creu n’Ele alguns dos chefes ou dos fariseus? Quanto a essa gente que desconhece a lei, é maldita!» Nicodemos, aquele que tinha ido anteriormente ter com  Jesus e que era um deles, disse-lhes: «Acaso condena a nossa Lei um homem, sem primeiro o ouvir e saber o que ele faz?» Responderam-lhe eles: «Serás tu também da Galileia? Investiga e verás que profeta algum surgiu da Galileia». E retirou-se cada qual para sua casa.
 
 
Amanhã, dia 9/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.
António Fonseca
aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...