terça-feira, 20 de março de 2012

Nº 1230 - 2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 20 DE MARÇO DE 2012

 
(18)
 
Nº 1230-2ª Página

EVANGELHO DE S. JOÃO
 
VII – A ÚLTIMA PÁSCOA
 
A PAIXÃO
 
18 – PRISÃO DE JESUS …Tendo dito isto, Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente de Cédron onde havia um horto, no qual Ele entrou com os discípulos. Ora Judas, o que O ia entregar, também conhecia aquele lugar por Jesus Se lá ter reunido muitas vezes com os discípulos. Então Judas, conduzindo a coorte e os guardas fornecidos pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus foi ali ter com lanternas, archotes e armas. Sabendo Jesus tudo o que Lhe ia acontecer, adiantou-Se e disse-lhes: «A quem buscais?» Responderam-Lhe: «A Jesus, o Nazareno». «Sou Eu», retorquiu Jesus. E Judas, que O ia trair, também estava com eles. Quando Jesus lhes disse: «Sou Eu», recuaram e caíram, por terra. Perguntou-lhes novamente: «A quem buscais». E eles disseram: «A Jesus, o Nazareno». Jesus respondeu: «Já vos disse que sou Eu. Se é, pois, a Mim que buscais, deixai partir estes». Isto, para que se cumprisse a palavra que havia dito: «Dos que Me deste não perdi nenhum». Então Simão Pedro que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu um servo do Sumo Sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O servo chamava-se Malco. Mas disse Jesus a Pedro: «Mete a tua espada na bainha; não beberei Eu o cálice que Meu Pai Me deu?». Então a coorte, o tribuno e os guardas dos judeus apoderaram-se de Jesus e manietaram-n’O. Conduziram-n’O primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era Sumo Sacerdote, desse ano. Tinha sido Caifás quem dera este conselho aos judeus: «É preferível que morra um só homem pelo povo».
 
PRIMEIRA NEGAÇÃO DE PEDROEntretanto, Simão Pedro, com outro discípulo, seguia a Jesus. Este discípulo era conhecido do Sumo Sacerdote e entrou com Jesus no pátio do Sumo Sacerdote, enquanto Pedro ficava à porta, do lado de fora. Saiu então o outro discípulo, conhecido do Sumo Sacerdote, falou à porteira e levou Pedro para dentro. Então a porteira disse a Pedro: «Não és tu dos discípulos deste homem?» Ele respondeu: «Não sou». Estavam ali presentes os servos e os guardas, que, por estar frio, tinham feito um braseiro e estavam a aquecer-se. Pedro também estava com  eles a aquecer-se.
 
JESUS ANTE O TRIBUNAL JUDAICOEntão o Sumo Sacerdote interrogou Jesus acerca dos Seus discípulos e da Sua doutrina. Jesus, respondeu-lhe: «Falei abertamente ao mundo; sempre ensinei na sinagoga e no Templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em segredo. Porque Me interrogas? Pergunta aos que ouviram aquilo que lhes ensinei; bem sabem o que Eu disse». Tendo dito isto, um dos guardas, que ali estava, deu uma bofetada a Jesus, dizendo: «É assim  que respondes ao Sumo SacerdoteJesus respondeu-lhe: «Se falei mal, mostra onde está o mal; mas, se falei bem, porque me bates?» Então, Anás mandou-O, manietado, ao Sumo Sacerdote Caifás.
 
SEGUNDA NEGAÇÃO DE PEDROEntretanto, Simão Pedro estava ali a aquecer-se. Disseram-lhe então: «Não és também tu um dos Seus discípulos?» Ele negou e disse: «Não sou». E um dos servos do Sumo Sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disser: «Não te vi eu no horto com ElePedro negou outra vez, e nesse momento um galo cantou.
 
JESUS PERANTE O TRIBUNAL ROMANODepois levaram Jesus da casa de Caifás ao pretório. Era de manhã cedo e eles não entraram no pretório para não se contaminarem e poderem, assim, celebrar a Páscoa. Pilatos então, saiu cá fora e disse-lhes: «Que acusação apresentais contra este homem?» Disseram-lhe em resposta: «Se Ele não fosse malfeitor, não t’O entregaríamos». Retorquiu-lhes Pilatos: «Levai-O vós e julgai-O segundo a vossa Lei». Disseram-lhe então os judeus: «A nós não nos é lícito matar pessoa alguma». Isto, para que se cumprisse a palavra dita por Jesus, ao indicar de que morte ia morrer. Pilatos tornou a entrar no pretório, chamou Jesus e disse-Lhe: «Tu és o rei dos judeusJesus respondeu-lhes: «É por ti mesmo que dizes isso, ou disseram-to outros de Mim?» Pilatos respondeu: «Porventura sou eu judeu? A Tua nação e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim; Que fizeste Jesus respondeu: «O Meu Reino não é deste mundo; se o Meu Reino fosse deste mundo, pelejariam os Meus servos, para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas o Meu Reino não é daqui». Disse-lhe Pilatos: «Logo Tu és ReiJesus retorquiu: «Tu o dizes! Eu sou Rei! Para isso nasci e para isto vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz». Disse-lhe Pilatos: «Que é a verdade?» Dito isto, tornou a ir ter com os judeus e disse-lhes: «Não acho n’Ele culpa alguma; Vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela Páscoa. Quereis que vos solte o rei dos judeus?» Então eles gritaram de novo: «Esse não, mas Barrabás». Barrabás era um salteador.
 
 
Amanhã, dia 22/3/12, segue-se o Capítulo seguinte do Evangelho de SÃO JOÃO.

António Fonseca

aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...